Buscar

Consciência: resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A consciência possui três formas de ser descritas em inglês:
Awareness: estado de estar ciente de algo;
Counsciouness: ter ciência de algo ou de um objeto externo ou interno a si (being awareness);
Conscience: aptidão para distinguir o certo e o errado.
A consciência é uma experiência subjetiva (pessoal) do mundo que está associada à atividade cerebral. Algumas pessoas podem não demonstrá-la, embora possuam-na.
Sabemos que estamos consciente por que temos a experiência do mundo externo por meio dos sentidos e por sabermos que estamos pensando.
Descartes defende o dualismo, a mente vista como algo fisicamente separada do cérebro, ao mesmo tempo em que são inseparáveis. 
Cada tipo de conteúdo está associado a um padrão diferente da atividade cerebral.
Atenção envolve estar apto em focar seletivamente em algumas coisas e evitar focar em outras. Atenção e consciência caminham lado-a-lado.
Processos controlados VS processos automáticos: Nós podemos realizar atividades da rotina automaticamente que foram tão bem aprendidas que não precisam de muita atenção, tais como caminhas, significar palavras, dirigir e etc. Assim, processos automáticos são mais rápidos que processos controlados.
Mensagem subliminar: Elas não possuem tanto efeito sobre as pessoas, como pressuposto, mas podem interferir na forma como elas pensam sem elas estejam aware of. As mensagens de dinheiro produziram atividade no sistema límbico, que está associado com emoção e motivação. Portanto, os flashes podem ser mais eficientes se forem focados em estados emocionais (por exemplo, usar o termo “sede” ao invés de “beba” ou “compre”, numa propaganda de refrigerante).
Alteração da consciência: 
A alteração se dá nos estados de
Coma: 1. Estado vegetativo persistente 2. Estado mínimo de consciência.
Sono: 1. REM 2. Sonho lúcido 3. Estágios não REM
Vigília: 1. Acordado 2. Hipnotizado 3. Meditando 4. Intoxicado
Hipnose: É uma interação social que pode alterar o comportamento de uma pessoa. Ela pode afetar algumas, mas não todas as pessoas (isso depende do nível de concentração de cada individuo e riqueza de imaginação). As sugestões que são dadas durante as sessões de hipnose devem ser graduais. As que são feitas podem alterar o comportamento pós-hipnoses, ainda que a pessoas não estejam aware disso.
Drogas psicoativas são capazes de alterar os estados de consciência. Os efeitos dela depende dos neurotransmissores que ela imita ou ativa.
Estimulantes: estimulam ou aumento a atividade do SNC. Ativam a atividade do SNS, da taxa cardíaca e da pressão arterial. Aumentam a dopamina.
Depressor: oposto ao estimulante. Alcool, benzodiazepínico por exemplo. Deprimem o SNC. São contra a ansiedade (acalmam e reduz a preocupação)
Opióides: narcóticos, morfina e codeína. Ligam-se aos receptores de endorfina e aliviam a dor. Gera prazer, relaxamento e euforia.
Alucinógenos: alteração na percepção, cognição e dor. 
Álcool: Ativa os receptores GABA. Interfere na coordenação motora, diminui tempo de reação e enrola a fala.

Outros materiais