Buscar

Nocoes de Direito Uniasselvi Prova II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – Uma vez reconhecida a responsabilidade penal em sentença penal condenatória, surge para o Estado a execução do título executivo, geralmente prevendo medidas privativas de liberdade. Nesses títulos executivos, estão determinados os regimes de cumprimento de cada uma das espécies de penas, sendo estas as sanções impostas pelo Estado contra pessoa que praticou alguma infração. 
I – Reclusão: Regime é fechado, é aplicado a crimes mais graves, havendo privação da liberdade.
II – O Regime Semiaberto é aquele que prevê a prisão simples, isto é, cumprimento em colônia agrícola ou similar. 
III – Reclusão é o Regime Semiaberto em que há possibilidade de cumprir a pena em casa do albergado.
IV – Detenção é o Regime que aplica a pena restritiva de liberdade.
2 – Antes da promulgação da Constituição Federal de 1988, os doutrinadores em suas obras tentavam orientar os administradores públicos a tomarem alguns cuidados frente às decisões tomadas na função pública. A Constituição Federal contemplou no art. 37 os princípios nos quais o administrador público deve agir.
I – Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficiência.
II – Legalidade, impessoalidade, culpabilidade, publicidade, eficácia. 
III – Legalidade, imputabilidade, moralidade, publicidade, eficácia.
IV – Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência.
3 – A relação consumerista é a relação existente entre o consumidor e o fornecedor na compra de venda de produto ou na prestação /utilização de um serviço. É o vínculo jurídico dotado de características próprias estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. Este mesmo código estabeleceu que o consumidor tem direitos e deveres. 
I – Dever – Exigir sempre as notas fiscais.
II – Direito – Proteção contra publicidade enganosa ou abusiva, métodos coercitivos ou desleais.
III – Direito – A facilidade da defesa dos seus direitos, inclusive a inversão do ônus da prova. 
IV – Direito – O consumidor deve guardar os recibos referentes ao pagamento da compra de bens e/ou serviços. 
4 – Nacionalidade é uma condição particular dos habitantes de uma nação. Contudo engloba nações associadas a fatores sociais, espaciais, culturais e políticos. A nacionalidade pode ser analisada de ponto de vista sociológico, mas também com base numa ordem jurídico-política. 
I – O povo é o conjunto de pessoas que integra determinada parte de um Estado. 
II – População é a classificação do conjunto de habitantes de um território, de um país, de uma região ou de uma cidade. É mais abrangente, pois classifica os nacionais e os estrangeiros.
III – Nação é o agrupamento humano, em geral é numeroso, sendo que seus membros são ligados por laços históricos, culturais, econômicos, ou até mesmo de filosofia, gesto ou credo. Ex: Nação Rubro Negra (Torcida do Flamengo).
IV – População é o agrupamento de seguidores de uma região. 
5 – Ouvimos sempre nos noticiários vários relatos de crimes praticados contra a vida humana. Nos crimes e contravenções penais, existe a distinção entre uma conduta dolosa e uma conduta culposa. Numa conduta dolosa, está presente a prática de um ato com: 
I – Imperícia
II – Negligência
III – Proposito/Intenção
IV – Imprudência
6 – A Constituição da República de 1988 adota em seu art. 5º diversos princípios que garantem os direitos fundamentais. Um destes princípios é o da “liberdade”, que abrange, entre outras, a liberdade de pensamento. 
I – Não existirá censura prévia.
II – É a garantia de reconhecimento dos direitos sociais.
III – É a possibilidade de ser eleito. 
IV – É o mesmo que liberdade de ir e vir. 
7 – No direito brasileiro, quando um fato a ser analisado constata-se que é algo já realizado, acabado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou, pois já satisfez todos os requisitos formais para gerar a plenitude dos seus efeitos, torna-se, portanto completo ou aperfeiçoado. Sua importância para o direito é a proteção dada à pessoa da imutabilidade da situação jurídica que de boa-fé foi realizada dentro dos parâmetros legais quando sobrévem nova lei.
I – Ato jurídico perfeito, é aquele completo, válido e eficaz. 
II – Direito líquido e certo é que já produziu todos os seus efeitos. 
III – Ato perfeito é aquele que teve seu ciclo de formação encerrado, por ter esgotadas todas as fases necessárias à sua produção.
IV – Devido processo legal é o direito de acesso à justiça.
8 – Na culpa, não há intenção na prática do fato delituoso, não há intenção de produzir o resultado. O exemplo mais comum são os acidentes de trânsito. O indivíduo provoca o acidente, porém não tinha intenção. O fato aconteceu em razão da falta de cuidado ou um erro não proposital, por agir com negligência, imprudência ou imperícia.
I – Negligência: Significa falta de atenção, descuido ou mesmo descaso.
II – Imprudência: Significa uma conduta precipitada, indivíduo deveria ter previsto o fato, mas não o fez, seja por preguiça ou falta de atenção. 
III – Prudência: Significa uma conduta precipitada, sem zelo. 
IV – Imperícia: Significa a falta de habilidade para praticar determinados atos que exigem certo conhecimento; por exemplo, quando alguém ministra um medicamento sem o conhecimento técnico. 
9 – O Brasil promulgou a Constituição Federal de 1988, sendo esta lei fundamental e suprema do Brasil. Nela se estabeleceram os princípios, que protegem as características fundamentais da ordem jurídica, estabelecendo a base de toda nossa legislação.
I – O Princípio da legalidade, embora não exista hierarquia entre os princípios constitucionais, é considerado um dos mais importantes instrumentos de proteção individual e coletiva no Estado Democrático de Direito, pois o Estado, através dos representantes do povo, cria as leis, mas a ela, também, fica vinculado. Podemos dizer que todos devem obediência à lei e é por meio deste princípio que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo se não tiver uma lei que regule. 
II – O Princípio da igualdade visa à obtenção da igualdade de oportunidades como concretização do ideal de justiça social, pois determina que todos são iguais perante a lei. 
III – O Princípio da moralidade prevê tratamento igualitário a todos os indivíduos, proibindo o nepotismo. 
IV – O Princípio do devido processo é a base legal para aplicação de todos os demais princípios, independente do ramo do direito processual, inclusive no âmbito do direito material ou administrativo, pois ele garante o direito ao contraditório e à ampla defesa. 
10 – O Código de Defesa do Consumidor trouxe significativo avanço nas relações consumeristas, pois contempla subsídios que diminuem a desigualdade do consumidor frente à grandes empresas. No que se refere a relação consumerista, o Código de Defesa do Consumidor estabelece regras específicas para regula essa relação. 
I – As cláusulas contratuais serão interpretadas de maneira mais favorável ao consumidor. 
II – A publicidade é enganosa também quando, por omissão, deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço. 
III – É abusiva, dentre outras, a modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário ou parcialmente falsa.
IV – É enganosa, dentre outras, a publicidade discriminatória, que incite a violência, explore o medo ou a superstição.

Outros materiais