Buscar

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
 POLO: DOURADOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
NILVAN VIDAL VIANA - RA: 2500648281
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA PEQUENA EMPRESA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.
Relatório Parcial do Prointer III
DOURADOS/MS
03/2018
ACADÊMICO: Nilvan VIDAL VIANA – ra:2500648281
ELABORAÇÃO DE UM PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA PEQUENA EMPRESA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE.
Relatório Parcial do Prointer III
Projeto Interdisciplinar, apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos do centro a distância-CEAD da Universidade Anhanguera, Dourados, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III (PROINTER III).
TUTORA A DISTÂNCIA: Diego Vaz.
Dourados/MS
03/2018
SUMÁRIO
	1 INTRODUÇÃO.............................................................................................................
	3
	2 RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH......................................
	4
	3 CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................
	5
	REFERÊNCIA.................................................................................................................
	6
	ANEXO.............................................................................................................................
	7
	
	
	
	
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo realizar pesquisas sobre a importância do Recursos Humanos nas organizações, aplicando essa metodologia a pequenas empresas para que seja possível analisar e viabilizar a melhor forma de implantar um programa de Recursos Humanos a essas empresas de pequeno porte.
O setor de recursos humanos na gestão organizacional é de suma importância para manter a vitalidade de uma empresa, assim Dutra (2011) compreende como gestão de pessoas um conjunto de políticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam ealiza-las ao longo do tempo. A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo mundo, sendo esta transformação causada por grandes mudanças na organização do trabalho, no relacionamento entre as organizações e pessoas, no modo pelo qual as pessoas encaram sua relação com o trabalho e no comportamento do mercado de trabalho (DUTRA, 2011).
O Objetivo principal desta pesquisa é mostrar como o Recursos Humanos pode ajudar uma empresa de pequeno porte a crescer. Através da valorização de pessoal, aplicando treinamento, desenvolvimento, plano de carreira e infinidades de ferramentas que podem transformar pessoas em grandes profissionais, e pequenas empresas em grandes empresas. 
2 RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH
A empresa Incorporã Cerealista localiza-se em Rio Brilhante é do ramo da agricultura, pecuária e serviços relacionados. Que tem como atuação a compra e venda de cereais para a produção de produtos. A Incorporã Cerealista tem a missão de atuar no mercado visando crescimento, baseando-se na ética e qualidade, procurando fazer bem tudo aquilo que faz com segurança e solidez; garantir a satisfação e o bem estar dos clientes.
Na grande maioria das empresas de pequeno porte, não possuem um departamento de RH estruturado, ou algum profissional específico para isso. A importância do planejamento, controle e condução do processo de gestão de pessoas é de extrema importância nas pequenas organizações, pois elas também são compostas de pessoas, com necessidades, com anseios e expectativas de crescimento e desenvolvimento profissional. Alguns empresários resumem a gestão de pessoas do seu negócio apenas a questões burocráticas de departamento pessoal tais como: recrutamento e seleção, admissão, demissão e controle de benefícios. Mais sabemos que a Gestão de Pessoas vai muito, além disso, é através do planejamento de recursos humanos que traçamos metas necessárias para atingir os objetivos organizacionais, dentro de determinado período de tempo.
 Na atualidade, um dos maiores problemas encontrado em certas Empresas ainda é a falta de implantação de um Setor de RH bem estruturados com pessoas qualificadas e adequadas para a área. A implantação do Setor de RH em uma empresa privada é primordial, necessário e tem por objetivo apresentar a aplicabilidade deste, além de melhorias, influencia e faz com que a qualidade de vida dos colaboradores seja melhorada.
O primeiro passo para implantar um departamento de RH em uma empresa é fazer um diagnóstico, internamente e externamente, para determinar quais áreas precisam de mais atenção e tem mais força para a organização. Este diagnóstico pode ser feito internamente ou com o acompanhamento de uma empresa de consultoria.
Para exemplificação, tem-se um modelo de uma empresa privada de pequeno porte com cerca de 30 colaboradores, a qual atualmente não possui um departamento de RH. Foi efetuada uma entrevista analítica com alguns desses colaboradores para compreender melhor o que pensam sobre a ausência do departamento de RH.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta pesquisa teve por objetivo estudar o departamento do Recursos Humanos. Que nasceu no início do século XX, com o principal objetivo de contabilizar, controlar faltas, atrasos, contratações e organizar a vida do trabalhador na empresa. Hoje estamos na era do Recursos Humanos estratégico, no qual o capital humano é valorizado, as pessoas são vistas como a peça fundamental para o desenvolvimento da empresa, não somente da empresa, mas como o desenvolvimento humano para o crescimento do país.
Para que uma empresa possa alcançar os resultados almejados, é importante que os seus colaboradores se sintam satisfeitos em seu ambiente do trabalho. Os gestores precisam estar atentos às necessidades de seus funcionários e ter em mente que os objetivos da empresa não estão dissociados dos interesses individuais de seus colaboradores: é possível, e até desejável, aliar o crescimento da empresa como um todo ao atendimento das demandas de seus funcionários.
Com toda a pesquisa, e com tudo que conseguimos estudar sobre Recursos Humanos, foi apresentado cada ponto importante para implantação do Recursos Humanos, dando foco ao treinamento e desenvolvimento, que é uma das ferramentas de grande importância, com objetivo de capacitar pessoas para desenvolver melhor suas tarefas dentro da empresa, buscando alcançar objetivos pessoais e profissionais, trazendo bons resultados para organização.
Concluímos que empresa de pequeno porte possuem grande condições para implantar um setor de RH, e devem começar desde já investir nas pessoas, pois são elas que irão colaborar para o crescimento da empresa. Empresas qualificadas no mercado, sempre possuem profissionais qualificados
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, I. Recursos humanos: o capital humano das organizações. 9 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2011.
JESUS, Dennes Francisco de. Recursos Humanos: a importância da implantação da área de recursos humanos em pequenas empresas. 2016. Disponível em: <http://www.artigos.com/artigos-academicos/19679-recursos-humanos-a-importancia-da-implantacao-da-area-de-recursos-humanos-em-pequenas-empresas>. Acesso em: 13 mar. 2018.
STOCK, Fabiani Seibel. Implantando o Rh Em Pequenas Empresas. 2015. Disponível em: <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/implantando-o-rh-em-pequenas-empresas/>. Acesso em: 13 mar. 2018.
ANEXO
QUESTIONÁRIO 
Nome da Empresa: INCORPORÃ Cerealista Ltda.
Endereço: Rua Trajano Roberto, 1721 Cidade: Rio Brilhante Estado: MS
Produtos e/ou serviços: É do ramo da agricultura, pecuária e serviços relacionados.
Entrevistado:Roberto Gomes Silva
 Existe o departamento de Recursos Humanos na empresa? Como funciona?
Atualmente a empresa utiliza um método voltado mais ao departamento pessoal, para controle admissão, demissão, controle de ponto, férias, folha de pagamento etc.
 Existem peculiaridades da Gestão de Pessoas nas pequenas empresas?
A peculiaridade que existe para as pequenas empresas implantar o RH está na natureza da empresa, na sua cultura, valores, missão, objetivos e principalmente no que diz respeito a pequeno e longo prazo. A Incoporã hoje está voltada mais a projetos de curto e médio prazo e isso faz com que esse planejamento estratégico não esteja há frente dos demais propósitos. Não que isso seja bom, estamos tentando mudar esse quadro.
 A empresa visualiza a implantação do RH com algo que requer um grande investimento?
Até o momento não fizemos nenhum orçamento para se ter essa avaliação, mas procuramos dar um passo de cada vez, e a implantação do Recurso Humano é um projeto futuro.
Como funciona o processo seletivo e contratação de novos funcionários? Nas entrevistas são aplicados testes?
O processo seletivo é realizado por cada supervisor ou gerente da área, nós mesmos colocamos o anuncio no site, que geralmente é realizado na empresa Catho on line, recebemos os currículos por e-mail e selecionamos os candidatos para uma entrevista. Não existe teste, é somente uma entrevista com o responsável da área sem envolvimento do Recursos Humanos.
 Em relação à integração, treinamento como é estabelecido na empresa?
Não existe regra para integração, na maioria das vezes o próprio colega de trabalho apresenta o novo funcionário às demais áreas. O treinamento também é realizado pelo colega de trabalho e acontece no dia a dia.
Atualmente a empresa investe em treinamento e desenvolvimento de funcionários? Como isso é feito?
Não há um programa de desenvolvimento, como cursos, palestras e etc.. O funcionário desempenha suas atividades com a ajuda do gestor da área.
Existe uma integração entre os departamentos?
Com a implantação de novos supervisores a integração tem melhorado, porém ainda sofremos muito com funcionários que estão na empresa há muitos anos, e não são flexíveis a mudanças. Isso dificulta a comunicação interna.
A empresa possui plano de carreira? Qual o critério utilizado para promover os funcionários de cargo?
Não, a empresa não tem um critério definido para plano de carreira, a promoção acontece sempre que o gestor da área avalia o desempenho do funcionário e o recompensa por isso.
Na sua opinião o departamento de Recursos Humanos é um investimento necessário? Por quê?
Tenho certeza que sim, e tenho lutado para implantar isso na empresa. O Recursos Humanos não só ajudará na contração de melhores funcionários, utilizando critérios mais específicos, como no desenvolvimento e capacitação continua dos funcionários contratados. Planejamento de carreira, comunicação interna, entre outros benefícios. E com isso tenho certeza que haverá um ótimo crescimento na empresa.

Continue navegando