Buscar

Direito do Trabalho II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito do Trabalho II
Salário: É a importância fixa estipulada pela prestação de serviço, um dinheiro ou utilidade, realizado pelo empregador ao empregado decorrente do contrato de emprego. 
Remuneração: É o conjunto dos títulos que o empregado recebe em fase da prestação de um serviço. 13°, garantias iniciada na remuneração é a totalidade dos valores recebidos pelo empregado em recorrência do contrato de trabalho.
Salario: 1000,00
Salario + Beneficio= 1800,00 – Remunerações 
Regras e características do salário 
Caráter Sinalogmatico →É aquele onde há uma relação bilateral atributiva da obrigação, onde o empregador efetua o pagamento e o empregado presta os seus serviços.
Caráter Alimentar → É devido do papel são econômico que a parcela se destina, qual atende as necessidades pessoais e essenciais da mantença do individuo e de sua família.
Caráter Forfetario (Alteridade) →É aquele qual não pode sofrer qualquer alteração, sendo qualificado como uma obrigação, uma vez que o empregador não pode transferir o risco da sua atividade ao empregado, consoantes se denota do artigo 2° da CLT. 
Caráter de Indisponibilidade →O salario é indisponível, uma vez que é irrenunciável. 
Caráter de Irredutibilidade → O salario não pode ser reduzido por ato unilateral ou bilateral, consoante prescreve o VI do artigo 7°
Obs: A redução será permitida em casos excepcionais mediante norma coletiva, com a participação sindical de forma temporária. 
Obs 2: Nos termos da alteração inserida pela lei 1346/17, em tese poderá aludida redução ocorrer por meio de acordo individual em face da alteração pricipiologica do direito de trabalho.
Caráter da impenhorabilidade → É aquele que menciona que o salario por se tratar de valor p/ a manutenção de quem o recebe, portanto de caráter social não poderá ser penhorado, salvo p/ pagamento e pensão alimentícia, conforme previsto no paragrafo 29 do artigo 833 do CPC, qual é aplicado de forma supletiva e ou subsidiaria ao direito do trabalho.
Caráter de Intangibilidade → É aquele que aponta que não poderão ocorrer descontos no salario dos empregados, salvo quando resultar de adiantamento do empregador e dispositivo de lei ou contrato coletivo. Artigo 42° da CLT
Caráter de periodicidade → Não poderá ser pago o salario, além do parâmetro temporal mensal conforme artigo 459 da CLT, sob pena de nulidade. 
Caráter de Continuidade → É de trato sucessivo e se renova reiteradamente ao longo do contrato de trabalho, sem a necessidade de nova celebração contratual.
Pendencia de determinação heterônomo →É aquele que não é autônomo (unilateral), ou seja, enfoca a vontade das partes e ainda com a intervenção estatal (intervenção mínima do estatal qual fica o mínimo de salario que pode ser pago, conforme se dentro do inciso IV, artigo 7° CF) 
Tendência por numerário → O salario somente é devido após o efetivo prestação das sentenças conforme, se denota no paragrafo 1° do artigo 459 da CLT.
Salário Denominação
Salario mínimo → É o fixado por medida provisória, previsto no inciso IV, artigo 7° CF, também como definição no artigo 76 CLT.
Salario mínimo estadual → Fixado em cada estado da federação qual não poderá ser inferior ao salario mínimo federal, podendo outro sem ser diferente em casa Estado. 
Salario Profissional → É aquele que deriva o ajuste entre o poder público e certo grupo profissional, será prevista em estatuto, não sendo de competência da justiça do trabalho.
Salario Normativo → É fixado em sentença normativa, proferida em assédios coletivos perante os tribunais do trabalho. 
Salario Complexissivo → É vedado em nossa legislação, sendo caracterizado como a descrição geral que quieta todas as verbas, ou seja, verba enica quitando as demais. 
Formas de ajuste de pagamento e salário 
Por tempo → É o que se calcula adotando como parâmetro a duração da prestação do serviço, sendo o mais comum nos contratos de trabalho. Ex.: por dia, por quinzena, por mês, dependendo somente do tempo gasto com labor ( trabalho)
Por produção ou unidade de obra →É computado conforme a produção alcançada pelo empregado, visando o resultado, não sendo levado em consideração o tempo gasto como mister “Labor, trabalho” e sim a sua conclusão. Artigo 7°, inciso 7 da CF 
Por tarefa → É a forma mista do pagamento do salario entre o tempo e a obra, sendo empregado terá que efetuar certo tipo de obra em determinado tempo. Ex.: horas, semanas e mês. 
Meios de pagamentos e salário→ I. Dinheiro, pagamento em moeda corrente artigo 463 CLT. Obs.: caso pague o salario em moeda estrangeira a teor que prescreve paragrafo 1 do artigo 463 da CLT, será considerado não pago, uma vez que a moeda estrangeira poderá ser utilizado deixado. 
II – Cheque os depósitos bancários: poderá ocorrer o pagamento em cheque desde que no expediente bancário, devendo o empregado ser liberado com tempo hábil para o saque. Obs. O cheque deve ser emitido diretamente pelo empregador salvo o empregado for a conta salario é autorizado pela portaria 328/84 do Ministério do Trabalho e alterações posteriores, desde que aja consentimento do empregado.
Salario Utilidade → É permitido que os salários sejam realizados em bens econômico, porém pelo menos 30% deve ser vago em espécie conforme o previsto paragrafo único artigo 82.
 Requisitos →1. Habitualidade
Objetivo contra prestativo ou seja fornecido pelo trabalho não p/ ele. 
Onerosidade unilateral : Obs. O salario natura esta previsto no artigo 458 da CLT, sendo certo e no paragrafo 2 aponta aquilo que não caracterizado como salario.

Continue navegando