Buscar

Trabalho Gestão por Competências e do Conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ PORTO ALEGRE
ALINE AIRES, GABRIEL FAGUNDES, MAÍRA RODRIGUES E PÁBOLA OLIVEIRA
TRABALHO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E DO CONHECIMENTO
PORTO ALEGRE/RS
2018
APMG Imobiliária Ltda
Excelência e qualidade da Prestação de Serviços.
Proprietária: Maíra Rodrigues
Sócias Majoritárias: Aline Aires, Gabriel Fagundes e Pábola Oliveira
Endereço Matriz: Avenida Assis Brasil, 3280 – Cristo Redentor – Porto Alegre/RS – CEP: 91010-007
CNPJ: 10.010.425/0001-50
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata de uma aproximação de como se constitui uma empresa, de como ela se organiza e como funciona o seu planejamento com foco no setor de Recursos Humanos. 
Este trabalho foi feito em grupo, onde fizemos uma análise e pesquisa de diversos setores da empresa, desde sua criação até as etapas de processos simples do cotidiano institucional. 
O trabalho teve como objetivo nos aproximar de um campo profissional que poderemos vir a trabalhar um dia, ampliando as nossas visões, nos colocando a pensar e refletir sobre a formação e constituição de uma empresa em si e quais as tarefas que um Gestor de Recursos Humanos deve desempenhar e se dedicar na sua carreira profissional.
2 DESENVOLVIMENTO
Quem somos
Empresa fundada em 2010, com foco na atuação de prestação de serviços imobiliários de compra, venda e locação de imóveis. Com 5 anos neste segmento, conquistamos importantes clientes e o objetivo continua sendo a expansão de nossa empresa através do desenvolvimento profissionalização de nossos colaboradores.
O principal objetivo da APMG Imobiliária Ltda é oferecer serviços que garantam ao cliente satisfação garantida e a realização dos seus sonhos. A empresa se caracteriza pela proximidade com o cliente, processos padronizados e customizados a cada perfil garantindo assim agilidade, segurança e transparência.
Cultura Organizacional
Segundo a definição de L. Smircich em “Concepts of Culture and Organisational Analysis” a Cultura Organizacional representa o sistema de comportamentos, normas e valores sociais (padrões de referência que influenciam a forma como as pessoas agem e avaliam os acontecimentos) aceites e partilhados por todos os membros da organização e que de certa forma a tornam única. É, portanto, um conjunto de características únicas que permite distinguir a organização de todas as outras. Corresponde ao que representa a personalidade no indivíduo e transmite a forma como os membros da organização se comportam de acordo com o sistema de valores vigente.
Missão: Oferecer um serviço imobiliário com excelência e qualidade visando a realização dos sonhos e projetos para os nossos clientes, gerando satisfação para os nossos colaboradores, parceiros e acionistas.
Visão: Expandir nosso negócio sustentavelmente e ser reconhecidos como maior imobiliária no ramo de venda no Brasil da próxima década.
Valores: Segurança, ética, respeito, compromisso, qualidade, competitividade, foco no cliente e suas demandas, satisfação da equipe, geração de valor e acima de tudo transparência.
A importância da Cultura Organizacional deve-se ao fator de constituir um forte determinante da motivação na organização, facto que se deve às funções que desempenha, nomeadamente:
–Dar um sentimento de identidade, de unidade e de participação coletiva aos membros daorganização;
–Incentivar o empenhamento das pessoas;
–Guiar e modelar o comportamento das pessoas.
Stephen Robbins, em Organizational Behavior, destaca dez características que agregadas captam a essência da cultura organizacional:
– Identificação: até que ponto cada colaborador se identifica mais com a organização do que com a sua própria profissão;
– Ênfase no Grupo: traduz em que medida o trabalho na organização está organizado na base de equipas ou na base individual;
– Focos nas Pessoas: até que ponto as decisões degestão têm em consideração o impacto nos membros da organização;
– Integração Departamental: em que medida os diferentes departamentos ou divisões atuam de forma coordenada e interdependente;
– Controle: de que forma as regras, os regulamentos e a supervisão direta são usados para controlar o comportamento individual;
– Tolerância ao risco: até que ponto os membros da organização são encorajados a ser agressivos, inovadores e a enfrentar o risco;
– Critérios de recompensa: de que forma são atribuídas as recompensas e quais os fatores que as determinam;
– Tolerância de conflitos: em que medida os membros da organização são encorajados a encarar os conflitos com espírito de abertura;
– Orientação para os resultados: até que ponto a gestão está mais orientada para os resultados do que para os meios;
– Sistema Aberto ou Fechado: em que medida a organização está atenta à sua envolvente externa e atua em resposta às suas alterações.
Nosso compromisso com os clientes
Estar sempre aptos para servir, respeitando e orientando nossa atividade de acordo com suas necessidades. Buscar sempre novas técnicas para nossas atividades, desenvolvendo o serviço, para atender com eficiência as suas expectativas.
Valorizar sempre nossos colaboradores, desenvolvendo-os profissionalmente, para que os mesmos possam atender aos nossos clientes de forma que justifique a confiança a nós depositada. 
Respeitar e cumprir com todos compromissos acordados em contrato, prazos, dando confiabilidade e transparência a nossos parceiros.
Nossos serviços
- Compra de Imóveis 
Profissionais qualificados para atender e dar a devida atenção a cada um de nossos clientes, oferecendo sempre o que há de melhor na compra de um imóvel, buscando atender a necessidade do cliente para a conquista da sua casa própria.
Nossos profissionais são selecionados e devidamente treinados com base nas necessidades e características ideais para cada situação, sendo assim, preparados para atender as demandas necessárias, primando sempre o melhor para o cliente.
- Venda de imóveis
Os serviços ágeis, seguros e o atendimento personalizado de consultores experientes, junto com a excelente e completa consultoria durante todo o processo de venda do imóvel faz da APMG a melhor opção. Tendo credibilidade e toda assistência que se precisa para o anuncio de venda.
