Buscar

As toxicidades dos aditivos alimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

As toxicidades dos aditivos alimentares no Brasil, todo aditivo alimentar, antes de ser utilizado, deverá passar por um processo de aprovação pelas autoridades do Ministério da Saúde. A autorização de uso de um aditivo é concedida mediante resultados satisfatórios de sua avaliação toxicológica, em que se deve levar em conta, entre outros aspectos, qualquer efeito acumulativo, sinérgico e de proteção decorrente do seu uso, e da necessidade tecnológica de sua utilização. Assim que o Departamento de Alimentos desse Ministério aprova um aditivo, este recebe um código e uma lista de alimentos nos quais pode ser utilizado, e o limite máximo permitido (BRASIL, 1997; VALSECHI, 2001). A partir dos estudos de avaliação toxicológica é estabelecido o limite de Ingestão Diária Aceitável (IDA), que representa a quantidade de uma substância química, expressa em miligramas por quilo de peso corpóreo, cuja ingestão diária durante todo o período de vida do ser humano não ofereça riscos à saúde. Substâncias de toxicidade muito baixa não apresentam um limite máximo de IDA. As substâncias químicas empregadas como aditivos alimentares têm sido amplamente testadas e pesquisadas, resultando na definição de limites máximos de adição nos alimentos e da IDA (SHIBAMOTO; BJELDANES, 1993)
Principais umectantes permitidos no Brasil são só poliois:
Glicerol (INS 422); Dioctil sulfossuccinato de sódio (INS 480); Propileno glicol (INS 1520); Sorbitol (INS 420); Lactato de sódio (INS 325)
E os principais antiumectantes permitidas em nosso país são:
Carbonato de Ca (INS 170i), carbonato de Mg (INS 504i), fosfato tricálcio (INS 341iii), citrato de ferro amoniacal (INS 381), silicato de Ca (INS), ferrocianeto de Na (INS 535), alumínio silicato de Na (INS 554) e dióxido de silício/sílica (INS 551).
Possíveis efeito toxicológicos de alguns Umectante e Antiumectante.
DIOCTIL SULFOSSUCCINATO DE SÓDIO
Possíveis efeitos toxicológicos: Pode causar distúrbios gastrintestinais.
Principais Alimentos: Preparados em pó a base de cacau para dispersão em leite ou água, preparados líquidos para refrescos e refrigerantes, molho emulsificado, queijos processados.
Função: Umectante
Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 480
DDA JECFA: 0,1
LACTATO DE SÓDIO
Possíveis efeitos toxicológicos: Deve ser evitado por pessoas intolerantes a lactose. Pode causar perturbações no metabolismo dos bebês, devido à imaturidade do sistema digestivo.
Principais Alimentos: Biscoitos e similares, gorduras, massas frescas, mistura para produtos de panificação e confeitaria, molhos para saladas, alimentos para bebês.
Função: Estabilizante e Umectante
Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 325
DDA JECFA: NL
PROPILENO GLICOL
Possíveis efeitos toxicológicos: Pode causar Irritação da pele e reações alérgicas.
Principais Alimentos: Emulsões de gorduras, produtos de pastelaria e padaria fina, produtos de confeitaria, gelados à base de água, molhos, cerveja, sidra, gomas de mascar, preparados à base de frutas e produtos hortícolas, bebidas aromatizadas não alcoólicas, licores emulsionados, crostas de produtos empanados, coco ralado, produtos de carne, produtos de cacau.
Função: Umectante
Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 405
DDA JECFA: 70
SORBITOL
Possíveis efeitos toxicológicos: Em doses elevadas é laxativo, provoca inchaços no abdômen, diarreia, dores intestinais; – Experiências em animais, com doses elevadas, provocaram cálculos e tumores nos rins.
