Buscar

CLAREAMENTO DENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DENTÍSTICA – N2 – 5° PERÍODO
CLAREAMENTO DENTAL
É necessária a prescrição Odontológica para uso de produtos com concentração maior que 3%.
Vantagens do Clareamento Dental:
Mais conservadora; Menos invasivo; Técnica simplificada; Auxilia outros tratamentos e possui baixo custo. 
Limitações: 
Resultado depende do paciente; Longevidade depende da dieta e higienização e riscos. 
Etiologia das Alterações de Cores:
Para escolher a melhor técnica, prognóstico e resultado.
As manchas podem ser:
- Endógenas (Sistêmicas): Odontogênese. Podem ser amelogênese imperfeita, icterícia, distúrbios hepáticos, fluorose, alteração por tetraciclina, dentinogênese imperfeita. A tetraciclina deve ser evitada a partir do 2° trimestre intra-uterino até os 8 anos de idade. 
- Manchas Exógenas: Após a erupção dental. Dividem-se em: 
EXTRÍNSECAS (aquelas que mancham o exterior do dente), são feitas a partir de alimentos, nicotina, idade e cárie. 
INTRÍNSECAS: Originam-se no interior da câmara pulpar, através de traumatismo, biopulpectomias, necrose pulpar, dentina cariada na câmara, calcificação distrófica da polpa. 
MECANISMO DE AÇÃO DOS AGENTES CLAREADORES:
O processo básico de clareamento envolve a oxidação, que consiste em um processo químico onde os materiais orgânicos são convertidos em dióxido de carbono e água. Os pigmentos são compostos de grandes quantidades de moléculas de carbono. Essas são quebradas e convertidas em compostos intermediários (cadeias menores) que são mais claros. No decorrer do clareamento as cadeias de carbono são transformadas em CO2 e H2O, sendo gradualmente liberados junto com o oxigênio nascente. O ponto de saturação é o momento em que ocorre o máximo de clareamento, a partir dessa etapa os pigmentos não são mais clareados e o agente clareador começa a atuar em outros compostos que apresentam cadeias de carbono, como as proteínas da matriz do esmalte. Nesse ponto ocorre a perda de estrutura dental, por isso é necessário saber quando cessar o processo, pois, no momento em que há perda de estrutura dental perde-se todo benefício estético do clareamento. 
CLAREAMENTO VITAL (DENTES POLPADOS) EM CONSULTÓRIO:
São utilizados agentes clareadores como peróxido de hidrogênio a 35% utilizando-se espeçante e hidrogênio em uma proporção onde são 3 gotas de espessante e 1 de hidrogênio. 
- Limitações:
Após misturado não pode guardar; Maior tempo clínico; Indispensável proteção dos tecidos moles; Manchas extremamente escuras (tretaciclina, fluorose). 
- Vantagens: 
Obtenção de materiais no mercado; Maior controle da técnica; Maior controle dos locais de aplicação; Resposta mais rápida. 
-Inconvenientes: 
Uso de substâncias causticas; Risco na manipulação (olhos, pele); Sensibilidade pós operatória; Múltiplas sessões clínicas (normalmente 5 sessões); Maior tempo clínico de atendimento; Custo elevado; Paciente não deve ser anestesiado. 
- SEQUÊNCIA CLÍNICA:
Profilaxia; Escolha de cor; Isolamento dos tecidos moles (afastador bucal e aplicação de barreira gengival) geralmente de 2 a 2 pré-molar; Manipulação do agente para aplicar; Aplicação e tempo de aguardo segundo o fabricante; Na remoção deve-se aspirar o agente clareador, remover a barreira gengival e aplicar flúor. 
OBSERVAÇÃO: Alguns autores defendem o uso do condicionamento ácido antes da aplicação do agente clareador, pois alegam que diminui a irregularidade das manchas, remove camada superficial mais mineralizada e aumenta a permeabilidade do agente. Porém, é difícil fazer o polimento nos dentes ao término da sessão, devido a sensibilidade. 
 
A aplicação do laser entra em debate na seguinte questão: 
A aceleração química é feita através de Calor ou Luz.
Calor: Aumenta a reabsorção radicular externa e interna; Causa degradação de restaurações e possibilidade de pulpite. 
Luz: Age ajudando diminuir a sensibilidade, porém não é mais utilizada. 
- Cuidados pós-operatórios: 
Evitar corantes; Cigarro; Alimentos ácidos; Bebidas com corantes; Evitar choques térmicos. 
CLAREAMENTO VITAL (DENTES POLPADOS) SUPERVISIONADOS (TÉNICA MOLDEIRA):
Utiliza-se agentes clareadores como peróxido de hidrogênio a 10% e peróxido de carbamida a 10% 16% e 20%. É aplicada pelo paciente através da moldeira (técnica caseira).
- Vantagens:
Simples e fácil aplicação; Baixo custo; Agentes de baixa concentração; Facilidade na aquisição de materiais; Fácil repetição; Não promove efeitos deletérios em dentes e tecidos moles; Baixa incidência de efeitos secundários; Boa resposta inicial e prognóstico; Pode ser usado combinado; Supervisionado pelo profissional. 
- Limitações:
Colaboração do paciente para evolução; Hipersensibilidade em alguns pacientes; Tempo longo de 2 a 5 semanas; Moldeira desconfortável.
SEQUÊNCIA CLÍNICA:
Anamnese; Registro de cor; Análise de cor; Aceitação formal do paciente; Moldagem e vazar gesso do tipo pedra; Enviar para laboratório; Confecção de moldeira em silicone (com alívio na face vestibular); Orientação e instruções ao paciente e voltar após 07 dias.
Detalhes: Adaptação da moldeira na boca; Presença de rebordos; Pressão que cause esquemia; Interferências oclusares.
Instruções: 
Aplicar uma gota no terço médio para incisal na face vestibular da moldeira; Escovar antes apenas com a escova; Aplicar de 1 a 3 horas; Desidratação do dente durante muito tempo; Retirar e escovar com pasta. 
Em caso de Hipersensibilidade deve-se parar o tratamento por 2 a 3 dias, diminuir a concentração do agente, diminuir tempo de aplicação, realizar flúorterapia, dentrifícios para dentes sensíveis, laser terapia, uso de dessensibilizante. 
- Efeitos Adversos: Alterar estruturas de esmalte, dentina e cemento; Aumento da friabilidade do esmalte. 
Obs: Quando se realizar tratamento endodôntico deve-se esperar 30 dias para iniciar o tratamento, em caso de restaurações devem ser realizadas 14 dias após finalizar o clareamento, pois o BISGMA não polimeriza na presença de oxigênio. 
CLAREAMENTO EM DENTES DESPOLPADOS:
Pré-Requisitos: Canal radicular bem obturado; Normalidade periapical e periodontal; Remoção de toda dentina cariada, resíduo de material obturador e restaurador. 
Quando realizar: Após presa final do cimento usado no tratamento endodôntico em caso de necessidade. Recomendado que seja após 30 dias do tratamento.
- Indicações:
Escurecimento após endodontia; Escurecimento após necrose pulpar; Dente despolpado pigmentado por tetraciclina ou fluorose, pigmentação metálica. 
- Limitações: Escurecimento intensos em dentes vitais; Falta de estrutura dental remanescente; Escurecimentos antigos (mais de 05 anos). 
- Contra-Indicações: Câmara pulpar bloqueada por retentor de prótese adesiva e pinos intraradiculares. 
Técnica Imediata: Coloca-se o agente clareador em todo dente, deixa agir e resutara provisoriamento. É feito com próxido de hidrogênio a 35%, utiliza-se aparelho ativador. As vantagens dessa técnica são: maior controle sobre evolução do tratamento e menor risco de reabsorção radicular. Suas limitações são: Maior tempo clínico e maior custo. 
Técnica Mediata: Coloca-se o agente clareador e restaura provisoriamente, deixando agir por 5 a 7 dias. Utiliza-se perborato de sódio + água ou Peróxido de Carbamida a 35%. 
Técnica Mista: Associa-se as duas técnicas, quando a técnica Imediata não deu o resultado esperado, aplica-se a técnica mediata na câmara pulpar.
- Cuidados: Evitar alimentos com corantes; Evitar alimentos duros devido a friabilidade dental; Se a restauração provisória cair, procurar o Cirurgião dentista. 
SEQUÊNCIA CLÍNICA: Raio X, diagnóstico e planejamento, escolha da cor dos dentes normais e escurecidos, 
Cuidados PÓS OPERATÓRIOS: Aplicar cimento de hidróxido de cálcio e restaurar com com C.I.V.R. Aguardar 14 a 21 dias para realizar restauração em Resina Composta.

Outros materiais