Buscar

1124021 RELATORIO GESTAO ESCOLAR 2017 1 919052

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARIA ROSANA ALVES DA CUNHA – RU: 1124021
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
GESTÃO ESCOLAR
AVARÉ
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARIA ROSANA ALVES DA CUNHA – RU: 1124021
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, curso de Pedagogia – Tutor do Polo: Fredna Marcia Teixeira Bexiga. Centro Universitário Internacional UNINTER.	Comment by AR: ABNT?
AVARÉ
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..........................................................................................4
1 A Escola................................................................................................5
– Local do Estágio...........................................................................5
– Características Físicas.................................................................6
– Características da Equipe Administrativa.....................................6
– Características da Equipe Pedagógica.........................................7
2. CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA ESCOLA....................................8
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..........................................................9
4. PLANO DE AÇÃO................................................................................10
4.1 – Temática..........................................................................................10
4.2 – Justificativa......................................................................................10
4.3 – Objetivos..........................................................................................10
4.5 – Fundamentação Teórica.................................................................11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................13
6	REFERÊNCIAS...................................................................................14	Comment by AR: ABNT?
INTRODUÇÃO	Comment by AR: Sumário?
	A Gestão Pedagógica leva em conta os objetivos e o perfil de seus alunos, traçando metas, corrige erros juntamente com a equipe de professores envolvidos. A Gestão de Recursos Humanos é de importância fundamental. A gestão escolar ajuda a manter a motivação e o rendimento dos funcionários e da escola em geral.
	 O objetivo principal desse relatório de estágio supervisionado em Gestão Escolar foi de analisar o papel do pedagogo e sua ação na organização do trabalho pedagógico no contexto escolar, compreender a importância de uma gestão escolar democrático-participativa para o contexto escolar. 
	O foco principal do estagio em gestão escolar e a formação do futuro professor, pois aliando teoria com a prática faz com que o estagiário entre em contato com a realidade educacional da Instituição trabalhada. 
	A escola realiza um trabalho em educação humanista, onde a direção da escola traz o aluno e a família próximos as suas atividades. Essa prática me fez ter a oportunidade de conhecer a gestão, ter um aprofundamento maior no seu funcionamento como instituição. Essa etapa foi muito importante para o meu processo de formação, pois me transmitiu conhecimento.	Observando o cotidiano e as atividades que a equipe administrativa desempenhava,tive o privilégio de analisar como são os tramites da direção e coordenação pedagógica. 
	A prática do estágio foi de suma importância, pois adquiri conhecimento necessário, aliando teoria que foi vista nas aulas no AVA à prática que foi realizada no ambiente escolar. Verifiquei tudo o que me foi transmitido através dos livros e das aulas, e pude assimilar esses conteúdos, sempre me mantive ética, e segui as regras do estágio para que o mesmo fosse realizado em sua plenitude. O estágio supervisionado em gestão escolar tem a finalidade de proporcionar a oportunidade de aliar a teoria à prática. A Gestão Escolar compreende a Gestão Administrativa e Financeira, Gestão Pedagógica e de Recursos Humanos. A Gestão Administrativa deve incumbir-se da parte física e burocrática, local físico, equipamentos, materiais, legislação e atividades de secretaria, e também do financeiro da escola. 
1 A ESCOLA
LOCAL DO ESTÁGIO
O estágio foi realizado na Escola Municipal de Ensino Infantil – EMEI Jardim Brasil – CNPJ 11.298.919/001-20, situada na Rua Maranhão – 251, no bairro Jardim Brasil II, CEP 18960-000, na cidade de Bernardino de Campos - SP, tendo atualmente, como diretora, A Sra. Lucia Cavalheiro Marques e a Sra. Maria Helena Bernardes, como orientadora e coordenadora pedagógica. O contato com a escola pode ser realizado através do e e-mail educacaobc@hotmail.com, ou telefone (14) 3346-1439. O estágio foi realizado entre 26/10/2017 a 13/12/2017, sempre no período matutino. 
A escola oferta atendimento nos níveis de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos períodos matutino e vespertino, atingindo um total de 224 alunos matriculados. Desse total de alunos, a unidade escolar atende 4 alunos em processo de inclusão, onde frequentam sala de recurso com professora especializada, sempre em contra turno escolar. 	
Durante estudo realizado ao PPP, verifiquei que toda ação pedagógica da escola tem por objetivo auxiliar os alunos a criar sua própria identidade, no domínio dos diferentes registros linguísticos e aprendizagem, porque a linguagem é uma forma de compreensão e ação sobre o mundo, e a aprendizagem é o centro da atividade escolar e que uma das funções da escola, é dar condições, através do conhecimento para que seus alunos sejam profissionais atuantes na sociedade, e conheçam seus direitos e deveres e assim, possam transformar a sociedade em que vivem. A escola oferece currículo, métodos, técnicas, recursos educativos e acessibilidade para atender as necessidades dos educandos.
Durante as observações realizadas na escola, pude classificá-la como uma escola de Gestão Compartilhada, pois todos os funcionários, professores e até mesmo a direção, tem que seguir determinações vindas da Secretaria Municipal de Educação.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
	Durante o estágio, foram coletadas as seguintes informações:
A unidade está equipada com Sala de leitura, Sala de Videoteca, Sala de Música, recursos didáticos que possibilitam aos professores desenvolver atividades diversificadas de maneira que atinja a necessidade de cada um.
No total, são 13 salas de aulas, sendo 07 salas no período da manhã, com atendimento das 08h as 11h40minh e 06 salas no período da tarde, com atendimento das 13h às 16h40minh. 01 sala de direção, 01 sala de espera, 01 sala dos professores, 02 almoxarifados, 08 banheiros – sendo: 04 femininos e 04 masculinos, 01 banheiro adaptado para uso de portadores de deficiência física, 01 refeitório, 01 sala de leitura, 01 sala de música, 01 sala de coordenação e 01 parque.
A escola estagiada possui um corpo docente bem preparado e são compostos por uma Diretora com formação em pedagogia, 13 professores efetivos, todos graduados em nível superior. 02 Inspetores de alunos e 03 funcionários para serviços gerais. 01 psicóloga que atende uma vez por semana, 01 professor de leitura, 01 professor de música e 01 professor de Educação Física. 
CARACTERÍSTICAS DA EQUIPE ADMINISTRATIVA	Comment by AR: PPP precisa ser citado. Relatório fora do padrão apresentado no manual institucional.
Durante a minha prática de estágio, sempre tive auxilio da equipe administrativa nos processos que envolviam a parte burocrática da instituição, verifiquei que os funcionários são responsáveis com relação ao cumprimento das atividades. A diretora sempre foi muito disposta a ajudar e sanar todas as minhas dúvidas.
Entre outras ações pude verificar: o estilo de direção, o grau de responsabilidade dos professores, a liderança organizacional, a participação coletiva. Outra função do processo organizacional administrativo, é a organização propriamente dita, referem-se à previsão do uso de recursos humanos, materiais, físicos, financeiros, informais, que são os meios de trabalho pelos
quais se asseguram a efetividade dos processos de ensino e aprendizagem.
CARACTERÍSTICAS DA EQUIPE PEDAGÓGICA
A Coordenadora Pedagógica da Instituição é comprometida com a organização da escola, nas questões administrativa, burocrática e funcionalista, também atua na organização do trabalho escolar, no aproveitamento escolar dos alunos. As reuniões do conselho escolar são agendadas sempre no final de cada bimestre e todas marcadas com antecedência, sendo assim, há sempre grande adesão na participação das mesmas, tanto pelos profissionais da escola como pelos pais, pois todos recebem a convocação onde são informados sobre data e horário da realização das mesmas. A atuação do corpo docente junto a coordenaçãodemonstrou união e coletividade, onde valores fazem parte da instituição, desde professores e alunos.
A equipe pedagógica acompanha os professores e a coordenação, realiza reuniões entre os professores e a coordenadora pedagógica, onde são avaliados os projetos interdisciplinares, planejamento de aulas, calendário de provas e ações que deverão ser desenvolvidas nas datas comemorativas: Carnaval, Pascoa, Dia das Mães, dentre outros. Todas essas atividades fazem parte do projeto pedagógico da unidade escolar.
2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA	Comment by AR: 7.4.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA 7.4.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO (em linguagem discursiva) – deve ser construído em linguagem discursiva.Por meio de consulta ao Projeto Pedagógico da escola/instituição ou de entrevista com o pedagogo, ou profissional responsável, identificar a concepção de educação adotada pela escola/instituição quanto à compreensão de homem, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional diretor(a), e do papel social da escola/instituição adotada pela instituição estagiada;Por meio de entrevista com o professor observado durante o Estágio Supervisionado, identifique a concepção de ensino adotada.7.4.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO(em linguagem discursiva)7.4.3.1 Caracterização estrutural (descrição do local):7.4.3.2 Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada:7.4.3.3 Caracterização da turma estagiada:7.4.3.4 Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado7.4.3.5 Descrição das aulas observadas/ministradas7.4.3.6 Descrição das atividades de avaliação ministradas/observadas:
Através do Projeto Político Pedagógico (PPP), pude constatar que todas as ações da escola são contempladas em todos os aspectos, desdea área administrativa, à área pedagógica. O PPP elaborado com a ajuda de todos os professores da instituição,possibilitando melhorar o trabalho pedagógico.Essa proposta do PPP tem como objetivouma ação pedagógica, elementos importantes e fundamentais para o bom funcionamento da escola.A escola trabalha para que as crianças tenham um desenvolvimento amplo, pois seu desenvolvimento éum processo que se baseia numa sequência de fatos biológicos, psicológicos e sociais.
O PPP é sem duvida um documento que pode determinar os rumos dodesenvolvimento da criança, por esses e outros fatores é necessário avaliaros vários fatores nele descritos que contribuem para o bom andamento da unidade escolar. Leva em conta as experiências das crianças, sendo elas culturais, fatores psicológicos, biológicos, intervenções do meio social, assim sendo possibilitarão o desenvolvimento como ser social. 	Comment by AR: A partir de quem? Autores? É necessário citar os principais autores que balizam o texto do ponto de vista teórico/prático, situe o leitor, ok. Qual é a Concepção Pedagógica da Instituição? Construtivismo? Socio-interacionismo?...	
3ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
O Estágio em Gestão Escolar é o momento em que podemos unir a teoria à prática, aliando os conteúdos e tendo embasamento para uma melhor compreensão e visão da área de atuação. Prado diz que:
“...não existe teoria sem prática, nem tampouco prática sem teoria, uma é indispensável à outra no processo de verdadeira construção do conhecimento [...].” (2012, p. 40).	Comment by AR: ABNT?
O estágio em Gestão Escolar permite que sejamos inseridos no campo de atuação futura profissional, fazendo uso dos conhecimentos teóricos. Durante o período do Estágio pude vivenciar como a equipe gestoradesempenha suas atividades: ofícios, avisos, reuniões de pais e mestres, elaboração do calendário escolar, atendimento aos pais, atendimento a comunidade, atenção aos pedidos dos professores, diários dentre outras questões. Durante as observações,acessei o Projeto Político Pedagógico, onde verifiquei as informações que fazem parte da equipe administrativa e pedagógica.
Acompanheireuniões na escola, onde a diretorae a coordenadora pedagógica junto aos professores, onde foram colocadas em pauta questões relativas ao financeiro da instituição.
4PLANO DE AÇÃO	Comment by AR: ?
4.1 TEMÁTICA
	Como plano de ação, foi pensada em uma ação que trouxesse benefícios a instituição, portanto foi escolhido o tema “Novas Tecnologias”. Verificando que nem todos os profissionais dispunham de conhecimento necessário para o uso de novas tecnologias, foi elaborado um plano de ação para que se pudessem sanar dúvidas dos mais leigos, no uso de computadores, tablets e projetores, e demais ferramentas... E para que aqueles que já possuem certas habilidades possam auxiliar os demais profissionais com dificuldades de adequação ao uso de novas tecnologias.
4.2 JUSTIFICATIVA
	Com o surgimento de novas tecnologias como a internet, os sistemas educacionais tendem a se modernizar cada vez mais, e as escolas devem migrar para sistemas operacionais e implantar o uso de novas tecnologias para que desta maneira esteja engajada a melhorar o desempenho dos profissionais, e o conhecimento a ser transmitidos aos alunos. A vida escolar exige que os seus profissionais estejam sempre atentos às novas maneiras de ensinar, e toda a equipe gestora tem condições de melhorar o desempenho da área administrativa, inovando e criando maneiras de evoluir junto com os demais profissionais.
	É necessário que todos os profissionais de educação e ate mesmo os alunos tenham acesso a essa formação, e a atualização dos professores, e é necessário que este plano de ação seja incorporado como mais uma ferramenta, que trará benefícios ao aprendizado de professores, alunos, e de todos os profissionais envolvidos no processo de ensino aprendizagem. 
4.3 OBJETIVO
	O objetivo desta ação é propor melhorias aos gestores, professores e aos alunos que também fazer parte do ciclo operacional da escola. Procurar inserir todos os envolvidos dentro desta nova realidade. 
	Fazer com que os educadores tenham um papel de suma importância nesse processo, pois em se tratando de tecnologia os avanços são constantes, e o mercado de trabalho e também na área educacional exigem que o educador traga novas possibilidades de aprendizado e ensinamentos.
	Oferecer no ambiente escolar aulas dinâmicas, que façam uso dessas tecnologias objetivando agregar conhecimentos, desta forma assim motivando o aprendizado.Promover oficinas com as principais tecnologias usadas em ambiente escolar, principalmente em sala de aula, objetivando o planejamento de aulas inovadoras com conteúdos autênticos e que agreguem valor e conhecimento, motivando o aprendizado.
	As apresentações podem ser feitas em Power point, onde possam ser inseridas fotos, vídeos, animações e informações, e o conteúdo das aulas seja transmitido de maneira que haja a participação do aluno como sujeito questionador, e participativo.	Ter ensinamentos de como utilizar o data show, como arquivar documentos em dispositivos móveis, como utilizar o note book, aparelhos de som, televisão, visualização de vídeos, filmes, fotos e imagens em geral e que sejam utilizadas em no processo de ensino e aprendizagem.
4.4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	A tecnologia trouxeas discussões sobre o uso da internet, e suas ferramentas, e ate mesmos
as mídias sociais, e se tornou instrumento poderoso de aproximação entre os jovens. Pensando nestas características, e nos ambientes virtuais, porque não fazer uso destas tecnologias e aproveita-las como estratégias para transferir conhecimentos. A meta é fazer com que os professores adquiram conhecimentos tecnológicos, para que desta forma se possa preparar melhor os estudantes, e a equipe gestora esteja engajada no uso de novas tecnologias.
	É fundamental que os professores usem esses recursos em suas práticas pedagógicas, contribuindo com a formação dos alunos. Segundo Coscarelli (2011):
“Para que as tecnologias digitais realmente venham “representar uma mudança na vida escolar, é preciso que a educação seja compreendida como um processo de construção de um saber útil e aplicável pelos alunos e não como uma realidade a parte, sem nenhum interesse e de difícil acesso na escola”. Ou seja, a escola não pode ficar dissociada da tecnologia digital, afinal, o investimento que governos fazem, mesmo que insuficientes são a demonstração de reconhecer a importância desse projeto de letramento digital que é relevante para a formação do cidadão enquanto ser crítico e reflexivo. A escola como célula da sociedade precisa manter vínculos estreitos entre realidade e sociedade ante os tantos anseios e necessidades (COSCARELLI, 2011, Pg: 39)	Comment by AR: Citações estruturam seu (autor) posicionamento no texto, não são utilizadas de maneira seguida, sem articulação textual, ok! Tampouco terminamos textos acadêmicos com citações. É necessário comentar posteriormente – reiteram os argumentos – não são os argumentos, ok!!!
5CONSIDERAÇÕES FINAIS
Realizar um estágio de gestão escolar é uma oportunidade indispensável, para o futuro pedagogo. Vivenciar o dia a dia em uma instituição de ensino para entender o que realmente acontece, como são tomadas as decisões. Acompanhar a rotina dos gestores na unidade de ensino, dos professores durante as reuniões pedagógicas, trouxe grandes benefícios para o meu aprendizado, pois através do estágio que pude perceber o quanto a sociedade pode colaborar com a instituição escolar. Verifiquei que muitas vezes, a escola é cobrada pela comunidade e pelos pais, mas os mesmos são omissos quanto à vida escolar de suas crianças, mas dispõem de tempo para questionar a direção e os professores quanto ao andamento do aprendizado e outras questões. Pude concluir que durante o estagio que há sim pais participativos que dedicam tempo e conseguem conciliar seus afazeres ao aprendizado que os filhos estão recebendo, mas são em minoria. 	Muitas vezes o que é planejado não tem um bom andamento. Quando isso acontece, tudo deve ser reavaliado pela equipe gestora e pedagógica com maturidade e coragem para que se possa realizar uma mudança de estratégias e corrigir o que não deu certo. Administrar uma escola pequena ou grande não é tarefa fácil. Construir junto com toda a comunidade escolar uma Proposta Pedagógica, ouvindo todos os envolvidos, pois as pessoas tem o direito de ser ouvidas e muitas vezes têm contribuições a ofertar. Uma gestão democrática que possa ouvir a contribuição de todos, tem de ter um comprometimento maior, e responsabilidade também . As criticas também fazem parte desse processo, pois podem auxiliar na resolução de problemas. Cabe à escola investigar o problema e fazer os encaminhamentos necessários, pois uma gestão centralizada e burocrática não funcionará por muito tempo. Pude acompanhar a equipe administrativa e pedagógica junto a alguns pais de alguns alunos, onde o dialogo sempre prevaleceram. anto a escola e as famílias são instituições que precisam caminhar juntas, para que ocorra o desenvolvimento pleno da criança.	Comment by AR: 7.5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Apresente uma síntese de suas principais observações e/ou intervenções realizadas durante o Estágio SupervisionadoEnfatize as ações significativas (positivas) vivenciadas na escola/instituição.Realize uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação do professor em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do Estágio (pesquisado por você).Construa uma explanação sobre a contribuição do Estágio para a formação profissional.
6 REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Cláudia Mara de; SOARES, Kátia Cristina Dambinski. Pedagogo escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010.
CORDEIRO, Gisele do Rocio; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos.Curitiba׃ Intersaberes, 2014.
COSCARELLI, Carla Viana. Alfabetização e letramento digital. In: COSCARELLI, Carla Viana e RIBEIRO, Ana Elisa (Orgs). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª ed. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2011.
DEMO, Pedro. Metodologia da investigação em educação. Curitiba: Ibpex, 2005.
EYNG, Ana Maria. Currículo escolar. Curitiba: Ibpex, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. – Coleção Leitura
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: editora 34. 1999.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? / Pierre Lévy; tradução de Paulo Neves.  -  São Paulo: Ed. 34, 1996.
PRADO, Edna. Estágio na licenciatura em Pedagogia: gestão educacional. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2
PPP – EMEI JARDIM BRASIL
SOARES, Marcos Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba׃ Intersaberes, 2014.
TÁPIAS-OLIVEIRA, Eveline Mattos. Construção Identitária Profissional no Ensino Superior: Prática Diarista e Formação do Professor. Tese de doutorado apresentada a Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando