A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL HISTORIA DA EDUCAÇAO E LEGISLAÇAO EDUCACIONAL

Pré-visualização | Página 2 de 3

A
	V – F – V
	
	B
	 V – V – F
	
	C
	V – F – F
	
	D
	 F – V – F
	
	E
	 F – F – V Você acertou!
 A afirmativa I é FALSA: O calendário escolar deve ser adequado às situações locais, às peculiaridades climáticas e econômicas, mas sem a redução da carga horária e com autorização do respectivo sistema de ensino (LDBEN, art. 23, § 2°). [...] (p. 179)
 A afirmativa II é FALSA: [...] Todas as instituições escolares de educação básica devem ofertar pelo menos 800 horas anuais, distribuídas em 200 dias letivos (em existindo exames finais, os tempos reservados para eles não são incluídos nas 800 horas) (LDBEN, art. 24,1). (p. 179)
 A afirmativa III é VERDADEIRA: A LDBEN dc 1996, (art. 34 e art. 87, § 50) determinou que a jornada escolar diurna no ensino fundamental deverá ser progressivamente ampliada até alcançar o tempo integral (LDBEN, art. 34 e art. 87, § 5°). [...] (p. 179-180)
 
Questão 6/10
Leia o trecho a seguir:
“Na análise das origens das universidades na Idade Média, dois fatos históricos se destacam. O primeiro diz respeito ao conflito político entre os poderes laico e eclesiástico. O segundo liga-se à disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia História. Belo Horizonte, v. 23, n. 37, p. 113-129, Jan/Jun-2007, p. 120. 
A origem das universidades tem relação com a educação na Idade Média. De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Diversos acontecimentos influenciaram no surgimento das universidades, como o renascimento das cidades, fortalecimento do comércio e as disputas entre a realeza e o papado.
	
	B
	O surgimento das universidades está relacionado ao fortalecimento da vida agrária e à manutenção exclusiva de sua organização pelos monastérios.
	
	C
	Os prédios e instalações das universidades foram construídos no período medieval, mas só foram utilizados enquanto ambiente educacional após o Renascimento.
	
	D
	O papado tinha pleno controle sobre as instituições universitárias, pois era a maior força política e a realeza estava focada no controle da terra.
	
	E
	O poder laico, materializado na realeza e nos nobres, controlava as universidades, pois no medievo a educação estava ligada ao ateísmo.
 
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“As metas estabelecidas pelo ‘Compromisso todos pela educação’ são direcionadas para o acesso e permanência na escola, gestão escolar e ação governamental”. 
Pensando nessa direção, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir, conforme apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil: 
Acesso e permanência
Gestão escolar
Ação governamental 
(  ) Firmar parcerias externas à comunidade escolar.
(  ) Acompanhar a não frequência do aluno à escola.
(  ) Zelar pela transparência da gestão pública da educação.
(  ) Matricular o aluno na escola mais próxima de sua casa.
(  ) Fomentar a existência e ação dos conselhos escolares.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	3 – 1 – 2 – 1 – 3Você acertou! 1 – Acesso e permanência “combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V); (p. 117) “matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI); (p. 117) 2 – Gestão escolar “zelar pela transparência da gestão pública na área da educação, garantindo o funcionamento efetivo, autônomo e articulado dos conselhos de controle social” (Meta XXI); (p. 118) 3 – Ação governamental “firmar parcerias externas à comunidade escolar, visando a melhoria da infraestrutura da escola ou a promoção dc projetos socioculturais e ações educativas” (Meta XXVII); (p. 119) “fomentar e apoiar os conselhos escolares, envolvendo as famílias dos educandos, com as atribuições, dentre outras, dc zelar pela manutenção da escola e pelo monitoramento das ações e consecução das metas do compromisso” (Meta 30 XXV); (p. 119)
	
	B
	1 – 2 – 3 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 2 – 2 – 1 – 1
	
	E
	1 – 3 – 2 – 3 – 2
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A ideia de desenvolvimento do educando nestas etapas que formam um conjunto orgânico e sequencial é o do reconhecimento da importância da educação escolar para os diferentes momentos destas fases da vida e da sua intencionalidade maior já posta no art. 205 da Constituição Federal [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12929.pdf>  Acesso em 20 abr. 2015.   
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, no que diz respeito às finalidades de cada uma das etapas da educação relacione corretamente os elementos às suas características: 
 Educação infantil
 Ensino fundamental
 Ensino médio 
(  ) Desenvolvimento da capacidade de aprender, principalmente o domínio do ler, escrever e calcular.
(  ) Desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físico, psicológico, social e intelectual.
(  ) Desenvolvimento e aprimoramento da formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico.
Agora, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	1 – 3 – 2
	
	B
	2 – 1 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1
	
	D
	3 – 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 3
Questão 9/10
Considere o seguinte extrato de texto: 
“A maioria dos gestores de escolas privadas não enxerga competição entre escola pública e particular. Eles não querem receber alunos só porque não conseguiram vaga nas escolas estaduais ou municipais. Era o que acontecia há 30 ou mesmo há 80 anos, quando a instituição que dirijo surgiu para atender estudantes excluídos da rede pública”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  <http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/particular-publica-meta-qualidade-425472.shtml>. Acesso em 02 jun. 2015.
As escolas podem ser públicas ou privadas e serem classificadas em diversos tipos. Nesse contexto, conforme o conteúdo apresentado no livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais no Brasil, relacione corretamente os tipos de escolas às suas características:
1. Filantrópicas
2. Confessionais
3. Cooperativas
4. Empresariais
5. Comunitárias 
(  ) Escolas privadas mantidas pelos pais dos alunos, que se associam para gerir, em conjunto, a instituição.
( ) Tipo de escola mantida pela comunidade  e comumente administrada pela associação de moradores do bairro.
( ) É característica dessa escola ser mantida por empresas ou associações, mas sua atuação não visa fins lucrativos.
( ) Possuem regulação legislativa diferenciada quanto à tributação e costuma ser mantida por instituições religiosas.
( ) Instituições mantidas por proprietários, caracterizados como investidores, e que têm o lucro como finalidade.
Agora, marque a alternativa que contém a sequência correta:
	
	A
	2 – 4 – 5 – 1 – 3
	
	B
	3 – 5 – 1 – 2 – 4
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2 – 5
	
	D
	5 – 3 – 1 – 4 – 2
	
	E
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
Questão 10/10
Leia o excerto a seguir:
“O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010. p. 8. 
De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, o estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da