A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol 5  2018  100% Comunicação Organizacional e SIG

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disciplina(s):
Comunicação Organizacional
Sistemas de Informações Gerenciais
	Data de início:
	02/04/2018 21:50
	Prazo máximo entrega:
	- 
0:03:21
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Uma renomada empresa prestadora de serviços considera que a gestão tempo é uma das principais ferramentas para se aumentar a produtividade. Com o objetivo de utilizar o tempo a favor da empresa, os gestores realizaram uma reunião para levantar as principais sugestões a respeito dos mecanismos de otimização do trabalho e melhor aproveitamento do tempo. O intuito é adotá-los nas rotinas administrativas da empresa para atingir melhores resultados, receitas e níveis de satisfação junto aos clientes.
Avalie as afirmações a seguir no que se refere às sugestões levantadas na reunião a respeito da gestão do tempo na empresa:
I – Resolver todos os problemas da empresa, inclusive os que não são da competência do profissional, pois todas as atividades da empresa são consideradas prioritárias.
II – Estabelecer metas e prazos para o atingimento de resultados, podendo gratificar a equipe quando os resultados forem alcançados.
III - Incentivar a procrastinação, ou seja, todos os profissionais devem cumprir as suas obrigações para atendimento das solicitações dentro do prazo combinado com o cliente.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Líderes autênticos são capazes de transmitir e receber críticas de forma humilde e profissional. Bond e Oliveira (2012) afirmam que a realização de feedback entre os profissionais é promovida em diversas empresas na atual conjuntura, visando colaborar no desenvolvimento das estratégias de melhoria de desempenho das equipes.
FONTE: BOND, M. T.; OLIVEIRA, M. Conhecendo as técnicas secretariais. Curitiba: Intersaberes, 2012. (Coleção Manual do Profissional de Secretariado, v.2).
Considerando o feedback nas organizações como um processo de troca de críticas positivas entre as pessoas para o aprimoramento pessoal e profissional, pode-se afirmar:
I) O processo de feedback deve ser planejado pelos líderes das empresas, ou seja, deve-se estabelecer o objetivo do seu uso e os efeitos que ele pode causar nos profissionais.
II) As atividades diárias realizadas pelos colaboradores e consideradas satisfatórias pelos gestores não apresentam a necessidade de feedback, ou seja, não precisam de correções.
III) O foco da ferramenta feedback nas organizações está na promoção de um debate extremo entre líder e liderado para ver quem tem razão nas tarefas solicitadas e realizadas.
Estão corretas apenas as afirmações:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com os tipos de sistemas de informação para manufatura, apresentadas na coluna da esquerda:
Segundo O’Brien (2004), os SIGs de manufatura gerenciam os cinco componentes de um processo produtivo: matéria prima, equipamentos, pessoal, instruções/especificações e instalações de produção. Em razão da abrangência das informações manipuladas pelos sistemas de manufatura, eles geralmente fazem parte de um Sistema Integrado de Gestão (ERP).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	4 1 2 3
	
	B
	3 1 4 2
	
	C
	2 1 3 4
	
	D
	4 3 1 2
	
	E
	2 1 4 3
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com os conceitos sobre sistemas de informação para a administração financeira, apresentadas na coluna da esquerda:
Os sistemas financeiros concentram as transações financeiras e contábeis, como os registros de receitas, despesas, compromissos de pagamento, recolhimentos de tributos, quitação de títulos, pagamentos de pessoal, caixa, emissão de notas fiscais, conciliação bancária, entre outros. Além disso, eles exercem a função primária de um SIG, que é o apoio à gestão (ELEUTÉRIO, 2015).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
	
	A
	3 1 2 3
	
	B
	3 2 1 3
	
	C
	2 1 2 3
	
	D
	3 1 3 2
	
	E
	3 1 2 1
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Leia o trecho abaixo:
Para Marques (2016) os indivíduos possuem uma característica interessante de fazer associações visuais o tempo todo. Em seus estudos ela menciona exemplos como desenhar um mapa para explicar um caminho ou construir o organograma para compreender a relação entre as pessoas numa organização. A pesquisadora acredita que a linguagem visual pode facilitar os processos em uma empresa, indicando o seu uso em reuniões para deixa-las mais produtivas, caracterizando assim as reuniões visuais. Contudo, a autora alerta que para a realização de reuniões visuais produtivas é importante que as empresas se atentem a questões importantes para que os profissionais possam melhor lidar com as questões estratégicas discutidas em reuniões organizacionais.
FONTE: MARQUES, I. Facilitação gráfica no Brasil e seu uso em projetos editoriais. PENSACOM BRASIL. São Paulo. Dez/2016
Considerando as afirmações de Marques (2016) e o conteúdo sobre reuniões virtuais trabalhado no tema 04 da aula 06 da disciplina de Comunicação Organizacional, se uma empresa quiser trabalhar o pensamento visual em suas reuniões, ela deve:
	
	A
	Enfatizar o uso do power point pois as informações gráficas contêm
 informações contraditórias.
	
	B
	Utilizar apenas a comunicação verbal. O responsável pela reunião deve
 perguntar aos demais participantes, a cada cinco minutos, se eles 
compreenderam os exemplos apresentados.
	
	C
	Orientar o responsável pela reunião de que as ferramentas visuais são 
elaboradas antecipadamente por ele para que as informações sejam 
impostas aos participantes.
	
	D
	Promover a participação do grupo e a elaboração conjunta de registros
 gráficos, planejamento visual e mapeamento das ideias, estimulando a
 criatividade dos participantes.
	
	E
	Fazer um levantamento do perfil dos participantes, pois a ausência da
 habilidade de saber desenhar em um participante prejudica a qualidade
 dos recursos visuais construídos na reunião.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.