Buscar

Metodologia e pratica de língua portuguesa ATIVIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia e pratica de língua portuguesa - Atividade 1
FECHAR
Parte superior do formulário
Olá Estudante!
Iniciaremos nosso estudo em uma disciplina que aborda métodos e práticas de  Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental . O nome da nossa disciplina é proporcional ao nosso desafio. Todos que estão lendo esse texto vão se lembrar do tempo  em que frequentaram  o ensino fundamental. Uma pausa para você pensar.....
E aí, lembrou os desafios que você enfrentou para desenvolver  novas habilidades e o usos da nossa língua portuguesa? No nosso fórum vamos debater um pouco sobre os métodos e práticas de ensino da língua portuguesa no decorrer do seu ensino fundamental.
Veja o vídeo abaixo. Nele, Cláudio Bazzoni, assessor da Prefeitura de São Paulo, fala um pouco das diferentes concepções de linguagem que determinaram o ensino de Língua Portuguesa:
https://www.youtube.com/watch?v=JUrY60mK2g8
Assistiu o vídeo? Percebeu que o Cláudio mostra que os métodos para ensino de língua portuguesa mudaram e quais as razões para isso? Então, vamos lá!
Primeiramente, você precisará ativar suas lembranças. Narre algum método e prática que foi utilizado no decorrer do ensino fundamental para seu aprendizado de língua portuguesa. Não é somente o ato da alfabetização, vamos trabalhar com o desenvolvimento da escrita e da oralidade no decorrer do ensino fundamental, certo?
Em seguida, temos o segundo desafio. Proponha um método e prática diferente para a forma como o seu colega desenvolveu o aprendizado da linguagem escrita e oral. Mostre exemplos, crie e altere práticas, como realizá-la, quais instrumentos serão utilizados. Não se esqueça de mostrar o que você deseja com tal atividade. Nada de foco principal com a gramática normativa.  Nossa visão é interacionista e a linguagem como interação social.
Por último, análise a proposta apresentada pelo seu colega e opine. Com ética e com visão de compartilhar universos diferentes. Temos um fórum coletivo e que permitirá ter uma visão do passado e a construção coletiva de novas práticas do ensino de Língua Portuguesa.
 
que os métodos para ensino de língua portuguesa mudaram e quais as razões para isso?
1 Você precisará ativar suas lembranças. Narre algum método e prática que foi utilizado no decorrer do ensino fundamental para seu aprendizado de língua portuguesa. Não é somente o ato da alfabetização, vamos trabalhar com o desenvolvimento da escrita e da oralidade no decorrer do ensino fundamental, certo?
O que eu me recordo do método utilizado na minha alfabetização, era o tradicional, o BA, BE, BI , BO, BU, ...Ca, que, qui , co , cu...., tinha muito ditado, tive também bastante leitura e redação. Recordo que tinha que escrever várias vezes o ABC em uma folha de caderno, assim como o “B a BA”.
Eu gostava muito de redação, inventar histórias.
Parte inferior do formulário
2 Em seguida, temos o segundo desafio. Proponha um método e prática diferente para a forma como o seu colega desenvolveu o aprendizado da linguagem escrita e oral. Mostre exemplos, crie e altere práticas, como realizá-la, quais instrumentos serão utilizados. Não se esqueça de mostrar o que você deseja com tal atividade. Nada de foco principal com a gramática normativa.  Nossa visão é interacionista e a linguagem como interação social.
Proporia um método envolvendo artes e leitura, tanto fazendo pequenas apresentações teatrais, como pinturas e desenhos, e músicas, relacionando-os ao conteúdo a ser ensinado, por exemplo: utilizando desenhos e pintura os alunos vão assimilar as palavras ao que está sendo desenhado e pintado, assim desenvolvendo a escrita, fazendo pequenas peças de teatro e cantando, utilizando histórias infantis, as crianças iram treinar a oralidade, e ainda ajudando os tímidos a soltarem-se e expressar-se;
3 Por último, análise a proposta apresentada pelo seu colega e opine. Com ética e com visão de compartilhar universos diferentes. Temos um fórum coletivo e que permitirá ter uma visão do passado e a construção coletiva de novas práticas do ensino de Língua Portuguesa.
Minha opinião sobre o método da aluna SARAH LONGATTO FUIDIO :
Uma coisa eu concordo plenamente com você, usar um reconto de uma lenda folclórica como um método de unir as crianças e estimular a imaginação delas, já com relação a interpretação e ao uso de ideias, eu acho que hoje mesmo com tanta tecnologia as crianças são sim estimuladas a interpretar e usar suas ideias, em muitas escolas, públicas e privada, já em casa creio que isso vem diminuindo, pois os pais compram celulares para as crianças cada vez mais novas, tenho amigos que já deram para seus filhos de dois anos Tabletes ou celulares, e isso eu acho muito precoce, deixar mexer um pouco até é válido, mas deixar de uso exclusivo já é exagero, para os meus filhos busco brinquedos do tipo monta-monta, blocos de desenhos, e meu maior pecado é deixar eles jogarem vídeo game ou assistir desenhos, mas tem que deixar um pouco.

Outros materiais