Buscar

Painel Ensino Fund. Era uma vez...

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIP - Universidade Paulista
Curso de Pedagogia – Projetos e Práticas de Ação Pedagógica.
Era uma vez...
Fantoches na Educação 
Justificativa
Brincar é uma das formas mais comuns do comportamento humano, principalmente quando se trata de crianças. Desde pequenos somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e imagens. A simbologia, o desenho, os jogos, os bonecos são algumas formas que a criança experimenta de interagirem socialmente descobrindo o mundo a sua volta, e o teatro de fantoches pode ser uma ferramenta eficaz no auxílio a transmissão do conhecimento.
Objetivos
Os fantoches têm como objetivo fazer com que a criança reflita, desenvolva, pesquise, leia, interprete, crie e adote boas práticas no ambiente escolar dentre outros.
Metodologia e Estratégias	
A sala de aula poderá ser dividida em grupos, sendo proposto para estes grupos diversos temas tanto para a criação dos bonecos e do cenário quanto para o desenvolvimento do tema. Os temas poderão estimular a leitura, a sustentabilidade, o meio ambiente, a música etc.
Sendo assim, os grupos deverão utilizar a biblioteca da instituição afim de escolherem livros de histórias e literatura para a partir dai confeccionarem os bonecos em materiais diversos, podendo ainda utilizarem materiais reciclados, como meias, garrafas plásticas e caixas em geral, papel colorido, pedaços de linhas e lãs.
O professor deverá focar a atividade e sugerir temas de acordo com as necessidades do que ele quer ensinar aos alunos.
Avaliação	
O professor poderá verificar com este projeto a dedicação e o desempenho dos alunos diante dos objetivos propostos, poderão então, alunos e professores refletirem a respeito dos pontos positivos e negativos da experiência adquirida, bem como os objetivos alcançados, sugerindo mudanças e estratégias novas e atuais que possam auxiliar no processo de aprendizagem.
Considerações Finais
Brincar representa uma oportunidade de desenvolvimento e traduz o real para a “realidade infantil”, suavizando o impacto provocado pelo tamanho e força dos adultos, diminuindo o sentimento de impotência da criança.
Por isso o teatro, os fantoches e a encenação estimulam a criança a se envolverem, criarem e se engajarem a fazerem pesquisas conduzindo a criança a aquisição de um sentimento crítico, a fantasiarem promovendo a cooperação e o trabalho em equipe, podendo incorporar valores morais e culturais.
Bibliografia
http://www.efdeportes.com/efd50/teatro1.htm
http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/teatro-com-fantoches
http://www.cambe.pr.gov.br/site/areanoticia/2764-teatro-de-fantoche-na-escola-simphoriano-kopf-contra-o-tabagismo.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando