A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
18 pág.
AVALIANDO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA

Pré-visualização | Página 1 de 5

AVALIANDO NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
	1a Questão (Ref.: 201501890619)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As leis fundamentais da alimentação foram propostas pelo nutrólogo argentino Pedro Escudero (1937). Marque a alternativa em que elas estão presentes.
		
	
	Harmonia, variedade, disponibilidade e qualidade.
	
	Qualidade, variedade, harmonia e adequação.
	 
	Quantidade, qualidade, harmonia e adequação.
	
	Harmonia, variedade, disponibilidade e quantidade.
	
	Quantidade, qualidade, variedade e disponibilidade.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501731404)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao balanço energético, assinale a afirmativa INCORRETA:
		
	 
	No balanço energético negativo (déficit de calorias) o consumo energético de energia é menor que o gasto de energia resultando em ganho de peso.
	
	Para manutenção do peso corporal, o consumo alimentar e o gasto de energia em atividades devem ser os mesmos, de modo que o balanço energético será igual a zero.
	
	No balanço energético positivo (ingestão excessiva de calorias) o consumo de energia é maior que o gasto calórico resultando em ganho de peso.
	
	O balanço energético resulta da relação entre o consumo de alimentos (macronutrientes) e o gasto calórico das atividades do dia.
	
	O balanço energético é influenciado pelo tipo de atividade física, alimentos consumidos e presença de enfermidades.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501731456)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O método recordatório de 24 horas pode ser considerado um dos instrumentos mais utilizados para avaliação de consumo alimentar. Entre as vantagens estão: Assinale a única alternativa que não caracteriza este instrumento.
		
	
	Não alterar a ingestão alimentar do indivíduo, uma vez que utiliza dados pregressos.
	
	Estimar o tamanho das porções, horários e intervalos entre refeições; permitindo quantificar macronutrientes e micronutrientes ingeridos
	 
	Permitir avaliar a ingestão atual e um único dia é suficiente para determinar a ingestão habitual do paciente
	
	Não depender da memória do entrevistado e ter aplicação de baixo custo.
	 
	Permitir avaliar a ingestão atual e pode ser utilizado em indivíduos de qualquer escolaridade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501731424)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os inquéritos dietéticos são métodos utilizados para a avaliação do consumo alimentar de indivíduos ou de uma determinada população por um período pré-estabelecido de tempo, podendo oferecer informações qualitativas ou quantitativas sobre a ingestão alimentar, com vantagens e desvantagens. Sobre esses inquéritos, avalie as afirmativas abaixo e assinale a INCORRETA:
		
	
	Uma das dificuldades encontradas na aplicação do Recordatório de 24h é a memória pregressa do avaliado, muitos indivíduos não conseguem referir os alimentos e porções consumidas no dia anterior.
	
	O registro alimentar é um método que tem os dados anotados ou pesados pelo paciente, durante um período que pode variar de 3 a 7 dias, e que fornece informações sobre forma de preparo de alimentos e grupos de nutrientes específicos.
	 
	O recordatório de 24 horas requer que os indivíduos se lembrem dos alimentos específicos e das quantidades ingeridas nas 24h que antecedem a avaliação, entretanto, um único R24 reflete a ingestão habitual do avaliado, sendo o mais utilizado na prática clínica.
	
	O recordatório de 24 horas requer que os indivíduos se lembrem dos alimentos específicos e das quantidades ingeridas nas 24h que antecedem a avaliação, entretanto, um único R24 pode não refletir a ingestão habitual do avaliado.
	
	O questionário de frequência de consumo alimentar é uma análise que requer tempo para sua aplicação, devendo ser sempre auto-administrado para indivíduo que possua capacidade de ler e escrever, podendo refletir a ingestão habitual do avaliado.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501326892)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Taxa metabólica basal pode ser definida como:
		
	
	A quantidade máxima de energia (calorias) necessária para manter o organismo em repouso e com 1/3 das refeições.
	
	A quantidade máxima de energia (calorias) necessária para promover diminuição do peso corporal no individuo.
	 
	A quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter a as funções vitais do organismo em repouso.
	
	A quantidade mínima de energia (calorias) necessária para promover aumento de peso corporal no individuo.
	
	A quantidade mínima de energia (calorias) necessária para manter a as funções vitais do organismo em atividade muito leve.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201501652592)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As DRIs são usadas para a avaliação e planejamento de dietas de indivíduos e grupos de indivíduos saudáveis. O conceito das DRIs traz parâmetros que levam em consideração não apenas os valores de inadequação da ingestão, mas também a adequação do consumo de nutriente que leve à redução de DCNT, bem como os limites de toxicidade dos nutrientes(IOM,2000). Em relação a ingestão média estimada (EAR), um dos quatro valores de referência de ingestão de nutrientes que compõem as DRIs, é correto afirmar que:
		
	
	é o nível mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou gênero;
	 
	é um valor de ingestão diária de um nutriente que se estima que supre a necessidade de metade (50%) dos indivíduos saudáveis num estágio de vida e sexo;
	
	baseia-se em níveis de ingestão ajustadas experimentalmente ou em aproximações da ingestão observada de nutrientes de um grupo de indivíduos aparentemente saudável;
	
	é utilizada quando não há dados suficientes para a determinação das RDA.
	
	é o nível de ingestão dietética diária que é suficiente para atender às necessidades de nutrientes, de praticamente todos (97 a 98%) os indivíduos saudáveis de um determinado grupo de mesmo gênero e estágio de vida;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201501184788)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para os conceitos importantes de recomendações nutricionais, leia as frases abaixo: 
I - As DRIs configuram-se como os valores de referência para a ingestão de nutrientes de indivíduos e grupos. 
II - A quantidade de energia e de nutrientes presentes nos alimentos que satisfazem as necessidades nutricionais de todos os indivíduos sadios é considerada como recomendações nutricionais. 
III -As DRIs são compostas por EAR, RDA, UL e AI. 
IV - Consumir um nutriente acima da UL não aumenta o risco de efeitos adversos. 
V - A EAR deve ser utilizada como meta de ingestão alimentar, pois indica o nível de consumo dos nutrientes suficiente para 97 a 98% dos requerimentos de quase todo indivíduo saudável.
É correto o que se afirma em:
		
	
	I, III e IV
	 
	II, III e IV
	
	I, II e III
	
	I, IV e V
	
	II, III e V
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201501652551)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A taxa metabólica basal é a energia necessária para a manutenção das funções fisiológicas, como circulação, respiração, digestão e tônus muscular. Assim sendo, é correto afirmar que:
		
	
	é influenciada pelo tipo e intensidade do exercício;
	
	não é influenciada pela composição da refeição;
	
	representa cerca de 13% a 30% do gasto energético total em pessoas sedentárias.
	
	representa cerca de 10% do gasto energético total, em pessoas ativas;
	 
	representa cerca de 60% a 70% do gasto energético total, em pessoas sedentárias;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201501188687)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Existe uma série de padrões para o planejamento e avaliação de dietas e suplemento alimentares para indivíduos ou coletividades. De acordo com o conceito de ingestão dietética de referência