- Locação de Imóveis 
Deixar um imóvel para alugar na APMG é ter a tranquilidade para você e mais proteção para o seu patrimônio. Os proprietários contam com o apoio no processo de locação, assessoria nas questões jurídicas e gerenciamento de todos os processos relativos ao imóvel.
Além disso possuímos um atendimento exclusivo através de um Gestor Patrimonial dedicado a um grupo seleto de clientes. Ele está disponível para negociação dos valores de aluguel (reajuste), suporte em manutenção e desocupação e demais necessidades especificas para cada cliente. 
APMG possui um amplo cadastro de possíveis locatários, assim garantido a rápida locação do imóvel. Além da divulgação de ofertas via site móvel e Google. Temos também a colocação de placas, cartazes e faixas. 
Quadro de funcionários (MEXER)
Presidência, Diretoria, 1 Financeiro, 1 Administrativo, 1 RH, 1 Comercial, 2 recepcionistas/telefonistas, 22 porteiros e 2 jardineiros.
Total de: 30 colaboradores, 2 sócias cotistas e 1 sócia administradora.
PRESIDÊNCIA
Presidência: (01) Maíra Rodrigues
DIRETORIA
Diretoria: (03) Aline Aires, Gabriel Fagundes e Pábola de Oliveira
GERÊNCIA ADMINISTRATIVA: 
FINANCEIRO (18)
		Coordenador financeiro 
Analista Financeiro (02)
Assistente Financeiro (04)
Analista de Contas a Receber (02) 
Assistente de Contas a Receber (03)
Auxiliar de Contas a pagar (03)
Auxiliar de Contas a receber (03)
RECURSOS HUMANOS (16)
Coordenador de Gestão de Pessoas (01)
Coordenador de Gestão de Pessoas
Analista de Recursos Humanos
Analista de RH CBO:2524-05 – Analista de recursos humanos
Analista de Recrutamento e Seleção (2)
	Treinamento e Desenvolvimento (02)
Analista
de Folha de Pagamento (04)
Analista de Benefícios (02)
Assistente de Administração Pessoal (03)
Assistente de departamento Pessoal
Auxiliar de Administração Pessoal (02) CBO: 4110-30 – Auxiliar de Pessoal
ADMINISTRATIVO 
Gerente Administrativo CBO: 4101-05 Supervisor Administrativo
Gestor Patrimonial Imobiliário CBO 4102-20 Supervisor de controle patrimonial
Auxiliar Administrativo CBO: 4110-05 – Auxiliar administrativo
Assistente de Contratos
Recepção Recepcionista CBO: 4221-05 – Recepcionista em geral
Serviços Gerais CBO: 5143-25 Auxiliar de Limpeza 
GERÊNCIA OPERACIONAL
Coordenador(a) Comercial - CBO 4101-05 (Supervisor Administrativo)
Consultor de Vendas 
Consultor de Locação 
Consultor de Compras
Analista de Mercado
Auxiliar de Vendas
MARKETING
Coordenador de Marketing - CBO 1423-15 (Gerente de coordenação de marketing)
Analista de Marketing Digital - CBO 1423-35 (Analista de Marketing)
GERÊNCIA DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
Coordenador de Tecnologia e informação
Analista de Tecnologia e Informação
Desenvolvedor Web
Assistente de Tecnologia e Informação
Dos cargos acima citados, temos as seguintes descrições de cargos:
GERÊNCIA ADMINISTRATIVA
FINANCEIRO (18)
		Coordenador financeiro – 1421-15 (Gerente financeiro) 
Descrição: Coordenar o departamento de orçamento e de relatórios financeiros.
Participa no processo de planejamento e tomada de decisão para as finanças de todo o departamento.
Responsabilidades: Definir e supervisionar os procedimentos de gestão de tesouraria, desenvolver e preparar o relatório mensal e anual financeiro para o funcionamento de empresas, fundos e fundos de melhoria de capital, coordenar o processo de orçamento, aconselhar a gerência sobre as alocações de financiamento da empresa, preparar lançamentos para ajustar a contabilidade geral, se responsabilizar pela área financeira coordenando e controlando os processos relacionados à tesouraria, contas a pagar, contas a receber e folha de pagamento, coletar relatórios de trabalho de todos os associados e estudá-los para acompanhar a evolução do departamento de finanças, elaborar a execução dos orçamentos, o desenvolvimento de investimentos e avenidas de angariação de fundos, e apoiar as inspeções de auditoria interna e externa, prestar assistência ao departamento de planejamento na formulação de metas e objetivos financeiros determinando os caminhos para alcançá-los, analisar as fontes de renda da organização e sugerir formas de melhorar as fontes produtivas, apoiar os chefes de departamento em controlar as despesas utilizando os recursos até o seu limite mais alto.
		Formação Desejada: Graduação em Finanças de Empresas; Economia; Administração de Empresas.
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar
Experiência Desejada: Coordenação Financeira
Idiomas Necessários: Como desejável o inglês
Comportamentos Desejados: É essencial que esteja constantemente atualizado sobre o progresso do departamento, estar em condições de responder a todas as consultas a esse respeito, conhecimentos em planejamento de investimentos, orçamento e de angariação de fundos, saber manter o controle de atividades departamentais e coordená-los, possuir capacidade de detectar irregularidades e deficiências nos documentos financeiros, capacidade de analisar, identificar problemas de forma eficaz encontrando soluções viáveis. 
Analista de Contas a Receber (02) – CBO 4131-10 (Auxiliar de contabilidade)
Descrição: Organizam documentos e efetuam sua classificação contábil; Geram lançamentos contábeis, auxiliam na apuração dos impostos, conciliam contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitações, junto a órgãos do governo. Emitem notas de venda e de transferência entre outras; realizam o arquivo de documentos.
