Buscar

Educação Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Educação Ambiental
Questão 1: “A prepotência e a arrogância com que o homem tratava o seu meio tornava-o cego ao óbvio: os recursos ambientais são finitos, limitados, e estão dinamicamente inter-relacionados. A diminuição drástica de um pode causar o mesmo em outro aparentemente não relacionado a ele”. Esse problema veio à tona no século XX, quando a questão ambiental se tornou significativa mundialmente, revelando-se na constatação de ecossistemas degradados e na (falta de) qualidade de vida dos povos. É justamente nesse momento histórico que surge e começa a ser conceituada a Educação Ambiental. A propósito dessas considerações, assinale a alternativa INCORRETA:
E) A Educação Ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é apenas a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar na sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
Questão 2: Assinale a alternativa incorreta.
Na concepção de Educação Ambiental crítica, são apresentados os problemas ambientais mais aparentes e desprezadas as causas mais profundas. Ocorre uma relação dicotômica entre o ser humano e o ambiente, em que o primeiro é apresentado como destruidor. Praticamente não são abordadas questões sociais e políticas.
Questão 3: O surto desenvolvimentista aumenta a desigualdade em escala global, entre países desenvolvidos e emergentes. Os 20% da população mundial que vive m nos países desenvolvidos consomem 80% do que é produzido mundialmente. Essa situação torna-se insustentável e é causa de um grande mal-estar global. Tomando essas considerações como base indique a alternativa INCORRETA;
E) O avesso do desenvolvimento deve-se à corrida pelo crescimento à custa da degradação, sob a lógica da competitividade que preza sempre pela qualidade de vida.
Questão 4: Em Nova Iorque, em 1892, William T. propôs conectar as partes alta e baixa do rio Niagara, abrindo um canal com aproximadamente 9,6 km de extensão e 85 metros de profundidade para o transporte de carga. O projeto foi abandonado em 1920, e o local vendido à indústria Hooker Chemical, que o utilizou como aterro para a disposição final de resíduos tóxicos. Após esse procedimento, a empresa vendeu o local por um preço simbólico de $1 dólar à Niagara Falls Board of Education. Uma escola foi construída diretamente sobre o aterro e circundada por residências. Em 1978, moradores de um conjunto habitacional dessa localidade descobriram que suas casas foram erguidas sobre um canal que havia sido aterrado com dejetos químicos industriais e bélicos do período de 1920 a 1953. Estudos constataram vários efeitos na população: alterações nos cromossomos, aumento do número de abortos, aumento do número de defeitos congênitos. A qual desastre ambiental nos referimos?
E) Ao Love Canal.
Questão 5: Entre as proposições em seguida, qual se refere ao acidente acontecido ao norte da Baía de Todos os Santos, no Brasil? Assinale-a:
B) Entre 1960 e 1963,uma fundição primária de chumbo poluiu intensamente essa cidade, afetando os trabalhadores, seus filhos e moradores de regiões próximas à usina. Um estudo de 1995 evidenciou elevadas concentrações de chumbo e cádmio em sedimentos e moluscos de todo o ecossistema da região.
Questão 6: Qual das metas a seguir não diz respeito ao programa voltado para a educação infantil? Marque a alternativa correta:
E) Desenvolver a consciência de que as pessoas são parte de um mundo que é separado do mundo natural.
Questão 7: “Efetuar uma integração entre as diversas disciplinas do ensino formal, de modo a favorecer a obtenção de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de valores e comportamentos úteis para a prevenção e busca de soluções de problemas ambientais”. Referimo- nos às metas e estratégias da Educação Ambiental traçadas em qual Conferência estudada no livro-texto?
B) Conferência Intergovernamental de Tibilisi.
Questão 8: Sobre interdisciplinaridade (I), transdisciplinaridade(T) e multidisciplinaridade (M), pode-se considerar que: I - Na____________, as várias disciplinas colaboradoras mantêm seus limites intactos. II - Na_________________, esses limites são transpostos pela construção de conceitos e métodos comuns. III - A______________ radicaliza a ideia de reacomodação e unificação dos conhecimentos disciplinares, com relativo desaparecimento de cada disciplina. Assim, cada campo especializado do saber envolvido no estudo de certo fenômeno seria fundido em um amplo corpo de conhecimentos universais não especializados, que poderiam ser aplicados a quaisquer fenômenos. IV - A _________________ caracteriza-se pela total ausência de limites disciplinares. Indique a alternativa que corretamente preenche as lacunas das afirmativas:
E) M;I;T;T
Questão 9: Marque a alternativa INCORRETA:
B) É necessário reconhecer o modo como fenômenos sociais recentes e históricos contribuíram para o agravamento da problemática ambiental. Discuti-la, portanto, requer análise conjunta e integrada do meio social e do meio natural.
Questão 10: Qual das alternativas expõe de forma correta o conceito de cidadania? Assinale-a:
C) Refere-se a ordem simbólica, representando, assim, a realidade, os valores e as significações. Trata-se de uma mediação entre o indivíduo e o Estado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais