Buscar

ATIVIDADE AVALIATIVA PSICOLOGIA E CULTURA ORGANIZACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA E CULTURA ORGANIZACIONAL
QUESTÃO A
O funcionamento dessas grandes organizações requer o atendimento aos seguintes princípios: racionalização, hierarquização, especialização e formalização.
Racionalização, este é o motor dos demais processos de implementação de uma estrutura organizacional. Assim sendo, a racionalidade conduz à elaboração da hierarquização, da especialização e da formalização. O uso de métodos racionais adequados não só possibilita a eficácia da organização como também promove sua eficiência. Saber que cargos são necessários para a execução de uma tarefa, o perfil ideal de pessoas para ocupá-los e o melhor meio de executar uma atividade depende da racionalização (WEBER, 2001 a; 2001 b)
Hierarquização Nas organizações, as atividades, os dispositivos estruturais (cargos, funções, normas) e as pessoas se relacionam por meio deste principio. Quanto mais elevada for a posição hierárquica de um cargo, maior será a autoridade desta e maior será a responsabilidade da pessoa que a ocupa. É por meio da hierarquia que as atividades da organização são planejadas, visando à concretização de objetivos (WEBER, 2001 a; 2001 b).
Especialização está relacionado às atividades desenvolvidas pelos indivíduos membros da organização e à função da organização propriamente dita. A especialização de um trabalhador em uma tarefa facilita a eficácia e promove a eficiência. 
Formalização é uma função importante da burocracia na organização e proporciona estabilidade e previsibilidade – componentes necessários para a segurança da organização. À atuação da burocracia nas estruturas e na cultura das organizações dá-se o nome de formalização (WEBER, 2004 a; 2004 b)
Referências Bibliográficas: 
Livro da disciplina: disponivel em: file:///C:/Users/Creche%20Ana%20Rosa/Downloads/001.pdf em 30 de outubro de 2017.
QUESTÃO B
A cultura organizacional da empresa Google é muito bem definida e diversificada e têm mostrado ao mundo moderno uma nova maneira de gerir pessoas. O seu ambiente de trabalho reflete exatamente esse conceito é um dos setores que mais chamam a atenção na instituição, pois o que antes era apenas um escritório com mesas e escrivaninhas isoladas hoje tornou um ambiente mais leve e agradável em que toda a equipe trabalha junta em que cada um tem uma função diferente. Dessa forma o modelo é muito favorável, pois a integração entre os colabores é o que fundamenta essa forma de gestão.
A Google têm uma atuação firme quanto as políticas de recursos humanos. A empresa trabalha por um ambiente saudável onde os funcionários realizam atividades lúdicas durante a rotina de trabalho para que as pessoas se divirtam e trabalhem ao mesmo tempo, mas também realiza seleções específicas ao perfil da empresa, exigindo até um pouco mais das pessoas que nela trabalham tornando a análise do currículo o elemento chave numa cultura organizacional.
O perfil de profissional que compõe a Google necessita de ter um mente integrativa, agindo como dono da empresa e não como apenas um comandado. As ideias precisam fluir de maneira que barreiras entre chefe e empregado se rompam, dando liberdade para todos os membros usarem a criatividade.
Referências Bibliográficas: 
CULTURA DA ORGANIZAÇÃO: disponivel em: http://culturadaorganizacao.blogspot.com.br/2012/06/o-google-e-sua-cultura-organizacional.html Em > 30 de outubro de 2017.

Continue navegando