Responsabilidades: Efetuar levantamentos e controles de pouca complexidade, relativos aos registros das transações financeiras necessárias à sua gestão, realizar conciliação bancária das contas, conferindo os lançamentos de tarifas, pagamentos e créditos, efetuar a baixa no sistema de controle bancário, verificando eventuais pendências, realizar os processos de recebimento, verificar casos de inadimplência, identificando formas de negociação para diminuir o passivo, realizar relatórios de despesas e emitir notas de mão-de-obra, taxa de administração e intermediação, enviar aos locatários avisos de cobrança, controlar os pagamentos e negociar inadimplência, controlar vencimento e data de reajuste dos contratos de locação e vendas, informando o locatário, avaliar os prazos de pagamento, separar os documentos a serem pagos e emitir cheques, requisitar e encaminhar mensageiro para os serviços de pagamento em bancos e órgãos externos, controlar todos os processos de pagamentos (fornecedores, folha de pagamento, impostos, encargos, etc.), conferir os protocolos de entrega de notas fiscais, boletos e documentos para pagamento, emitir as guias de recolhimento dos impostos, efetuar o processo de Transferência Eletrônica de Dados (TED), conferir os pagamentos realizados, organizando e arquivando os comprovantes, separar guias de pagamento e notas fiscais, baixar diariamente os cheques e pagamentos on-line e realizar arquivo da área financeira (internos e externos). 
		Formação Desejada: Superior em andamento
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador, calculadora e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: 6 meses e conhecimento na área
Idiomas Necessários: Nenhum
Comportamentos Desejados: É essencial que possua domínio da matemática básica e financeira, domínio das ferramentas de informática, além de ser proativo, organizado, paciente, ter espírito de liderança, saber gerir crises, ser concentrado e saber trabalhar em equipe. 
RECURSOS HUMANOS (16)
Coordenador de Gestão de Pessoas - CBO 1421-05 (Gerente administrativo) 
Descrição: É o profissional responsável por gerir pessoas, visando planejar e construir as atividades da área de Recursos Humanos. 
Responsabilidades: Recrutamento, seleção e treinamento de profissionais atraindo profissionais de talento para a empresa. Gerenciar e elaborar a manutenção de planos de cargos e salários acompanhando os programas de treinamento, administração salarial, folha de pagamento, benefícios registros, controle de serviços prestados por terceiros, administrar a rotina dos empregados, desenvolver atividades em equipe, oferecer treinamento e definir políticas e procedimentos de recursos humanos, desenvolver e implementar as políticas de recursos humanos em toda a unidade de negócio, conforme orientação da matriz, assegurar a conformidade legal das práticas de recursos humanos, de acordo com as exigências legais, planejar e gerenciar programas de treinamento e desenvolvimento dos profissionais na avaliação de performance , preparando orçamento da área, e revendo estrutura de remuneração, manter programas de benefícios, estudando e avaliando novas práticas de acordo com tendências e custos, gerenciando processos de seleção, testes, entrevistas e integração de novos colaboradores. 
		Formação Desejada: Graduação Psicologia; Administração de Empresas; Recursos Humanos e Pós-graduação.
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: Experiência em desenvolvimento de pessoal, com treinamento, plano de avaliação, plano de remuneração, recrutamento e seleção. 
Idiomas Necessários: Nenhum
Comportamentos Desejados: Conhecimento e experiência em Recursos Humanos, comprometimento profissional, acessibilidade, Delegar tarefas, adotar uma conduta ética e equilibrada, Disciplina e organização, saber administrar o seu tempo otimizando o seu dia e ser uma liderança representativa.
Analista de RH – CBO 2524-05 (Analista de recursos humanos)
Descrição: É o profissional responsável por analisar, implantar e realizar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção por meio de processos seletivos
internos ou externos.
Analisa os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos. 
Responsabilidades: Propor e implementar programas de treinamento e desenvolvimento pessoal, aplicar a avaliação de eficácia de treinamento, analisar implantar políticas e procedimentos de recrutamento e pré-seleção por meio de processos seletivos internos e ou externos, apresentar a pré-seleção aos responsáveis da área para seleção final, elaborar anúncios de recrutamento para os meios de comunicações, analisar os casos de alterações de cargos, promoções, transferências, demissões e outros tipos de movimentação de pessoal, observando as normas e procedimentos aplicáveis, visando contribuir para a tomada de decisões nesses assuntos, realizar entrevista de admissão, acompanhamento e desligamento dos funcionários, coletando informações para elaboração de gráficos gerenciais, elaborar anúncios de recrutamento para os meios de comunicações, supervisionar o processo de integração do novo funcionário à instituição, realizar pesquisas sobre as tendências de mercado na área de remuneração e benefícios, visando subsidiar as definições das políticas de remuneração da instituição comunicar qualquer irregularidade do setor ao superior. 
		Formação Desejada: Graduação em Gestão de Recursos Humanos; Psicologia.
Requisitos Físicos: Não há 
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: 2 anos
Idiomas Necessários: Não há
Comportamentos Desejados: O Analista de Recursos Humanos deve ter como competências profissionais como ser responsável, ser educado; ser cordial, ter um bom relacionamento interpessoal, ser organizado, ser comunicativo, saber lidar com as pessoas, saber trabalhar sobre pressão, saber resolver situações de conflitos, gostar de trabalhar com pessoas. Pois ele terá que efetuar o recrutamento e seleção dos candidatos, desenvolvimento de pesquisa sobre a satisfação dos empegados, planejamento e coordenação de treinamentos internos e externos, revisão de análises de planos de cargos e salários, entre outras funções. Deve ter como competências a organização, pró atividade, boa comunicação, interação, atenção.
Auxiliar de Administração Pessoal (02) - CBO 4110-30 (Auxiliar de Pessoal)
Descrição: Atuar na área de departamento pessoal com foco em benefícios, cuidar de documentação de admissão e demissão e rescisão. 
Responsabilidades: Prestará auxilio na administração de pessoal com admissão, folha de pagamento, rescisão, folha de ponto, benefícios, desde controle, cálculos e apontamentos.
Fechar a folha de pagamento, atuar com imposto de renda, RAIS, GEFIP, atendimento aos clientes, organização de arquivos, preparar e calcular a folha de pagamento, rescisões, férias, recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e controles de pessoal, manter atualizado o cadastro de funcionários, cuidar do subsistema de benefícios em atividades como: vale-transporte, auxílio-alimentação, assistência odontológica e saúde, planos de incentivo, refeitório e atividades sociais, se responsabilizar pelo controle do registro de ponto (eletrônico) dos funcionários, fazer o fechamento e imputar para a folha de pagamento e para o sistema de banco de horas, realizar a apuração de banco de horas e informar o saldo via relatório para os gestores, executar homologação de rescisão de contrato, atender ao público interno, realizar processo de admissão, ser responsável pela solicitação de benefícios (vale transporte, assistência médica, cesta básica e seguro de vida), apoiando toda a área de administração de pessoal. 
		Formação Desejada: Superior em andamento
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: Noções de homologação e folha de pagamento. 
Idiomas Necessários: Nenhum
Comportamentos Desejados: Ser responsável, dinâmico, proativo, comunicativo, ter um bom relacionamento interpessoal, facilidade para lidar com pessoas, ser paciente, saber realizar mais que uma tarefa ao mesmo tempo, saber usar Excel e outras ferramentas web. Deve ter como competências profissionais: ter atenção a detalhes, capacidade de concentração, ser organizado, saber comunicar de forma clara e direta, ser confiável, ser responsável. Pois terá que conferir folhas de pagamento e ponto, realizar a liberação de pagamento, rescisão e férias; realizar admissão e demissão dos funcionários, realizar cálculo de horas extras e banco de horas, controlar ponto eletrônico, cuidas dos benefícios dos funcionários, entre outros.
ADMINISTRATIVO 
Gerente Administrativo - CBO 1421-05 (Gerente administrativo) 
Descrição: Supervisionam rotinas administrativas em instituições públicas e privadas, chefiando diretamente equipe de escriturários, auxiliares administrativos, secretários de expediente, operadores de máquina de escritório e contínuos. Coordenam serviços gerais de malotes, mensageiros, transporte, cartório, limpeza, terceirizados, manutenção de equipamento, mobiliário, instalações etc; administram recursos humanos, bens patrimoniais e materiais de consumo; organizam documentos e correspondências; gerenciam equipe. Podem manter rotinas financeiras, controlando fundo fixo (pequeno caixa), verbas, contas a pagar, fluxo de caixa e conta bancária, emitindo e conferindo notas fiscais e recibos, prestando contas e recolhendo impostos.
Responsabilidades: É o profissional responsável por toda manutenção da engrenagem que garante o andamento correto das funções de apoio administrativo.
Atua com a gestão da equipe, respondendo pelos recursos humanos, supervisionando o setor de compras dando assessoria a presidência da empresa, elaborando relatórios gerenciais e conduzir reuniões de recursos materiais e financeiros da área providenciando meios para que as atividades sejam desenvolvidas em conformidade com as normas e procedimentos técnicos.
Comandar setores como contas a pagar e receber, financeiro, departamento de pessoal, tesouraria e jurídico se responsabilizando por todas as áreas que envolvem a administração da empresa para que em seu departamento tudo funcione perfeitamente, pois os outros setores dependem muito do setor da administração. 
		Formação Desejada Graduação em Administração, Pós-Graduação de especialização em gerência administrativa.
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: 3 anos com gestão de equipe 
Idiomas Necessários: Como desejável o Inglês
Comportamentos Desejados: Capacidade de liderança, espírito empreendedor e objetividade. 
	Gestor Patrimonial Imobiliário – CBO 4102-20 (Supervisor de controle patrimonial)
Descrição: Supervisionam e controlam equipe e serviços financeiros, de câmbio, bens-patrimoniais, créditos e bancários; elaboram orçamentos; efetuam e conferem pagamentos; realizam cobranças, planejando e solucionando pendências; administram almoxarifado.
Responsabilidades: Gerir o processo de obtenção e renovação de licenças de operação e funcionamento, bem como seus pré-requisitos; Conduzir as operações imobiliárias da empresa, como locações, venda e desmobilizações de sites e operações; Gerir os contratos de locação da empresa, garantindo a eficiência de custos e condições do portfólio, analisando o mercado imobiliário e criando estratégias que garantam os objetivos da empresa, incluindo ações renovatórias. Apoiar a expansão das operações, montando soluções que atendam a evolução dos negócios da empresa. Gerir os fornecedores, proprietários e demais terceiros envolvidas nas operações.
		Formação Desejada: Nível superior completo, curso básico de qualificação profissional 
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: Desejável já ter atuado em Gestão Imobiliária de 3
à 4 anos
Idiomas Necessários: Como Desejável o Inglês
Comportamentos Desejados: Habilidade de negociação, senso de urgência, alta capacidade analítica, comprometimento. 
GERÊNCIA OPERACIONAL
MARKETING
Coordenador de Marketing - CBO 1423-15 (Gerente de coordenação de marketing)
Descrição: Elaboram planos estratégicos das áreas de comercialização, marketing e comunicação para empresas agroindustriais, industriais, de comercialização e serviços em geral; implementam atividades e coordenam sua execução; assessoram a diretoria e setores da empresa. Na área de atuação, gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e financeiros e promovem condições de segurança, saúde, preservação ambiental e qualidade. Atuam no processo de decisão política, participam da formulação de políticas públicas, elaboram e estabelecem estratégias de relações governamentais, analisam os riscos regulatórios ou normativos e defendem os interesses dos representados. 
Responsabilidades: 
Estudar o comportamento do consumidor, relacionar as necessidades do consumidor e realizar mudança a fim de sacia-las, produzir relatório destacando o público alvo, o preço, a promoção e o local de venda de cada produto, elaborar estratégias de venda de acordo com as observações feitas, examinar contratos de compra e venda adequar os contratos ás exigências do vendedor e do comprador, objetivando o benefício de ambos, prestar assessoria a pequenas e médias empresas, elaborando estratégias para melhorar a imagem e maximizar o lucro, coordenar campanhas publicitárias, promover qualquer imagem, seja de um produto, serviço, empresa pública ou privada, pessoa pública, acompanhar o processo de negociação, incluindo ideias que visem à melhoria da imagem do cliente, elaborar tática de venda, de acordo com as necessidades do cliente, propor ações de venda interna e externa, elaborando projetos de microlocalização de pontos de atendimento, merchandising e programas de publicidade e propaganda, planejar e conduzir as pesquisas de marketing da empresa, definindo as ferramentas e instrumentos de pesquisa e o público alvo, planejar e conduzir o desenvolvimento de novos produtos, supervisionar a execução das atividades desta área, pesquisar e analisar a concorrência, elaborando relatórios periódicos para a diretoria da área, criar e programar um plano de desenvolvimento das diferentes linhas do portfólio observando as oportunidades de mercado, pesquisar e apontar as tendências de mercado analisando e traduzindo todas as informações coletadas no mercado, indicando os pontos fortes e fracos. 
		Formação Desejada: Graduação em Marketing; Graduação em Publicidade e Propaganda e Pós-graduação.
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e demais aparelhos multimídia
Experiência Desejada: Experiência comprovada em Publicidade e Propaganda
Idiomas Necessários: Como Desejável o Inglês
Comportamentos Desejados: É essencial que possua capacidade de observação, disciplina, capacidade de organização habilidade nas vendas, capacidade de tomar decisões, facilidade para lidar com as pessoas, visão de projeto e habilidade de negociação. 
GERÊNCIA DA TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO
Coordenador de Tecnologia e Informação - CBO 1236-05 (Diretor de serviços de informática)
Descrição: Planejam e coordenam atividades de tecnologia de informação e de serviços de informática, definindo objetivos, metas, riscos, projetos, necessidades dos clientes e acompanhando tendências tecnológicas; dirigem e administram equipes, delegando autoridade e aperfeiçoando perfil e desempenho da equipe e fornecedores; controlam qualidade e eficiência do serviço; implementam serviços e produtos; prestam contas, reportando andamento dos projetos, riscos, resultados de rentabilidade e pesquisas de satisfação, aos acionistas, clientes, funcionários, fornecedores e sociedade; organizam recursos humanos, materiais e financeiros.
Responsabilidades: Gerenciar as atividades da área de Informática, envolvendo a elaboração de projetos de implantação, racionalização e redesenho de processos, incluindo desenvolvimento e integração de sistemas, com utilização de alta tecnologia, identificando oportunidades de aplicação dessa tecnologia.
Gerenciar um projeto em todos seus estágios, planejar e gerenciar toda área de TI, envolvendo infraestrutura e sistemas, atuar na governança de TI e engenharia de processos, elaborar estratégias e procedimentos de contingências, visando a segurança a níveis de dados, acessos, auditorias e a continuidade dos serviços dos Sistemas de Informação, coordenar os trabalhos de suas equipes, cuidando da avaliação e identificação de soluções tecnológicas, planejamento de projetos e entendimento das necessidades do negócio e dos clientes, negociar com consultorias para contratação de desenvolvimento de projetos ou alocação de recursos para desenvolvimento de atividades de análise e programação, atribuir aos membros da equipe as funções de cada um, repassando os prazos e também orçamentos, identificar, documentar, gerenciar e solucionar todos os problemas que possam surgir, realizar o controle de qualidade e assim proporcionar um nível de qualidade aceitável, cobrar de cada membro da equipe para que a função designada esteja sendo realizada com sucesso, verificar cada etapa do projeto e assim, podendo passar para a fase seguinte, verificar a finalização do projeto e realizar um levantamento dos erros e acertos, sendo responsável pelo sucesso final de cada projeto. 
		Formação Desejada: Graduação em Sistemas de Informação; Ciência da computação; Pós-graduação; Cursos complementares em Informática e Rede.
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: Experiência comprovada em Sistemas e Infraestrutura
Idiomas Necessários: Como desejável o Inglês
Comportamentos Desejados: Ter disciplina e capacidade de gerenciar e coordenar um projeto, capacidade de atribuir funções e cobrar para que todas estejam sendo realizadas no prazo hábil, possuir espírito de liderança para fazer com que a equipe siga todas as suas designações e manter-se atualizado em sua área 
Analista de Tecnologia e Informação – CBO 2124-05 (Analista de desenvolvimento de sistemas)
Descrição: Desenvolvem e implantam sistemas informatizados dimensionando requisitos e funcionalidade dos sistemas, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos. Administram ambiente informatizado, prestam suporte técnico ao cliente, elaboram documentação técnica. Estabelecem padrões, coordenam projetos, oferecem soluções para ambientes informatizados e pesquisam tecnologias em informática.
Responsabilidades: Projetar, planejar, instalar, configurar e administrar redes de computadores, dimensionando requisitos do sistema, especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas codificando os aplicativos.
Monitora e avalia o desempenho da rede, ele programa e configura as políticas e procedimentos de segurança da rede e prove suporte aos usuários da rede.
Coordenar projetos e oferecer soluções para ambientes informatizados, prestar suporte técnico e treinamento ao usuário, estabelecer padrões, elaborar documentação técnica, pesquisar tecnologia em informática, orientar áreas de apoio, acionar suporte de terceiros, instalar e configurar software e hardware, dimensionar requisitos e funcionalidade de sistemas, definir alternativas físicas de implementação, especificar a arquitetura do sistema, montar protótipo do sistema, testar sistema, monitorar o desempenho do sistema, identificar falhas no sistema, executar procedimentos para melhoria de desempenho de sistema, elaborar dicionário de dados, manuais do sistema e relatórios técnicos, documentar estrutura de rede, administrar recursos internos e externos, acompanhar execução do projeto, avaliar qualidade de produtos gerados, executando outras tarefas
da mesma natureza. 
		Formação Desejada: Graduação em Análise de Sistemas; Ciência da Computação.
Requisitos Físicos: Não há
Máquinas ou Equipamentos: Computador e o que mais necessitar.
Experiência Desejada: Experiência em análise de ameaças, detecção de anomalia e gerenciamento de desempenho. 