Principais Alimentos: A generalidade dos produtos alimentares, principalmente as sobremesas, os cereais de café da manhã, produtos de confeitaria, gomas de mascar, gelados, compotas, doces e geléias, frutos em conserva, produtos de pastelaria e padaria fina com valor energético reduzido ou sem açúcares adicionados, os molhos, a mostarda, os licores, os produtos de pesca, crustáceos, moluscos e cefalópodes não transformados.
Função: Umectante e Edulcorante
Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 420
DDA JECFA: NE
FERROCIANETO DE SÓDIO
Possíveis efeitos toxicológicos: A substância pura é muito tóxica, devido ao ácido cianídrico (metemoglobinante); as doses toleradas são muito fracas e sem nenhum efeito secundário.
Principais Alimentos: Sal e seus produtos de substituição.
Função: Antiumectante
Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 535
DDA JECFA: 0,025
DDA Brasil: NE
FOSFATO TRICÁLCICO
Possíveis efeitos toxicológicos: Também possui as funções de antioxidante, sinérgico, regulador de acidez, sequestrante, estabilizante, emulsionante, agente de endurecimento, espessante, agente de volume, levedante químico. Em caso de consumo regular, há diminuição da absorção de cálcio, desequilibrando a relação cálcio / fósforo no organismo (osteoporose, depósitos calcários); em doses equilibradas, o fósforo é essencial.
Principais Alimentos: Gelados, sobremesas, misturas em pó para sobremesas, produtos de padaria fina, farinha, ovos líquidos, molhos, sopas, caldos, chá e infusões, sidra, gomas de mascar, bebidas lácteas com chocolate e malte, bebidas alcóolicas (exceto cerveja e vinho), cereais matinais, aperitivos, biscoitos e similares, frutos do mar, pastas de peixe e de crustáceos, coberturas, produtos de confeitaria, açúcar em pó, massas instantâneas (do tipo chinês), massas para frituras, filetes de peixe congelados, moluscos e crustáceos congelados, produtos de batata, alimentos desidratados, produtos cárneos, bebidas aromatizadas sem álcool, leite e leite em pó, natas, queijo não curado (exceto mussarela), queijo fundido, bebidas para esportistas, sal e seus produtos de substituições, alimentos para bebês e crianças, preparados sólidos para refrescos e refrigerantes.
Função: Antiumectante
Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 341
DDA JECFA: 70
SILICATO DE ALUMÍNIO
Possíveis efeitos toxicológicos: Concentração em alguns tecidos; efeitos neurotóxico do alumínio, relação com a doença de Alzheimer; riscos para as pessoas que sofrem de doenças dos ossos e de perturbações dos rins.
Principais Alimentos: Produtos alimentares desidratados (incluindo açúcares), sal e seus produtos de substituição, gêneros alimentícios sob a forma de pastilhas, queijos de pasta dura, semidura e fundidos, ralados ou fatiados, arroz, gomas de mascar, tratamentos de superfícies das salsichas, gomas de gelatina moldada, temperos, produtos de confeitaria (exceto o chocolate).
Função: Antiumectante
Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 559
DDA JECFA: NE
Nota sobre as siglas DDA (Dose Diária Admissível)
 JECFA sigla (Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives) - realiza a avaliação de risco de aditivos alimentares, contaminantes, toxinas de ocorrência natural e resíduos de medicamentos veterinários em alimentos
INS sigla (International Numbering System ou Sistema Internacional de Numeração de Aditivos Alimentares).
Fontes: 
https://www.researchgate.net/publication/290004222_Aditivos_alimentares_aplicacoes_e_toxicologia [accessed Mar 05 2018].
https://transparenciaalimentar.wordpress.com/lista-de-aditivos 
http://www.vidasaudavel.one/propileno-glicol-o-que-e-riscos-e-problemas-de-saude/
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4143743/mod_resource/content/1/Aditivos_e_seguranca_2017%20%281%29.pptx
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388701/Codex+Alimentarius/10d276cf-99d0-47c1-80a5-14de564aa6d3

Continue navegando