Buscar

PROCESSO DO TRABALHO RECURSOS e MS

Prévia do material em texto

PROCESSO DO TRABALHO - OAB
PROCESSO DO TRABALHO
MANDADO DE SEGURANÇA
Art. 5º, LXIX, CF88 e lei 12.016/2009.
“Mandado de Segurança é o meio constitucional posto à disposição de toda pessoa física ou jurídica, órgão com capacidade processual, ou universalidade reconhecida por lei, para a proteção de direito individual ou coletivo, líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, lesado ou ameaçado de lesão, por ato de autoridade, seja de categoria que for e sejam quais forem as funções que exerça.” Hely Lopes Meirelles.
1
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCESSO DO TRABALHO
MANDADO DE SEGURANÇA
Art. 5º
...
LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;
2
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCESSO DO TRABALHO
MANDADO DE SEGURANÇA
Art. 1º, da Lei 12.016/2009
Art. 1o Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.
3
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCESSO DO TRABALHO
Direito líquido e certo e impossibilidade de dilação probatória. Provas pré-constituídas.
Súmula 625, STF.
CONTROVÉRSIA SOBRE MATÉRIA DE DIREITO NÃO IMPEDE CONCESSÃO DE MANDADO DE SEGURANÇA.
SUM-415 Exigindo o mandado de segurança prova documental pré-constituída, inaplicável o art. 321 do CPC de 2015 (art. 284 do CPC de 1973) quando verificada, na petição inicial do "mandamus", a ausência de documento indispensável ou de sua autenticação.
4
PROCESSO DO TRABALHO
Questão 78 - XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Rômulo impetrou mandado de segurança contra ato praticado por Juiz do Trabalho que teria violado um direito seu, líquido e certo. Por descuido, Rômulo deixou de juntar os documentos pertinentes, indispensáveis. Verificando o equívoco, o Relator deverá, de acordo com a jurisprudência consolidada do TST,
A) conceder prazo improrrogável de 10 dias para o impetrante sanar o vício, sob pena de indeferimento da petição inicial.
B) prosseguir normalmente no trâmite processual, pois a matéria não pode ser conhecida de ofício.
C) indeferir a petição inicial de plano e extinguir o processo sem resolução do mérito.
D) solicitar à autoridade coatora que, juntamente com as informações que serão prestadas, envie cópia dos documentos faltantes.
5
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCESSO DO TRABALHO
Homologação de Acordo – Direito líquido e certo.
	
Súmula nº 418 do TST
MANDADO DE SEGURANÇA VISANDO À HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO 
A homologação de acordo constitui faculdade do juiz, inexistindo direito líquido e certo tutelável pela via do mandado de segurança.
6
PROCESSO DO TRABALHO
76 - Plínio, empregado da Padaria Pão Bom Ltda., insatisfeito com o trabalho, procurou seu empregador pedindo para ser mandado embora. O empregador aceitou a proposta, desde que tudo fosse realizado por intermédio de um acordo na Justiça do Trabalho, motivo pelo qual foi elaborada ação trabalhista pedindo verbas rescisórias. No dia da audiência, as partes disseram que se conciliaram, mas o juiz, ao indagar Plínio, compreendeu o que estava ocorrendo e decidiu não homologar o acordo.
Para a hipótese, assinale a opção correta.
A) Plínio deverá impetrar Mandado de Segurança para obter a homologação do acordo.
B) A homologação do acordo é faculdade do juiz, que poderá não homologá-lo.
C) Sendo a conciliação um princípio do processo do trabalho, deverá o processo ser remetido para outra Vara para homologação por outro juiz.
D) Plínio deverá interpor reclamação correicional para obter a homologação do acordo.
7
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCESSO DO TRABALHO
	Competência
	Impetrado em razão de ato de autoridade judiciária
	(Art. 678 da CLT e lei 7.701/88.)
	Foro do domicílio da autoridade coatora, salvo se possuir 	foro especial nos termos da Constituição..
8
PROCESSO DO TRABALHO
A) Vara do Trabalho da localidade do domicílio da autoridade coatora, salvos os casos de prerrogativa de foro por função, quanto as mandados impetrados em face de autoridades que não façam parte do judiciário trabalhista.
B) TRT quando a autoridade coatora for Juiz da Vara do Trabalho ou desembargador do próprio Regional.
C) TST contra os atos praticados pelos próprios ministros.
9
PROCESSO DO TRABALHO
INTERPOSTO EM FACE DE DECISÃO INTERLOCUTÓRIA
Súmula nº 414 do TST: I – A tutela provisória concedida na sentença não comporta impugnação pela via do mandado de segurança, por ser impugnável mediante recurso ordinário. É admissível a obtenção de efeito suspensivo ao recurso ordinário mediante requerimento dirigido ao tribunal, ao relator ou ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido, por aplicação subsidiária ao processo do trabalho do artigo 1.029, § 5º, do CPC de 2015. (NOVIDADE).
II – No caso de a tutela provisória haver sido concedida ou indeferida antes da sentença, cabe mandado de segurança, em face da inexistência de recurso próprio.
III – A superveniência da sentença, nos autos originários, faz perder o objeto do mandado de segurança que impugnava a concessão ou o indeferimento da tutela provisória.
10
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCESSO DO TRABALHO
Interposto em face de decisão interlocutória
Liminares, antecipação de tutela.
OJ 140 da SDI-II do TST
140. MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA LIMINAR, CONCEDIDA OU DENEGADA EM OUTRA SEGURANÇA. INCABÍVEL. Não cabe mandado de segurança para impugnar despacho que acolheu ou indeferiu liminar em outro mandado de segurança. 
11
PROCESSO DO TRABALHO
Art. 6o  A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual, será apresentada em 2 (duas) vias com os documentos que instruírem a primeira reproduzidos na segunda e indicará, além da autoridade coatora, a pessoa jurídica que esta integra, à qual se acha vinculada ou da qual exerce atribuições. 
§ 1o  No caso em que o documento necessário à prova do alegado se ache em repartição ou estabelecimento público ou em poder de autoridade que se recuse a fornecê-lo por certidão ou de terceiro, o juiz ordenará, preliminarmente, por ofício, a exibição desse documento em original ou em cópia autêntica e marcará, para o cumprimento da ordem, o prazo de 10 (dez) dias. O escrivão extrairá cópias do documento para juntá-las à segunda via da petição. 
12
PROCESSO DO TRABALHO
Art. 7o  Ao despachar a inicial, o juiz ordenará: 
I - que se notifique o coator do conteúdo da petição inicial, enviando-lhe a segunda via apresentada com as cópias dos documentos, a fim de que, no prazo de 10 (dez) dias, preste as informações; 
II - que se dê ciência do feito ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada, enviando-lhe cópia da inicial sem documentos, para que, querendo, ingresse no feito; 
III - que se suspenda o ato que deu motivo ao pedido, quando houver fundamento relevante e do ato impugnado puder resultar a ineficácia da medida, caso seja finalmente deferida, sendo facultado exigir do impetrante caução, fiança ou depósito, com o objetivo de assegurar o ressarcimento à pessoa jurídica. 
§ 1o  Da decisão do juiz de primeiro grau que conceder ou denegar a liminar caberá agravo de instrumento.
13
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCESSO DO TRABALHO
INTERPOSIÇÃO CONTRA ATO QUE PODE SER ATACADO POR RECURSO
SÚMULA 267, STF.
 
NÃO CABE MANDADO DE SEGURANÇA CONTRA ATO JUDICIAL PASSÍVEL DE RECURSO OU CORREIÇÃO.
OJ 99 SDI 2 DO TST. MANDADO DE SEGURANÇA. ESGOTAMENTO DE TODAS AS VIAS PROCESSUAIS DISPONÍVEIS. TRÂNSITO EM JULGADO FORMAL. DESCABIMENTO (inseridaem 27.09.2002) 
Esgotadas as vias recursais existentes, não cabe mandado de segurança.
14
PROCESSO DO TRABALHO
Penhora em dinheiro SÚMULA 417 DO TST:
MANDADO DE SEGURANÇA. PENHORA EM DINHEIRO 
I - Não fere direito líquido e certo do impetrante o ato judicial que determina penhora em dinheiro do executado para garantir crédito exequendo, pois é prioritária e obedece à gradação prevista no art. 835 do CPC de 2015 (art. 655 do CPC de 1973). 
II - Havendo discordância do credor, em execução definitiva, não tem o executado direito líquido e certo a que os valores penhorados em dinheiro fiquem depositados no próprio banco, ainda que atenda aos requisitos do art. 840, I, do CPC de 2015 (art. 666, I, do CPC de 1973)
15
PROCESSO DO TRABALHO
RECORRIBILIDADE
LIMINAR DEFERIMENTO OU INDEFERIMENTO
SENTENÇA
16
PROCESSO DO TRABALHO
77 - Geraldo requereu na sua petição inicial, e teve deferida, a concessão de tutela antecipada para sua imediata reintegração, haja vista ser dirigente sindical. O ex-empregador, cientificado, impetrou Mandado de Segurança, no qual obteve liminar revogando a tutela antecipada concedida. Logo depois, a reclamação trabalhista de Geraldo foi instruída na Vara do Trabalho e encaminhada para sentença, que julgou procedente o pedido, tendo o juiz concedido novamente a tutela antecipada, agora na sentença.
Diante do quadro retratado, de acordo com o entendimento sumulado pelo TST, assinale a opção correta.
A) O juiz poderia conceder a tutela na sentença, e, nesse caso, o Mandado de Segurança perde o objeto.
B) O Juiz não poderia conceder novamente a tutela antecipada, haja vista que ela havia sido revogada pelo Tribunal.
C) Se a tutela antecipada foi revogada, somente havendo autorização do TRT ela poderia ser revigorada, de modo que o juiz subverteu a ordem processual vigente, cabendo reclamação correicional.
D) Poderá a parte ré impetrar novo mandado de segurança, agora contra a tutela antecipada concedida na sentença.
17
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSOS TRABALHISTAS
“é o meio processual que a lei coloca à disposição das partes, do Ministério Público e de um terceiro, a viabilizar, dentro da mesma relação jurídica processual, a anulação, a reforma, a integração ou o aclaramento da decisão judicial impugnada” Nelson Nery Júnior
Objetivos: aprimoramento das decisões; inconformismo da parte vencida; falibilidade humana.
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSOS TRABALHISTAS
Princípios
Duplo grau de jurisdição
Taxatividade
Unirrecorribilidade
Fungibilidade
Proibição da reformatio in pejus
Irrecorribilidade imediata ou irrecorribilidade em separado das decisões interlocutórias
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSOS TRABALHISTAS
Decisões Irrecorríveis no Processo do Trabalho – SÚMULA 214 DO TST E ART. 799 DA CLT.
Decisão interlocutória
Dissídios de Alçada
Despachos
Em reclamação trabalhista o juiz atende ao pedido expresso do autor na petição inicial e, de plano, defere tutela de urgência para que a empresa entregue ao trabalhador o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e, com isso, ele possa requerer aposentadoria especial junto ao INSS.
Intimada da decisão, a empresa o contrata para tentar impedir o efeito da tutela de urgência deferida, pois teme que os demais empregados sigam o mesmo destino, especialmente porque ela não reconhece que haja condição desfavorável no ambiente de trabalho.
De acordo com o entendimento consolidado do TST, assinale a opção que apresenta a medida a ser adotada.  
 a) Interpor agravo de instrumento.  
 b) Opor embargos declaratórios.  
 c) Impetrar mandado de segurança.  
 d) Interpor recurso ordinário. 
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSOS TRABALHISTAS
Pressupostos recursais
Intrínsecos ou subjetivos 
Cabimento
Legitimidade
Interesse recursal
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSOS TRABALHISTAS
Pressupostos recursais
Extrínsecos ou objetivos 
Preparo
Depósito Recursal
Regularidade formal
Assinatura
Tempestividade
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSOS TRABALHISTAS
Efeitos
Devolutivo
Translativo
Regressivo
Substitutivo
Suspensivo
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSOS TRABALHISTAS
Características:
a) Prazos uniformes
b) Em regra, possuem apenas efeito devolutivo.
c) taxatividade:
Embargos de declaração (897-A da CLT).
Recurso Ordinário (895 da CLT).
Agravo de Instrumento (897 da CLT).
Recurso de Revista (896, 896-A; 896-B; 896-C da CLT).
Embargos para o TST (894 da CLT).
Agravo Regimental (709, §1º, da CLT).
Pedido de Revisão (art. 2º, §§ 1º e 2º da Lei 5.584/70).
Recurso Extraordinário (102, III, da CF).
Remessa Necessária (súmula 303 do TST)
PROCESSO DO TRABALHO
Como obter efeito suspensivo no recurso? Súmula 414 do TST – Pedido direcionado ao Relator.
O Presidente do TST poderá atribuir efeito suspensivo ao recurso ordinário interposto contra sentença normativa prolatada pelo TRT. (art. 9º da Lei 7.701/88).
Regra geral, poder-se-á apresentar execução provisória que, no processo do trabalho, vai até a penhora (processo incidental). (899 da CLT).
PROCESSO DO TRABALHO
Atenção para a súmula 393 do TST:
I - O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinário, que se extrai do § 1º do art. 1.013 do CPC de 2015 (art. 515, §1º, do CPC de 1973), transfere ao Tribunal a apreciação dos fundamentos da inicial ou da defesa, não examinados pela sentença, ainda que não renovados em contrarrazões, desde que relativos ao capítulo impugnado. 
II - Se o processo estiver em condições, o tribunal, ao julgar o recurso ordinário, deverá decidir desde logo o mérito da causa, nos termos do § 3º do art. 1.013 do CPC de 2015, inclusive quando constatar a omissão da sentença no exame de um dos pedidos.
PROCESSO DO TRABALHO
HÁ NECESSIDADE DE FUNDAMENTAR O RECURSO?
Súmula 422 do TST:
I – Não se conhece de recurso para o Tribunal Superior do Trabalho se as razões do recorrente não impugnam os fundamentos da decisão recorrida, nos termos em que proferida.
II – O entendimento referido no item anterior não se aplica em relação à motivação secundária e impertinente, consubstanciada em despacho de admissibilidade de recurso ou em decisão monocrática.
III – Inaplicável a exigência do item I relativamente ao recurso ordinário da competência de Tribunal Regional do Trabalho, exceto em caso de recurso cuja motivação é inteiramente dissociada dos fundamentos da sentença.
PROCESSO DO TRABALHO
EFEITO TRANSLATIVO: Conhecimento pelo órgão ad quem de matérias não esposadas no recurso (ordem pública ou objeções processuais).
O juízo de prelibação é feito pelo julgador a quo e o pelo ad quem.
Súm. 285 do TST (SÚMULA CANCELADA): O fato de o juízo primeiro de admissibilidade do recurso de revista entendê-lo cabível apenas quanto a parte das matérias veiculadas não impede a apreciação integral pela Turma do Tribunal Superior do Trabalho, sendo imprópria a interposição de agravo de instrumento.
PROCESSO DO TRABALHO
FUNGIBILIDADE RECURSAL:
Inexistência de erro grosseiro; existência de dúvida objetiva em relação ao recurso cabível; observado o menor prazo. Exemplos:
Embargos e Agravo Regimental (súm. 421 TST):
I – Cabem embargos de declaração da decisão monocrática do relator prevista no art. 932 do CPC de 2015 (art. 557 do CPC de 1973), se a parte pretende tão somente juízo integrativo retificador da decisão e, não, modificação do julgado.
II – Se a parte postular a revisão no mérito da decisão monocrática, cumpre ao relator converter os embargos de declaração em agravo, em face dos princípios da fungibilidade e celeridade processual, submetendo-o ao pronunciamento do Colegiado, após a intimação do recorrente para, no prazo de 5 (cinco) dias, complementar as razões recursais, de modo a ajustá-las às exigências do art. 1.021, § 1º, do CPC de 2015. 
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSO ORDINÁRIO E AGRAVO REGIMENTAL EM MS OU AÇÃO RESCISÓRIA – OJ 69 DA SDI 2 DO TST:
Recurso ordinário interposto contra despacho monocrático indeferitório da petição inicialde ação rescisória ou de mandado de segurança pode, pelo princípio de fungibilidade recursal, ser recebido como agravo regimental. Hipótese de não conhecimento do recurso pelo TST e devolução dos autos ao TRT, para que aprecie o apelo como agravo regimental. 
PROCESSO DO TRABALHO
IMPOSSIBILIDADE DE FUNGIBILIDADE: RECURSO DE REVISTA E RECURSO ORDINÁRIO EM DECISÃO DEFINITIVA MS E RESCISÓRIA.
OJ 152 DA SDI 2 DO TST:
A interposição de recurso de revista de decisão definitiva de Tribunal Regional do Trabalho em ação rescisória ou em mandado de segurança, com fundamento em violação legal e divergência jurisprudencial e remissão expressa ao art. 896 da CLT, configura erro grosseiro, insuscetível de autorizar o seu recebimento como recurso ordinário, em face do disposto no art. 895, “b”, da CLT.
 
PROCESSO DO TRABALHO
DEPÓSITO RECURSAL:
Tem por objetivo a garantia do juízo.
Somente será cabível se houver condenação em pecúnia.
Súmula 161 do TST
DEPÓSITO. CONDENAÇÃO A PAGAMENTO EM PECÚNIA 
Se não há condenação a pagamento em pecúnia, descabe o depósito de que tratam os §§ 1º e 2º do art. 899 da CLT.
OJ 140 SDI1: Em caso de recolhimento insuficiente das custas processuais ou do depósito recursal, somente haverá deserção do recurso se, concedido o prazo de 5 (cinco) dias previsto no § 2º do art. 1.007 do CPC de 2015, o recorrente não complementar e comprovar o valor devido.
PROCESSO DO TRABALHO
A MASSA FALIDA ESTÁ DISPENSADA DO DEPÓSITO RECURSAL (SÚMULA 86 DO TST).
TAL BENEFÍCIO NÃO SE ESTENDE ÀS EMPRESAS EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL.
USO DA GUIA GFIP:
Nos dissídios individuais o depósito recursal será efetivado mediante a utilização da Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social – GFIP, nos termos dos §§ 4º e 5º do art. 899 da CLT, admitido o depósito judicial, realizado na sede do juízo e à disposição deste, na hipótese de relação de trabalho não submetida ao regime do FGTS.
PROCESSO DO TRABALHO
DEPÓSITO RECURSAL:
O depósito será efetivado a cada novo recurso, exceto quando já atingido o valor da condenação.
Súmula nº 128 do TST - É ônus da parte recorrente efetuar o depósito legal, integralmente, em relação a cada novo recurso interposto, sob pena de deserção. Atingido o valor da condenação, nenhum depósito mais é exigido para qualquer recurso. 
II - Garantido o juízo, na fase executória, a exigência de depósito para recorrer de qualquer decisão viola os incisos II e LV do art. 5º da CF/1988. Havendo, porém, elevação do valor do débito, exige-se a complementação da garantia do juízo. 
III - Havendo condenação solidária de duas ou mais empresas, o depósito recursal efetuado por uma delas aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depósito não pleiteia sua exclusão da lide. 
PROCESSO DO TRABALHO
OBS.: O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso. A interposição antecipada deste NÃO PREJUDICA a dilação legal.
Súmula 245 do TST
DEPÓSITO RECURSAL. PRAZO 
O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo ao recurso. A interposição antecipada deste não prejudica a dilação legal.
João foi empregado da sociedade empresária Girassol Terceirização Ltda. e trabalhou como vigilante terceirizado na sociedade empresária Passo Fundo Ltda. durante todo o seu contrato. João foi dispensado e não recebeu nenhuma verba da extinção contratual, motivando-o a ajuizar ação contra ambas as sociedades empresárias.
Em audiência, a sociedade empresária Girassol Terceirização Ltda. comprovou documentalmente ter sido decretada a sua falência, ao passo que a sociedade empresária Passo Fundo Ltda. comprovou, nas mesmas condições, ter conseguido a recuperação judicial. As partes estiveram regularmente representadas e assistidas, nenhuma delas requereu a sua exclusão da lide e o pedido foi julgado procedente em parte, com condenação principal da sociedade empresária Girassol e responsabilidade subsidiária da sociedade empresária Passo Fundo.
Diante da situação retratada, da previsão legal e do entendimento do TST, considerando que as sociedades empresárias recorrerão, assinale a afirmativa correta. 
 a) Diante da situação jurídica das sociedades empresárias, elas ficam dispensadas do preparo.  
 b) A sociedade empresária Girassol precisará realizar preparo, mas a sociedade empresária Passo Fundo, não.  
 c) Ambas as sociedades empresárias precisarão realizar o preparo integralmente. 
 d) A sociedade empresária Girassol não precisará realizar preparo, mas a sociedade empresária Passo Fundo, sim. 
No momento em que a sociedade empresária estava fazendo o recolhimento do preparo relativo ao recurso de revista que iria interpor em face de um acórdão, houve um lapso do departamento financeiro e o depósito recursal foi feito com uma diferença a menor, de R$ 5,00, o que somente foi verificado após o término do prazo.  Diante da situação retratada e de acordo com o entendimento consolidado do TST, assinale a afirmativa correta.
 a) A diferença é ínfima e deve ser desprezada, não prejudicando a apreciação imediata do recurso.
 b) Apesar de pequena, a diferença existe, cabendo, então, ao Ministro Relator, no TST, intimar a parte complementação do preparo, sob pena de deserção.
 c) O recurso não será conhecido por deserto, mesmo que a diferença seja de pequeno valor.
 d) Não havendo nenhuma disciplina a respeito, caberá a cada magistrado, valendo-se do seu poder diretivo do processo, determinar o que deve ser feito.
Proferida decisão em reclamação trabalhista, foi o réu X, empresa pública estadual, fornecedor de energia elétrica e serviços, condenado ao pagamento das parcelas postuladas, bem como ao pagamento das custas processuais no valor de R$ 200,00, calculadas sobre o valor da condenação arbitrado em R$ 10.000,00. Ao interpor recurso ordinário, invocando o disposto no art. 790-A, I, da CLT, assevera a recorrente que não procederá ao recolhimento das custas, já que isenta. Diante da hipótese, é correto afirmar que 
 a) se considera deserto o recurso, e não será conhecido por falta de requisito extrínseco, já que os únicos entes isentos do pagamento das custas processuais são a União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e respectivas autarquias e fundações públicas, que não explorem atividade econômica, além do Ministério Público do Trabalho.
 b) se considera deserto o recurso interposto, porquanto a empresa pública estadual não goza de isenção de custas processuais, mas apenas as empresas públicas de âmbito federal.
 c) não se considera deserto o recurso interposto porque, tratando-se de ente público da administração indireta, sempre será isento do pagamento das custas processuais.
 d) não se considera deserto o recurso interposto, porque o reclamado, empresa pública, no caso específico, não está obrigado ao recolhimento das custas, uma vez que o valor arbitrado à condenação não ultrapassa o limite de 40 salários mínimos.
PROCESSO DO TRABALHO
DOS EMBARGOS DE DECLARAÇÃO (897-A da CLT):
PRAZO: 5 DIAS. Preparo: Não há.
OCO e manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso.
EFEITO: INTERROMPE o prazo para os demais recursos, salvo quando intempestivo.
PROTELATÓRIOS: multa de 1% a 10% do valor da causa. A interposição de outros recursos fica condicionada ao recolhimento da multa.
PROCESSO DO TRABALHO
ATENÇÃO PARA O CANCELAMENTO DA OJ 377 DA SDI-1 DO TST:
Se houver omissão no juízo de admissibilidade do recurso de revista quanto a um ou mais temas, é ônus da parte opor embargos de declaração para o órgão prolator da decisão embargada supri-la (CPC, art. 1024, § 2º), sob pena de preclusão. 
PROCESSO DO TRABALHO
Incorre em nulidade a decisão regional que se abstiver de exercer controle de admissibilidade sobre qualquer tema objeto de recurso de revista, não obstante opostos embargos de declaração.
Atente-se que também dispõe a súmula 459 do TST sobre a nulidade de prestação da atividade jurisdicional em caso de omissão (fala-se em recurso de revista).
PROCESSO DOTRABALHO
Os erros materiais poderão ser corrigidos de ofício ou a requerimento de qualquer das partes.          
Eventual efeito modificativo dos embargos de declaração somente poderá ocorrer em virtude da correção de vício na decisão embargada e desde que ouvida a parte contrária, no prazo de 5 (cinco) dias.
PROCESSO DO TRABALHO
LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ.
OJ-SDI 1-409. O recolhimento do valor da multa imposta como sanção por litigância de má-fé (art. 81 do CPC de 2015 – art. 18 do CPC de 1973) não é pressuposto objetivo para interposição dos recursos de natureza trabalhista. 
PROCESSO DO TRABALHO
SÚMULA 297: EMBARGOS PARA PREQUESTIONAMENTO: I. Diz-se prequestionada a matéria ou questão quando na decisão impugnada haja sido adotada, explicitamente, tese a respeito.
II. Incumbe à parte interessada, desde que a matéria haja sido invocada no recurso principal, opor embargos declaratórios objetivando o pronunciamento sobre o tema, sob pena de preclusão.
III. Considera-se prequestionada a questão jurídica invocada no recurso principal sobre a qual se omite o Tribunal de pronunciar tese, não obstante opostos embargos de declaração.
PROCESSO DO TRABALHO
Com relação aos recursos no direito processual do trabalho, é  correto afirmar que 
a) Cabe  a  interposição  de  recurso  de  revista  em  face  de  acórdão regional proferido em agravo de instrumento.
b)O recurso  adesivo  é  compatível  com  o  processo  do  trabalhoe cabe, no prazo de 8 (oito) dias, nas hipóteses  de  interposição  de  recurso  ordinário,  de  agravo  de  petição, de revista e de embargos, sendo necessário que  a  matéria  nele  veiculada  esteja  relacionada  com  a  do  recurso interposto pela parte contrária. 
c)São  incabíveis embargos de declaração opostos em  face  de decisão de admissibilidade do recurso de revista, não  interrompendo sua interposição qualquer prazo recursal. 
d)Na  Justiça do Trabalho  todas  as decisões  interlocutórias  são irrecorríveis de imediato
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSO ORDINÁRIO (895 DA CLT):
Cabimento: Das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos.
Das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos.
PRAZO: 8 dias.
PREPARO: custas e depósito recursal.
DOCUMENTOS: EM REGRA, NÃO SE ADMITE JUNTADA (súmula 8 TST).
PROCESSO DO TRABALHO
Decisão proferida em Ação Rescisória por TRT
Súmula 158 do TST:
Da decisão de Tribunal Regional do Trabalho, em ação rescisória, é cabível recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho, em face da organização judiciária trabalhista (ex-Prejulgado nº 35).
 
PROCESSO DO TRABALHO
Decisão proferida em Mandado de Segurança por TRT
 Súmula 201 do TST:
 Da decisão de Tribunal Regional do Trabalho em mandado de segurança cabe recurso ordinário, no prazo de 8 (oito) dias, para o Tribunal Superior do Trabalho, e igual dilação para o recorrido e interessados apresentarem razões de contrariedade.
PROCESSO DO TRABALHO
Simone, ré em uma demanda trabalhista ajuizada por sua ex-empregada doméstica, em audiência una requereu ao juiz o adiamento para juntada de documento suplementar, que não conseguiu obter, pois se referia ao depoimento prestado pela ora autora em outro processo como testemunha, no qual confessava nunca haver laborado em horário extraordinário. O documento não foi obtido por Simone, pois, logo após a audiência daquele processo, os autos seguiram para conclusão, sem que fosse permitido a ela o acesso ao depoimento. O juiz da causa ora em audiência indeferiu o adiamento requerido por Simone, e, ao sentenciar, condenou a ao pagamento de horas extras. No prazo de recurso ordinário, Simone finalmente teve acesso ao documento que comprovava a inexistência do labor extraordinário.
Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta.
a) Simone poderá juntar o documento no recurso ordinário
b) Não cabe juntada do documento em recurso ordinário
c) Precluiu a possibilidade de produção da prova documental por Simone.
d) Simone só poderia juntar o documento em embargos de declaração.
PROCESSO DO TRABALHO
A empresa Restaurante M foi condenada em reclamação trabalhista a pagar diversos direitos sonegados a um dos seus ex-empregados. Na sentença, entendendo que o ex- empregador teve um comportamento processual reprovável, o juiz ainda o condenou como litigante de má-fé. De acordo com o entendimento pacificado do TST, caso a empresa pretenda recorrer ordinariamente desta decisão, ela 
deverá recolher as custas, o depósito recursal e o valor da multa por litigância de má-fé para viabilizar o recurso.
b) não havendo nenhum normativo a respeito, deverá opor embargos declaratórios, requerendo ao juiz que diga se o depósito da multa é necessário.
c) em razão da peculiaridade do Processo do Trabalho, deverá recolher a multa, imediatamente, pela metade e o restante quando do trânsito em julgado, caso mantida.
d) não precisará recolher o valor da multa, já que tal recolhimento não é pressuposto para interposição dos recursos trabalhistas.
PROCESSO DO TRABALHO
AGRAVO DE INSTRUMENTO (897 DA CLT):
Cabimento: dos despachos que denegarem a interposição de recursos.
É incabível recurso de revista interposto de acórdão regional prolatado em agravo de instrumento. (SÚMULA 218 TST).
Preparo: Isento de custas na fase de conhecimento – Depósito 50%.
Prazo: 8 dias.
Peças obrigatórias: Cópias da decisão agravada,
da certidão da respectiva intimação
das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado
da petição inicial
da contestação
da decisão originária
do depósito recursal referente ao recurso que se pretende destrancar, da comprovação do recolhimento das custas e do depósito recursal
PROCESSO DO TRABALHO
No dia 22/7/2009 (quarta-feira), foi publicada a sentença de improcedência do pedido. O advogado do autor tomou ciência da decisão, mas, como estava viajando, localizando-se em outro Estado da federação, interpôs recurso ordinário via fac-símile no dia 27/7/2009 (segunda-feira). Ao retornar de viagem, o advogado do autor requereu a juntada do recurso original no dia 04/8/2009 (terça-feira). Entretanto, após este último ato do advogado do autor, o juiz considerou intempestiva a interposição do recurso ordinário, negando- lhe seguimento.  Diante dessa situação concreta, é correto afirmar que o advogado do autor deve 
 a) interpor agravo de instrumento, uma vez que atendeu o prazo de oito dias para a interposição do recurso ordinário e o prazo de cinco dias para a juntada do original.
 b) impetrar mandado de segurança, uma vez que o juiz violou o seu direito líquido e certo de interpor recurso ordinário no prazo de oito dias a contar da publicação.
 c) ingressar com uma reclamação correicional, uma vez que o juiz praticou um ato desprovido de amparo legal.
 d) ajuizar uma ação rescisória, uma vez que a sentença judicial se tornou irrecorrível diante da decisão judicial que negou seguimento ao recurso ordinário.
Pedro ajuizou ação em face de seu empregador objetivando a satisfação dos pedidos de horas extraordinárias, suas integrações e consectárias. O seu pedido foi julgado improcedente. Recorre ordinariamente, pretendendo a substituição da decisão por outra de diverso teor, tempestivamente.  Na análise da primeira admissibilidade recursal há um equívoco, e se nega seguimento ao recurso por intempestivo. Desta decisão, tempestivamente, se interpõe o recurso de agravo por instrumento, que tem seu conhecimento negado pelo Tribunal Regional, por ausência do depósito recursal referente à metade do valor do recurso principal que se pretendia destrancar, nos termos do ari go 899, § 7º da Consolidação das Leis do Trabalho. Quanto à conduta do Desembargador Relator, é corretor afirrmar que:
 a) ela está correta, uma vez que o referido artigo afirma que nos casos de interposição do recurso de agravo por instrumento é necessáriaa comprovação do depósito recursal de 50% do valor do depósito referente ao recurso que se pretende dar seguimento.
 b) ela está correta, uma vez que o preparo é requisito de admissibilidade recursal e, por isso, não pode estar ausente, sob pena de não conhecimento do recurso.
 c) ela está equivocada, pois em que pese haver a necessidade do preparo para a interposição do recurso de agravo por instrumento, no problema acima, o pedido foi julgado improcedente sendo recorrente o autor, portanto, dispensável o preparo no que se refere a depósito recursal.
 d) ela está equivocada, pois o recurso de agravo por instrumento, na esfera laboral é o único, juntamente com os embargos por declaração, que não necessita de preparo para a sua interposição.
PROCESSO DO TRABALHO
AGRAVO REGIMENTAL: ART. 932 E 1.021 DO CPC.
Cabimento: Decisão monocrática que nega seguimento a recurso (2º juízo de prelibação).
Decisão monocrática que indefere a exordial em ação de competência originária.
Despacho monocrático do Presidente do TST, que nega seguimento aos embargos do TST.
Decisões ou despachos do juiz corregedor.
Prazo: Depende do Tribunal:
TST: 8 dias.
PREPARO: ISENTO.
PROCESSO DO TRABALHO
O Desembargador Relator de um recurso ordinário, ao verificar que a matéria posta em debate já era sumulada pelo TRT do qual é integrante, resolveu julgar, monocraticamente, o recurso. 
Diante do caso e da jurisprudência consolidada do TST, assinale a afirmativa correta.
 a) A atitude está equivocada, pois, na Justiça do Trabalho, não cabe julgamento monocrático pelo TRT.
 b) O julgamento monocrático está correto e dessa decisão não caberá recurso, com o objetivo de abreviar o trânsito em julgado.
 c) É possível o uso subsidiário do Art. 932 do CPC, de modo que a decisão monocrática é válida na hipótese, e caberá agravo regimental contra a decisão.
 d) A única possibilidade de julgamento monocrático válido é aquele feito pelo TST.
PROCESSO DO TRABALHO
AGRAVO DE PETIÇÃO.
Cabimento: Contra decisões do Juiz ou do Juiz de 2º grau em execuções.
O agravo de petição só será recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matérias e os valores impugnados, permitida a execução imediata da parte remanescente até o final, nos próprios autos ou por carta de sentença.
PROCESSO DO TRABALHO
COMPETÊNCIA PARA JULGAMENTO:
O agravo será julgado pelo próprio tribunal, presidido pela autoridade recorrida, salvo se se tratar de decisão de Juiz do Trabalho de 1ª Instância ou de Juiz de Direito, quando o julgamento competirá a uma das Turmas do Tribunal Regional a que estiver subordinado o prolator da sentença
Este Juiz remeterá as peças necessárias para o exame da matéria controvertida, em autos apartados, ou nos próprios autos, se tiver sido determinada a extração de carta de sentença (execução provisória). 
PROCESSO DO TRABALHO
PREPARO:
GARANTIDA A EXECUÇÃO, NÃO HAVERÁ DEPÓSITO RECURSAL NO AGRAVO DE PETIÇÃO.
EXCEÇÃO: QUANDO HOUVER MAJORAÇÃO DA CONDENAÇÃO – A PARTE PRECISA DEPOSITAR A DIFERENÇA.
PROCESSO DO TRABALHO
No bojo de uma execução trabalhista, a sociedade empresária executada apresentou uma exceção de pré-executividade, alegando não ter sido citada para a fase de conhecimento. Em razão disso, requereu a nulidade de todo o processo, desde a citação inicial. O juiz conferiu vista à parte contrária para manifestação e, em seguida, determinou a conclusão dos autos. Após analisar as razões da parte e as provas produzidas, convenceu-se de que a alegação da sociedade empresária era correta e, assim, anulou todo o feito desde o início. 
Diante desse quadro, assinale a afirmativa correta.
Contra essa decisão caberá agravo de petição.
b) Trata-se de decisão interlocutória e, portanto, não passível de recurso imediato.
c) Caberá a interposição de recurso ordinário.
d) Caberá a interposição de agravo de instrumento.
Carlos José Pereira teve julgados procedentes os pedidos de equiparação salarial e de pagamento das diferenças salariais daí decorrentes. Iniciada a execução provisória, Carlos apresentou seus cálculos de liquidação, requerendo a sua homologação. O juiz, contudo, abriu prazo para que a parte contrária se manifestasse sobre os cálculos. Feito o contraditório, o juiz acabou por homologar os cálculos apresentados pela demandada e, com base nesse valor, expediu o mandado de citação, penhora e avaliação. Vinte e quatro horas após a expedição, o executado garantiu o juízo e requereu a expedição de alvará para o exequente, com a consequente extinção da execução. O juiz indeferiu o requerimento do executado, sob o argumento de que deveria aguardar o decurso de cinco dias a contar da garantia efetuada. Passados os cinco dias, o juiz julgou extinta a execução pelo cumprimento da obrigação e determinou a expedição de alvará em favor do exequente, intimando-o dessa decisão.
Com base na situação acima descrita, é correto afirmar que o exequente tem o direito de interpor 
 a) apelação no prazo de 15 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos.
 b) agravo de petição no prazo de 8 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos. 
 c) recurso ordinário no prazo de 8 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos.
 d) agravo de instrumento no prazo de 10 dias, uma vez que não foi intimado da garantia do juízo e, portanto, não lhe foi dada a oportunidade de impugnar a sentença de homologação dos cálculos. 
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSO DE REVISTA (896, 896-A, 896-B e 896-C, da CLT):
Busca a correta interpretação das leis pelos Tribunais Trabalhistas.
Requisito (ART. 896-A, CLT):
Transcendência (importância/relevância): O Tribunal Superior do Trabalho, no recurso de revista, examinará previamente se a causa oferece transcendência com relação aos reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica.
Prequestionamento (súmula 297 do TST
Revolvimento de fatos e provas (Súmula 126 do TST)
PRAZO: 8 dias.
PROCESSO DO TRABALHO
Cabimento: Somente em dissídios individuais, com início no 1º Grau de Jurisdição.
Fundamentação: 
1ª) Divergência jurisprudencial na interpretação de lei federal.
Obs.: Não cabe RR quando a divergência for dentro do mesmo Tribunal, hipótese em que se utilizará a uniformização de jurisprudência. (Art. 896, §3º, CLT e arts. 476 a 479 CPC).
PROCESSO DO TRABALHO
Pressupostos objetivos:
Regularidade formal
Depósito recursal
Demonstração hipóteses alíneas a, b ou c do art. 896 da CLT
Acórdão do TRT
Requisitos art. 896, §1º-A, CLT
PROCESSO DO TRABALHO
Pressupostos subjetivos:
Legitimidade
As partes, terceiro interessado ou MP
Interesse
Sucumbência parcial ou total (Expectativa de melhora)
Prequestionamento
PROCESSO DO TRABALHO
Prequestionamento
Súmula 297 do TST
PREQUESTIONAMENTO. OPORTUNIDADE. CONFIGURAÇÃO 
I. Diz-se prequestionada a matéria ou questão quando na decisão impugnada haja sido adotada, explicitamente, tese a respeito.
II. Incumbe à parte interessada, desde que a matéria haja sido invocada no recurso principal, opor embargos declaratórios objetivando o pronunciamento sobre o tema, sob pena de preclusão.
III. Considera-se prequestionada a questão jurídica invocada no recurso principal sobre a qual se omite o Tribunal de pronunciar tese, não obstante opostos embargos de declaração.
PROCESSO DO TRABALHO
Cabimento: Somente em dissídios individuais, com início no 1º Grau de Jurisdição.
SÚMULA 126: Incabível o recurso de revista ou de embargos (arts. 896 e 894, "b", da CLT) para reexame de fatos e provas.
Fundamentação: 
1ª) Divergência jurisprudencial na interpretaçãode lei federal.
Obs.: Não cabe RR quando a divergência for dentro do mesmo Tribunal.
Tem cabimento, inclusive, quando ofender OJ:
OJ 219 SDI 1: É válida, para efeito de conhecimento do recurso de revista ou de embargos, a invocação de OJ do TST, desde que, das razões recursais, conste o seu número ou conteúdo. 
PROCESSO DO TRABALHO
2ª) Divergência na interpretação de lei estadual, CCT, AC, Sentença normativa ou regulamento.
3ª) Acórdão do TRT prolatado com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição Federal.
OBS.: Lembrar que no procedimento sumaríssimo somente é cabível o RR em conflito com súmula do TST, Súmula Vinculante do STF e Constituição Federal (Art. 896, §9º da CLT).
PROCESSO DO TRABALHO
Ônus da parte (art. 896, §1º,I, II e III, CLT):
1. Indicar o trecho da decisão recorrida que consubstancia o prequestionamento.
2. Indicar, de forma explícita e fundamentada, contrariedade a dispositivo de lei, súmula ou orientação jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho que conflite com a decisão regional;
3. Expor as razões do pedido de reforma, impugnando todos os fundamentos jurídicos da decisão recorrida, inclusive mediante demonstração analítica de cada dispositivo de lei, da Constituição Federal, de súmula ou orientação jurisprudencial cuja contrariedade aponte.
PROCESSO DO TRABALHO
Recurso de Revista em execução/liquidação de sentença: 
§ 2o Das decisões proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho ou por suas Turmas, em execução de sentença, inclusive em processo incidente de embargos de terceiro, não caberá Recurso de Revista, salvo na hipótese de ofensa direta e literal de norma da Constituição Federal.
PROCESSO DO TRABALHO
PROVA DA DIVERGÊNCIA JURISPRUDENCIAL
 § § 8o Quando o recurso fundar-se em dissenso de julgados, incumbe ao recorrente o ônus de produzir prova da divergência jurisprudencial, mediante certidão, cópia ou citação do repositório de jurisprudência, oficial ou credenciado, inclusive em mídia eletrônica, em que houver sido publicada a decisão divergente, ou ainda pela reprodução de julgado disponível na internet, com indicação da respectiva fonte, mencionando, em qualquer caso, as circunstâncias que identifiquem ou assemelhem os casos confrontados.
PROCESSO DO TRABALHO
SÚMULA 23 DO TST:
Não se conhece de recurso de revista ou de embargos, se a decisão recorrida resolver determinado item do pedido por diversos fundamentos e a jurisprudência transcrita não abranger a todos.
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSO DE REVISTA NOS CASOS DE EXECUÇÃO FISCAL
 § 10. Cabe recurso de revista por violação a lei federal, por divergência jurisprudencial e por ofensa à Constituição Federal nas execuções fiscais e nas controvérsias da fase de execução que envolvam a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), criada pela Lei no 12.440, de 7 de julho de 2011. 
DEFEITO FORMAL NÃO GRAVE
§ 11.  Quando o recurso tempestivo contiver defeito formal que não se repute grave, o Tribunal Superior do Trabalho poderá desconsiderar o vício ou mandar saná-lo, julgando o mérito. 
PROCESSO DO TRABALHO
Recursos de revista fundados em idêntica questão de direito (art. 896-C, CLT).
Súmula nº 459 do TST
RECURSO DE REVISTA. NULIDADE POR NEGATIVA DE PRESTAÇÃO JURISDICIONAL 
O conhecimento do recurso de revista, quanto à preliminar de nulidade por negativa de prestação jurisdicional, supõe indicação de violação do art. 832 da CLT, do art. 458 do CPC ou do art. 93, IX, da CF/1988.
PROCESSO DO TRABALHO
Exigências para a comprovação de divergência (súmula 337 do TST):
I - Para comprovação da divergência justificadora do recurso, é necessário que o recorrente:
a) Junte certidão ou cópia autenticada do acórdão paradigma ou cite a fonte oficial ou o repositório autorizado em que foi publicado; e
b) Transcreva, nas razões recursais, as ementas e/ou trechos dos acórdãos trazidos à configuração do dissídio, demonstrando o conflito de teses que justifique o conhecimento do recurso, ainda que os acórdãos já se encontrem nos autos ou venham a ser juntados com o recurso. 
II - A concessão de registro de publicação como repositório autorizado de jurisprudência do TST torna válidas todas as suas edições anteriores.
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSO DE REVISTA NO PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO:
ART. 896, §9º, DA CLT.
SÚMULA TST.
SÚMULA VINCULANTE STF.
VIOLAÇÃO DIRETA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
PROCESSO DO TRABALHO
Em ação que tramitou sob o procedimento sumaríssimo, o juiz decidiu determinado pedido de forma contrária ao disposto em orientação jurisprudencial do TST. Em sede de recurso ordinário, com o mesmo fundamento, o TRT manteve a decisão de primeiro grau. Diante disso, a parte entendeu por bem interpor recurso de revista.   
A partir do caso apresentado, assinale a opção correta.
O recurso de revista não deverá ser admitido, pois o fundamento da decisão não é contrário à Constituição Federal ou à Súmula do TST.
b) É cabível o recurso, pois a decisão é contrária ao entendimento do TST.
c) O recurso de revista é incabível no procedimento sumaríssimo. Logo, não deverá ser admitido.
d) Deverá ser admitido o recurso de revista, em razão do princípio do duplo grau de jurisdição obrigatório.
PROCESSO DO TRABALHO
A respeito do recurso de revista, é correto afirmar que 
 a) é cabível para corrigir injustiças de decisões em recurso ordinário, havendo apreciação das provas produzidas nos autos do processo. 
 b) é cabível nas causas sujeitas ao procedimento sumaríssimo, somente por contrariedade à súmula de jurisprudência uniforme do Tribunal Superior do Trabalho, súmula vinculante do STF e violação direta à Constituição da República.
 c) é cabível em sede de execução, de decisão em embargos à execução, nas mesmas hipóteses de cabimento das decisões decorrentes de recurso ordinário.
 d) não é cabível para reforma de decisão visando à uniformização de jurisprudência e restabelecimento da lei federal violada.
PROCESSO DO TRABALHO
EMBARGOS PARA O TST (DIVERGÊNCIA E INFRINGENTES). 894 da CLT.
Prazo: 8 dias.
Cabimento: Decisão não unânime de julgamento em dissídios individuais.
Embargos de Divergência: 
Das decisões das Turmas que divergirem entre si ou das decisões proferidas pelas SDI’s, salvo se em consonância com súmula.
QUEM JULGA: SDI (2ª Admissibilidade). Presidente TST (1ª admissibilidade).
Súmula 126: Incabível a interposição de RR ou de embargos para reexame de fatos.
PROCESSO DO TRABALHO
EMBARGOS INFRINGENTES.
Cabimento: Decisão não unânime de julgamento em dissídios coletivos.
Quem julga? SDC (2ª Admissibilidade) – Presidente do TST (1ª Admissibilidade).
AGRAVO DE PETIÇÃO (897, a, da CLT):
Cabível somente na fase de execução.
PRAZO: 8 dias.
Competência julgamento: Execução Processada no 1º Grau: TRT.
Execução processada no 2º Grau: Próprio TRT, respeitando-se a organização funcional.
PROCESSO DO TRABALHO
Pressuposto de cabimento: O agravo de petição só será recebido quando o agravante delimitar, justificadamente, as matérias e os valores impugnados, permitida a execução imediata da parte remanescente até o final, nos próprios autos ou por carta de sentença.
Súm. 416 do TST: Devendo o agravo de petição delimitar justificadamente a matéria e os valores objeto de discordância, não fere direito líquido e certo o prosseguimento da execução quanto aos tópicos e valores não especificados no agravo.
PROCESSO DO TRABALHO
RECURSO ADESIVO: 997 DO CPC.
Prazo: 8 dias ou 15 dias (RE).
Cabimento: Recurso Ordinário, Recurso de Revista, embargos no TST, Agravo de Petição e Recurso Extraordinário.
É desnecessário que a matéria do principal seja vinculada ao adesivo.
SÚMULA 283 DO TST.
PEDIDO DE REVISÃO (LEI 5.584/70).
Cabimento: Reformar o valor da causa fixado pelo Juiz do Trabalho.
Prazo: 48 horas.
PROCESSO DO TRABALHO
Sobre o manejo do recurso adesivo na Justiça do Trabalho,assinale a afirmativa correta. 
a) É cabível e a matéria nele veiculada não precisa estar relacionada ao recurso principal.
b) É incabível na Justiça do Trabalho porque não há previsão dele na CLT.
c) É cabível, pressupondo sucumbência recíproca e, caso interposto pela empresa, ela fica isenta de preparo.
d) É cabível, mas a matéria nele veiculada precisa estar relacionada ao recurso principal.
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA.
CLT, art. 879: Sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos.
Fase preparatória para a execução, pois falta definir o quantum debeatur, abrangendo, inclusive, as contribuições previdenciárias.
Poderá ser feita por arbitramento, artigos ou cálculo.
Lembrar: Intimação prévia das partes para liquidação, inclusive das contribuições previdenciárias.
84
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
IMPUGNAÇÃO: Liquidada a sentença, as partes terão 10 DIAS, para indicar itens e valores da discordância, sob pena de preclusão (FACULDADE DO JUIZ).
A União também será intimada para manifestação (10 dias) – OBRIGATÓRIA.
LIQUIDAÇÃO POR CÁLCULO: É apresentado pelas partes;
Caso haja dependência de algum documento que se encontre em poder do Devedor, ele será intimado (30 dias), sob pena de aceitar o valor apresentado pelo Credor.
85
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Dois procedimentos: 
Art. 879 - Sendo ilíquida a sentença exeqüenda, ordenar-se-á, previamente, a sua liquidação, que poderá ser feita por cálculo, por arbitramento ou por artigos
 § 1º - Na liquidação, não se poderá modificar, ou inovar, a sentença liquidanda nem discutir matéria pertinente à causa principal.
§ 1o-A. A liquidação abrangerá, também, o cálculo das contribuições previdenciárias devidas. 
86
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
As partes deverão ser previamente intimadas para a apresentação do cálculo de liquidação, inclusive da contribuição previdenciária incidente. 
Elaborada a conta e tornada líquida, o Juiz poderá abrir às partes prazo sucessivo de 8 dias para impugnação fundamentada com a indicação dos itens e valores objeto da discordância, sob pena de preclusão.
       
Elaborada a conta pela parte ou pelos órgãos auxiliares da Justiça do Trabalho, o juiz procederá à intimação da União para manifestação, no prazo de 10 (dez) dias, sob pena de preclusão
87
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Prazo embargos: Art. 884 - Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação. 
§ 1º - A matéria de defesa será restrita às alegações de cumprimento da decisão ou do acordo, quitação ou prescrição da divida.
88
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
§ 2º - Se na defesa tiverem sido arroladas testemunhas, poderá o Juiz ou o Presidente do Tribunal, caso julgue necessários seus depoimentos, marcar audiência para a produção das provas, a qual deverá realizar-se dentro de 5 (cinco) dias.
§ 3º - Somente nos embargos à penhora poderá o executado impugnar a sentença de liquidação, cabendo ao exeqüente igual direito e no mesmo prazo. 
89
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
LIQUIDAÇÃO POR ARBITRAMENTO: PERÍCIA.
Quando determinado pela sentença;
Quando convencionado pelas partes;
Quando exigir a natureza do objeto da liquidação;
OBS.: Apresentado o laudo, as partes terão 8 DIAS para impugná-lo, podendo o juiz agendar audiência.
LIQUIDAÇÃO POR ARTIGOS (ÚNICA QUE NÃO PODE SER DE OFÍCIO): Depende de alegação e prova de fatos novos. Ex.: Juiz condena em horas extras, mas não indica quantas, o Autor deverá fazer esta prova.
90
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
É defeso às partes, na liquidação, discutir novamente a lide ou buscar a modificação da sentença.
IMPUGNAÇÃO À LIQUIDAÇÃO.
Duas formas de impugnação aos cálculos da liquidação:
A) Sentença de liquidação: Direito de defesa das partes APÓS a constrição judicial (EMBARGOS DE PENHORA – art. 884, §3º da CLT).
B) Conta de liquidação: Direito de defesa ANTES da constrição judicial (Falado anteriormente, prazo de 8 dias, com indicação dos itens e valores, art. 879, §3º, da CLT).
91
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Súmula 399 do TST:
I - É incabível ação rescisória para impugnar decisão homologatória de adjudicação ou arrematação. 
II - A decisão homologatória de cálculos apenas comporta rescisão quando enfrentar as questões envolvidas na elaboração da conta de liquidação, quer solvendo a controvérsia das partes quer explicitando, de ofício, os motivos pelos quais acolheu os cálculos oferecidos por uma das partes ou pelo setor de cálculos, e não contestados pela outra.
92
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Correção monetária 
- SUM-381    CORREÇÃO MONETÁRIA. SALÁRIO. ART. 459 DA CLT. O pagamento dos salários até o 5º dia útil do mês subseqüente ao vencido não está sujeito à correção monetária. Se essa data limite for ultrapassada, incidirá o índice da correção monetária do mês subseqüente ao da prestação dos serviços, a partir do dia 1º. 
93
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
DA EXECUÇÃO TRABALHISTA: execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado. 
Nos termos do artigo 883 da CLT, os juros de mora incidirão desde o ajuizamento da reclamação. Nas condenações por dano moral, a atualização monetária é devida a partir da data da decisão de arbitramento ou de alteração do valor. 
Aplicação subsidiária: Regra diferente da cognitiva:
1º Lei de Execução Fiscal (6.830/80)
2º Código de Processo Civil.
94
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
A decisão judicial transitada em julgado somente poderá ser levada a protesto, gerar inscrição do nome do executado em órgãos de proteção ao crédito ou no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT), nos termos da lei, depois de transcorrido o prazo de quarenta e cinco dias a contar da citação do executado, se não houver garantia do juízo. 
95
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 TÍTULOS EXECUTIVOS JUDICIAIS TRABALHISTAS:
Sentença transitada em julgado;
Sentença impugnada por recurso com efeito apenas devolutivo (art. 899 da CLT);
Acordo judicial não cumprido (decisão irrecorrível - Art. 831 da CLT; e Súmula 259 do TST);
96
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS TRABALHISTAS:
Termo de Ajustamento de Conduta do MPT.
Termo de Conciliação das CCP's (Lembrar que ocorre a quitação integral do contrato com este acordo). Art. 625-E, CLT.
Certidão de Inscrição na Dívida Ativa da União referente à penalidades administrativas impostas ao empregador pelos órgãos de fiscalização . (Art. 114, VII, CF/88.)
97
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 COMPETÊNCIA PARA PROCESSAMENTO E JULGAMENTO DA AÇÃO DE EXECUÇÃO:
Títulos Executivos Judiciais: O Juiz ou Presidente do Tribunal que tiver conciliado ou julgado originariamente o Dissídio.
Títulos Executivos Extrajudiciais: O Juiz que teria competência para o processo de conhecimento relativo à matéria.
Poderá o Exequente optar pela execução no local onde se encontram os bens sujeitos à expropriação ou o atual domicílio do executado.
Lembrar que é competência funcional, portanto, absoluta.
98
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 SUM-419    COMPETÊNCIA. EXECUÇÃO POR CARTA. EMBARGOS DE TERCEIRO. JUÍZO DEPRECADO. 
Na execução por carta precatória, os embargos de terceiro serão oferecidos no juízo deprecado, salvo se indicado pelo juízo deprecante o bem constrito ou se já devolvida a carta (art. 676, parágrafo único, do CPC de 2015).
99
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 PROCEDIMENTO DA EXECUÇÃO POR TÍTULOS EXECUTIVOS EXTRAJUDICIAIS NO PROCESSO DO TRABALHO
Petição inicial acompanhada de documentos;
Citação do executado (art. 880 da CLT)
TENTADAS 2 CITAÇÕES, FAR-SE-Á POREDITAL.
Pagamento (extinção da execução. Art. 881 da CLT) ou em caso de ausência de pagamento (penhora. Art. 883 da CLT)
Garantido o juízo (Prazo de 5 dias para Embargos)
Hasta Pública (art. 888 da CLT).
100
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 LEGITIMIDADE ATIVA
Qualquer interessado (Art. 878 da CLT)
Credor ou outra parte legítima por lei
Magistrado (Impulso oficial)
Ministério Público (art. 878, §1º, CLT)
Devedor (art. 878-A da CLT)
União (execução fiscal – art. 114, VII da CF/88 e Art. 4º, da Lei 6.830/80.)
Art. 567 do CPC
101
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 LEGITIMIDADE PASSIVA
Devedor no título (Art. 878 da CLT)
	Art. 4º da LEI 6.830/80
 Art. 4º - A execução fiscal poderá ser promovida contra:
 I - o devedor;
 II - o fiador;
 III - o espólio;
 IV - a massa;
 V - o responsável, nos termos da lei, por dívidas, tributárias ou não, de pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado; e
 VI - os sucessores a qualquer título.
102
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
 LEGITIMIDADE PASSIVA
Sucessão de empresas
Art. 10 e 448 da CLT
Desconsideração da pessoa jurídica
Art. 20 da Lei 8.078/90
Art. 133 E SEGUINTES do Código de Processo Civil
Sócio retirante (art. 1.003 do Código Civil)
103
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
A execução terá início com a expedição do mandado de citação, penhora e avaliação.
O Executado poderá cumprir a obrigação, dentro do prazo de 48 horas ou garantir a execução, sob pena de penhora. Art. 880, CLT.
Tentativas de localizar o Executado: 2 Vezes num espaço de 48 horas, senão, citação por edital. Art. 880, §3º, CLT.
A garantia da execução (atualizada e acrescida das despesas processuais) ou nomeação de bens à penhora, observará a ordem do 655 do CPC.
104
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Art. 835 - A penhora observará, preferencialmente, a seguinte ordem: 
I - dinheiro, em espécie ou em depósito ou aplicação em instituição financeira;
II - títulos da dívida pública da União, dos Estados e do Distrito Federal com cotação em mercado;
III - títulos e valores mobiliários com cotação em mercado;
IV - veículos de via terrestre;
V - bens imóveis;
VI - bens móveis em geral;
VII - semoventes;
VIII - navios e aeronaves;
IX - ações e quotas de sociedades simples e empresárias;
X - percentual do faturamento de empresa devedora;
XI - pedras e metais preciosos;
XII - direitos aquisitivos derivados de promessa de compra e venda e de alienação fiduciária em garantia;
XIII - outros direitos.
105
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
CUIDADO COM A PEGADINHA: NA EXECUÇÃO, APLICA-SE INICIALMENTE A LEI DE EXECUÇÕES FISCAIS (6.830/80), ENTRETANTO, NA PENHORA, APLICA-SE INICIALMENTE O 655 DO CPC.
 Art. 11 - A penhora ou arresto de bens obedecerá à seguinte ordem:
I - dinheiro;
II - título da dívida pública, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa;
III - pedras e metais preciosos;
IV - imóveis;
V - navios e aeronaves;
VI - veículos;
VII - móveis ou semoventes; e
VIII - direitos e ações.
106
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
EMBARGOS À EXECUÇÃO: 
GARANTIDA A EXECUÇÃO OU NOMEADOS BENS À PENHORA: PRAZO DE 5 DIAS E IGUAL PRAZO PARA O EXEQUENTE IMPUGNAR.
A Fazenda Pública tem 30 dias (MP 2.180-38/2001).
PODERÃO SER OUVIDAS TESTEMUNHAS, COM AUDIÊNCIA A SER MARCADA NO PRAZO DE 5 DIAS.
Lembrar que os embargos e as impugnações (já estudadas), serão julgados na mesma sentença.
107
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Na execução por carta precatória, os embargos (execução e de terceiros) serão oferecidos no juízo deprecante ou no juízo deprecado, mas a competência para julgá-los é do juízo deprecante, salvo se versarem unicamente vícios ou defeitos da penhora, avaliação ou alienação dos bens. (art. 747 do CPC).
Na execução por carta, os embargos do executado serão oferecidos no Juízo deprecado, que os remeterá ao Juízo deprecante, para instrução e julgamento. (LEF).
Parágrafo Único - Quando os embargos tiverem por objeto vícios ou irregularidades de atos do próprio Juízo deprecado, caber-lhe -á unicamente o julgamento dessa matéria.
108
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
CUIDADO: Considera-se inexigível o título judicial fundado em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo STF ou em aplicação ou interpretação tidas por incompatíveis com a Constituição Federal.
Lembrar (súmula 417 do TST): pode penhorar dinheiro tanto na execução provisória quanto na definitiva.
109
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Considerada suficiente a penhora, determina-se a avaliação dos bens, que deverá ser feita por Oficial de Justiça, no prazo de 10 dias, contados da nomeação.
Adjudicação: Feita pelo Exequente, e prefere a arrematação.
Arrematação: É a venda judicial dos bens – praça (imóveis) e leilão (móveis). É anunciado por edital, com antecedência de 20 dias. 
O Arrematante dará sinal de 20% do seu valor. Deve pagar em 24 horas, sob pena de perder o sinal e os bens voltam para a hasta pública.
110
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
Art. 833.  São impenhoráveis:
I - os bens inalienáveis e os declarados, por ato voluntário, não sujeitos à execução;
II - os móveis, os pertences e as utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou os que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida;
III - os vestuários, bem como os pertences de uso pessoal do executado, salvo se de elevado valor;
IV - os vencimentos, os subsídios, os soldos, os salários, as remunerações, os proventos de
111
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
aposentadoria, as pensões, os pecúlios e os montepios, bem como as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e de sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, ressalvado o § 2o;
V - os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado;
VI - o seguro de vida;
112
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
VII - os materiais necessários para obras em andamento, salvo se essas forem penhoradas;
VIII - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela família;
IX - os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social;
X - a quantia depositada em caderneta de poupança, até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos;
XI - os recursos públicos do fundo partidário recebidos por partido político, nos termos da lei;
XII - os créditos oriundos de alienação de unidades imobiliárias, sob regime de incorporação imobiliária, vinculados à execução da obra.
113
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
OJ 153 da SDI-II - MANDADO DE SEGURANÇA. EXECUÇÃO. ORDEM DE PENHORA SOBRE VALORES EXISTENTES EM CONTA SALÁRIO. ART. 649, IV, DO CPC. ILEGALIDADE. Ofende direito líquido e certo decisão que determina o bloqueio de numerário existente em conta salário, para  satisfação de crédito trabalhista, ainda que seja limitado a determinado percentual dos valores recebidos ou a valor revertido para fundo de aplicação ou poupança, visto que o art. 649, IV, do CPC contém norma imperativa que não admite interpretação ampliativa, sendo a exceção prevista no art. 649, § 2º, do CPC espécie e não gênero de crédito de natureza alimentícia, não englobando o crédito trabalhista. 
114
PROCESSO DO TRABALHO - OAB
OJ 54 DA SDI-II MANDADO DE SEGURANÇA. EMBARGOS DE TERCEIRO. CUMULAÇÃO. PENHORA. INCABÍVEL. Ajuizados embargos de terceiro (art. 1046 do CPC) para pleitear a desconstituição da penhora, é incabível a interposição de mandado de segurança com a mesma finalidade.
OJ 59 DA SDI-II MANDADO DE SEGURANÇA. PENHORA. CARTA DE FIANÇA BANCÁRIA. A carta de fiança bancária equivale a dinheiro para efeito da gradaçãodos bens penhoráveis, estabelecida no art. 655 do CPC.
115

Continue navegando