Idiomas Necessários: Como desejável o Inglês
Comportamentos Desejados: Manter-se atualizado em sua área 
Clima Organizacional
O termo clima organizacional refere – se especificamente as propriedades motivacionais do ambiente interno de uma organização, ou seja, aos aspectos internos da organização que levam à provocação de diferentes espécies de motivação nos seus participantes.
É o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa.
A apuração do nível de satisfação dos colaboradores, se faz necessária para:
Indicar e apoiar as decisões dos gestores;
·Mensurar como está a qualidade de vida no trabalho dos colaboradores. Assim, se a qualidade do trabalho for pobre, conduzirá à alienação do empregado e à insatisfação, à má vontade, ao declínio da produtividade, à comportamentos contraproducentes (como rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.)
· Estabelecer referências confiáveis sobre um ambiente específico para implementar ações, onde cresça a motivação, gerando um espírito participativo, efetivo, levando
a empresa a atingir excelentes níveis de produtividade e comprometimento.
O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização. A pesquisa revelará a realidade percebida pelos colaboradores e não somente o que efetivamente acontece.
Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social.
Metodologia de Pesquisa
A aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional é realizada semestralmente pela área de Recursos Humanos, baseado em entrevistas individuais com os funcionários, com duração máxima de 1 hora.
Apresentada aos pesquisados: os objetivos do trabalho, a definição de Pesquisa de Clima Organizacional e as características da pesquisa, assegurando os aspectos ético e sigiloso de todo o trabalho.
Alguns Temas
	Clareza de Objetivos:grau em que a Empresa tem seus objetivos claros, definidos, completos e bem orientados para médio e longo prazo.
	Remuneração:grau em que os salários e benefícios são internamente equilibrados, justos e competitivos quando comparados externamente.
	Qualidade do Processo Decisório:grau em que as decisões são realizadas no nível hierárquico adequado e com base em informações necessárias, claras e suficientes.
	Integração e Comunicação:grau em que a Empresa assegura comunicações efetivas em toda a organização e promove interações cooperativas entre as suas unidades e departamentos.
	Estilo Gerencial:grau de habilidade para gerenciamento de pessoas e estímulo às iniciativas individuais para maior eficácia organizacional.
Plano de Ação
	Estudo do sistema de remuneração da empresa através de pesquisa salarial a fim de verificar em que faixa a remuneração definida pela APMG está localizada no mercado externo, em empresas do mesmo ramo e porte;
	Formalização do processo de avaliação de colaboradores, com prévia preparação dos avaliadores envolvendo os conceitos de percepção, competências interessantes ao negócio e outros temas relativos ao processo;
	Levantamento das Necessidades de Treinamento das equipes a fim de verificar suas carências de conhecimentos, habilidades e atitudes coerentes com as funções exercidas.
	Elaboração de Plano Individual de Treinamento e Desenvolvimento Gerencial;
	Criação/ otimização dos canais de comunicação com os associados e colaboradores onde seja estimulado o clima de contribuição para sugestões e opiniões de todos.
	Realização de campanha motivacional a fim de aumentar o grau de comprometimento com a Empresa e reestabelecer o sentimento de afiliação entre as equipes.
	Esclarecimento sobre as metas e objetivos a serem atingidos pela Empresa.
Competência Empresarial
Competência empresarial entende-se como o conjunto de qualidades e características que a empresa desenvolve e aperfeiçoa, para oferecer com continuidade bens e serviços que atendem às necessidades encantando seus clientes e usuários. Na verdade, modernidade, criatividade e satisfação, com qualidade.
Necessário se faz que o cargo gerencial acompanhe, e isto suceda no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, aplicadores que são das decisões superiores.
O termo competência se assemelha em boa parte ao termo competição. A competência é uma habilidade que abrange todas as áreas de operação da empresa; a produção, a comercialização, e os processos de apoio, finanças, gestão de pessoas, suprimentos, tecnologia da informação, etc.
O RH deve orientar suas ações de forma que supra a empresa com competências pessoais próprias à implementação estratégica. A elaboração estratégica não pode mais ser considerado diferencial entre as empresas. O verdadeiro diferencial é a habilidade de executar a estratégia.
As competências são encontradas no conceito CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes). Conhecimentos, entendido como informações, procedimentos, fatos e conceitos. Habilidades, como capacidades técnicas e talentos; por fim, atitudes, traduzidas por valores, princípios, ponto de vista, opiniões e percepções.
O Papel do RH
Promover, acompanhar, desenvolver, instruir, dirigir, administrar, capacitar, treinar e controlar os colaboradores para que todos tenham um mesmo foco, caminhem ao encontro do que é solicitado pela empresa, de maneira a cumprir com a nossa missão, visão e valores. Além de criar meios para que a empresa alcance seus objetivos financeiros e a total satisfação do cliente. 
O RH é fundamental para administrar comportamentos dentro de uma organização. A partir do reconhecimento das pessoas como recursos, faz-se necessário estabelecer formas de gerenciar e investir neles, e explorar de forma positiva a plenitude das capacidades humanas disponíveis na empresa. As funções do departamento de RH serão também o que se refere a seleção de profissionais para compor a equipe da instituição à sua gerência, dar treinamentos, fazer o recrutamento, planejar para que os mesmos se desenvolvam, guiar e orientar os profissionais quanto aos objetivos e metas da empresa, proporcionando um ambiente de comunicação aberta, passa a ser também preocupação e responsabilidade do setor, compondo parte importante do que "o recursos humanos" faz pela organização na qual se insere. 
Entrevista de desligamento
Será conduzida por um profissional do RH, realizada com todos os colaboradores que estão saindo da Empresa. O objetivo da entrevista é para saber o nível de satisfação do colaborador ao deixar a empresa e gerar melhorias na gestão de pessoas e clima organizacional para os colaboradores que permanecem na organização
O entrevistador deve encerrar a entrevista de desligamento de uma forma
discretamente otimista, o suficiente para manter elevada a autoestima do
ex-funcionário. Se possível, logo após o encerramento da entrevista,
o entrevistador deverá redigir seu relatório, procurando dar as informações
que atendam aos objetivos principais da entrevista e evitando colocar ali
suposições pessoais. Este documento será arquivado pela empresa.
