Buscar

Slide 9 Obrigação outra modalidaes

Prévia do material em texto

Professora 
Vera 
Carmem
Avila
DIREITO DAS OBRIGAÇÕES
EM RELAÇÃO AO VÍNCULO
AULA 9
OBRIGAÇÃO NATURAL
A obrigação natural corresponde, para alguns autores, a uma obrigação moral. Há autores que a chamam de obrigação degenerada. São exemplos: obrigação de dar gorjeta, obrigação de pagar dívida prescrita, obrigação de pagar dívida de jogo, etc. 
A obrigação natural não pode ser exigida pelo credor, e o devedor só vai pagar se quiser. A dívida natural existe, mas não pode ser judicialmente cobrada, não podendo o credor recorrer à Justiça. 
Obrigação natural é aquela a cuja execução não pode o devedor ser constrangido, mas cujo cumprimento voluntário é pagamento verdadeiro. 
A obrigação natural interessa ao direito porque, mesmo sendo moral, possui um efeito jurídico: soluti retentio ou retenção do pagamento e o credor pode retê-lo. 
OBRIGAÇÃO NATURAL x OBRIGAÇÃO INEXISTENTE
Se “A” paga dívida inexistente o credor não pode ficar com o dinheiro, e “A” terá direito à devolução do indébito; em direito “repetir” significa “devolver”, e “indébito” é o que não é devido. Quem efetua pagamento indevido pode exigir a devolução do dinheiro (= repetitio indebiti) para que outrem não enriqueça sem motivo. 
OBRIGAÇÃO CIVIL
Há um vínculo jurídico que sujeita o devedor à realização de uma prestação positiva ou negativa no interesse do credor, estabelecendo um liame entre os dois sujeitos, abrangendo o dever da pessoa obrigada e a sua responsabilidade em caso de inadimplemento, o que possibilita ao credor recorrer à intervenção estatal para obter a prestação, tendo como garantia o patrimônio do devedor. 
OBRIGAÇÕES EMPRESÁRIAS
Dizem respeito à atividade do empresário ou sociedade empresária, abrangendo não só atos voltados à produção e à circulação de bens e serviços, mas também atividades industriais e relações de crédito.

Continue navegando