Pesquisa de Satisfação e Programa de Sugestões
É feita através de questionários, onde uma pessoa fica responsável por
fazer visitas a clientes e conversar com os colaboradores da instituição. Após isso, é feito um levantamento das respostas, criando indicadores de melhorias para serem aplicadas.
O retorno é dado aos colaboradores através de uma reunião trimestral, onde serão criadas metas para alcançar as melhorias indicadas na pesquisa e aos clientes através de e-mail.
- Clientes satisfeitos são os melhores promotores da sua empresa, já os insatisfeitos podem ser os principais causadores da baixa taxa de retorno e retenção.
- 62% dos consumidores globais pararam de fazer negócio com uma marca ou empresa por conta de uma experiência ruim de atendimento.
- 76% dos consumidores dizem que enxergam o atendimento ao cliente como o verdadeiro teste do quanto as empresas os valorizam.
 
Os pilares estratégicos geralmente pesquisados são:
	Qualidade do produto/serviço;
	Ambiente (Físico, virtual);
	Departamentos específicos (Comercial/Vendas/Pós Vendas/Financeiro);
	Atendimento;
	Agilidade;
	Resolução de Problemas.
Conflitos e Greves
Geralmente, temos dois tipos de conflitos: individuais e coletivos, que se baseiam no tripé: sujeitos, interesses e causas.
- Individuais: É a defesa de interesse isolado concreto; a causa é específica. O interesse é autônomo e não se comunica.
- Coletivo: É a defesa dos interesses grupais. É interesse de grupos, abstrata e geral. Os interesses são comuns.
Os conflitos são sempre resolvidos de maneira pacifica e através de conversas, em alguns casos mais específicos, a empresa tem o amparo legal da CLT e suas legislações, bem como a Convenção Coletiva dos Trabalhadores.
Em caso de greves, a empresa tenta sempre manter o bom senso e acompanhar a necessidade de cada colaborador, disponibilizando a condução até seu local de trabalho e abonando eventuais atrasos que podem ocorrer.
Programa Motivacional e Capacitação dos Colaboradores
 
A empresa visa constante aperfeiçoamento de seus funcionários e preocupada em motiva-los, mesmo em momentos de crise nacional.
Pensando neste colaborador, há vários momentos importantes, como:
- Admissão: há um treinamento inicial chamado Integração, onde passamos a Visão, Missão e Valores da Empresa. É falado a respeito de onde queremos chegar, o que esperamos dos colaboradores e o que os colaboradores devem esperar da empresa. É feita uma visita dentro da empresa e apresentamos informações inerentes a empresa;
- Treinamentos: Para Porteiros (as), fornecemos treinamentos com foco no cliente, bom atendimento, atendimento humanizado e proativo. Treinamento direto e padronizado de portaria e práticas de relacionamento com o cliente. Para Jardineiros (as), fornecemos treinamentos referente ao entendimento e conhecimento dos materiais, paisagismo elegante e com melhor aproveitamento do espaço, conhecimento e estudo das plantas e suas respectivas estações;
- Aprendizado contínuo e periódico de forma a motivá-los para melhoria constante do trabalho;
- Reuniões periódicas para repassar feedbacks, ter maior contato com equipe, conhecendo seus receios, medos e necessidades diárias, auxiliando-os constantemente;
- Canal direto e aberto com chefia caso necessário, sugestões, reclamações;
- Gestão de Desempenho visando a melhora de seu funcionário, motivando para que a cada dia ele seja o melhor que possa ser e agregar conhecimento onde ambos, empresa e colaborador, estejam satisfeitos.
Plano de melhoria
Avaliar o clima organizacional é uma medida saudável para saber como as pessoas se sentem no emprego, em termos de tratamento e relacionamento, e suas expectativas para os próximos meses/anos. Por isso a Flash Service, adotou a avalição 360°, como método de avaliação. 
Esta avaliação é feita por meio de um questionário específico, que visa descrever os comportamentos e competências considerados essenciais pela organização, a fim de facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método de avaliação de desempenho é o mais adequado para situar o colaborador com relação às competências desejadas pela empresa. O resultado final da Avaliação 360° deverá apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário, oferecendo dados para a elaboração de um plano de ação em relação às melhorias individuais e, também, da organização.
Benefícios
- Horário flexível
- Ajuda de custos para estudos
- Plano de previdência
- Assistência Médica e Odontológica
- Convenio com academia (sem custo para o colaborador)
- Vale transporte
- Vale refeição 
- Seguro de vida 
- Segurança
Absenteísmo
É responsabilidade do RH identificar e fazer o controle dos absenteístas em seus setores juntamente com sua chefia direta. Os mesmos encontram-se quinzenalmente para uma reunião, juntamente com os demais envolvidos nas ações e a gerência da empresa. 
Nesse encontro são trocadas experiências e pensa-se o planejamento de estratégias que possam ser eficazes no tratamento do absenteísmo, levantando também as dificuldades. No entanto, lembrando que a maioria das causas de atrasos e faltas é a falta de motivação e de conexão com o ambiente de trabalho, algumas estratégias como melhoria da comunicação, do clima organizacional e feedback constante são melhores recebidas, recompensas financeiras e planos de carreira também são incentivos.
Na realidade, independentemente de quais medidas forem tomadas, é importante manter em mente que se trata de uma transformação de hábitos de todas as partas envolvidas: colaboradores, intermediadores (como o departamento de RH) e a liderança. 
O que a Flash Service espera de seus colaboradores
- Responsabilidade; 
- Pontualidade; 
- Assiduidade; 
- Comprometimento com a empresa e com os nossos valores;
- Boa comunicação; 
- Bom relacionamento com clientes e colegas. 
O que os colaboradores esperam da Flash Service
Os colaboradores esperam que haja uma liderança que conduza o grupo a ações e esforços que promova resultados a favor de todos – empresa, empresário e seus funcionários. Esperam que o líder os ajude no cumprimento das tarefas, que os estimule para alcançarem os objetivos pessoais e grupais. Que o líder seja exemplo pela ética, pelo respeito às pessoas, por um tratamento baseado na justiça e na igualdade, sem diferenciar ninguém. Eles são iguais e querem tratamento igual. Eles gostam de se sentir importantes e querem participar. Querem opinar e sugerir. Os colaboradores querem sentir-se importante e integrante do processo. Eles buscam crescimento e o desenvolvimento profissional. 
Meios de Comunicação
A comunicação interna é muito importante para as empresas. A empresa se preocupou com isto e resolveu adotar alguns meios ou canais de comunicação acessíveis para empresa que não exigiu grande investimento e são eficazes. São eles:
	Murais ou quadros de avisos atualizados e colocados em locais de grande circulação, como por exemplo no refeitório;
	Jornais impressos com no máximo quatro páginas, contando com a capa. Contendo uma linguagem simples e textos curtos para estimular a leitura;
	E-mails oficiais com textos simples e com uma frequência pré-definida de envio aos colaboradores;
	Utilização do WhatsApp como facilitador da informação e comunicação;
	Reuniões periódicas fortalecendo a comunicação “face a face” e alguns feedbacks também são dados rapidamente aos funcionários.
	Caixa de sugestões através de formulários. Os funcionários podem apresentar sugestões, comentários e até denunciar fatos que podem comprometer a empresa.
QVT - Qualidade de vida no trabalho
A Flash Service, criou um programa que incentiva os colaboradores a apresentar ideias.
Café da manhã mensal: A Área de Recursos Humanos, promove esses encontros mensais para bater papo com os colaboradores, onde os empregados são convidados a dar sua opinião.
Cuidados com o corpo e a mente: É importante estimular políticas para o bem-estar físico. Por isso adotamos a ginastica para nossos funcionários. Momentos de pausa ajudam a combater o sedentarismo.
Temos convênios com planos de saúde para oferecer palestras, avaliações físicas e distribuição de material educativo para os colaboradores.
Segurança no ambiente de trabalho
Um bom ambiente de trabalho contribui para o aumento da produtividade, pois facilita o planejamento das atividades, melhora a comunicação interna e as relações de trabalho, aumenta a autoestima e autoconfiança do funcionário e estimula o comprometimento e cooperação da equipe.
Pensando nisso, a empresa montou um escritório com acessórios adequados, placas com informações de segurança, tudo de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), visando a saúde dos colaboradores e disponibilizando EPI’s para os trabalhadores de portaria e jardinagem. A vistoria nesses equipamentos é feita mensalmente, visando manter tudo em perfeito estado de uso. 
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. A Norma Regulamentadora – NR 7 através da Portaria 3214/78 regulamenta o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional.
Ele tem o objetivo de analisar junto com o PPRA (Programa de Prevenção de Risco Ambiental) os exames para cada função.
Tem caráter de prevenção, mapeamento precoce e diagnóstico do estado da saúde dos trabalhadores, além da constatação dos casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.
Nossa empresa tem convênio com a Cometra, para realização de exames admissionais, demissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e a elaboração e manutenção do seu PCMSO.
Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA) é obrigação de toda a empresa ter para medidas de segurança e saúde do trabalhador.
Sua implementação é legislada pela Norma Regulamentadora (NR) 9, para a prevenção dos riscos físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho.
O PPRA deve conter:
- Um planejamento anual, com descrição das metas, das prioridades para o ano e um cronograma de atividades;
- Deve descrever a metodologia de ação e as estratégias que serão utilizadas para o alcance das metas;
- Deve indicar a forma de registro, manutenção e divulgação dos dados além de indicar a frequência e a forma de avaliação.
- É feito no mínimo uma vez por ano, e sempre que necessário ser revisto.
Sustentabilidade
A sustentabilidade empresarial se tornou praticamente uma obrigação das empresas que desejam se destacar no mercado cada vez mais competitivo em que estamos inseridos atualmente.
Além de ajudar o planeta e criar uma corrente de sustentabilidade, a empresa está dando exemplos aos seus clientes e a outras empresas, de que ter um negócio sustentável, do ponto de vista ambiental, também é possível sim!
A Flash Service promove treinamentos sobre sustentabilidade para todos os seus colaboradores, mostrando a eles a importância de adotar práticas sustentáveis, não só no ambiente empresarial, mas também em suas casas e nas ruas das cidades onde cada um reside, bem como projetos de preservação do meio-ambiente.
Incentivamos os colaboradores a usarem canecas ou copos laváveis e eliminarem o uso de copos ou qualquer tipo de material descartável, pois quanto mais se usa, mais lixo eles geram. Alguns optaram pelo uso de garrafinhas (squeezes).
Economia de papel, água e energia. Lembramos a todos de imprimir somente o indispensável, fechar a torneira quando não estiverem usando, desligarem as luzes e os equipamentos todos os dias ao final do expediente. Substituímos todas as lâmpadas normais por lâmpadas de LED. 
Invista na reciclagem. Se não vamos mais utilizar, encontramos uma maneira de reciclar os materiais que antes seriam descartados. Os papéis que foram utilizados para impressão e não servem mais, viram folhas de rascunho ou pequenos blocos de anotação. Além disso, espalhamos pela empresa lixeiras, para facilitar a separação do lixo orgânico do lixo reciclável e utilizamos sacos biodegradáveis ao invés de sacolas plásticas.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este trabalho possibilitou uma reflexão sobre como seria a constituição de uma empresa e alguns processos que devem existir em uma organização, o que foi muito gratificante para nós. A partir dessas pesquisas e conversas que trocamos, conseguimos refletir e repensar a profissão de Gestor de Recursos Humanos como algo de grande necessidade e importância no contexto institucional. 
As pesquisas e troca de informações nos fizeram relembrar todas as disciplinas estudadas até aqui e como tudo isso aparece claramente no fazer profissional cotidianamente, e como precisamos estar preparados para encarar diversas situações que vão aparecer para nós em qualquer campo de trabalho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando