Buscar

DIREITO ADMINISTRATIVO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO ADMINISTRATIVO I 
Professor: Altair Ramos 
Aluna: Alexandra Mayra de Souza 
7º Período
O PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL NO DIREITO ADMINISTRATIVO 
A Constituição Federal, no que dispõe a Administração Pública fixou parâmetros para a sua atuação e também indicou todos os princípios que deverão nortear o processo administrativo. E foi de forma explicita, a CF disciplina em seu art. 5º, LIV: “Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”. Essa garantia elencada no rol do art. 5º da CF abarca todo e qualquer processo, logo, diz respeito também ao processo administrativo. 
O princípio do devido processo legal é garantia constitucional e, em suma, é de caráter fundamental para que o processo se desenvolva de forma válida e regular. 
Ademais, o este princípio emerge também ao princípio constitucional do contraditório e ampla defesa, que, em apertada síntese, é o princípio garantidor de que a parte exerça, sem qualquer restrição, o seu direito de defesa. 
	Este princípio, como já foi dito, é imprescindível para o processo, já que garante que os direitos constitucionais da liberdade e da igualdade possibilitam a tramitação regular do processo. Ou seja, ele é que representa os pilares do Estado Democrático de Direito: igualdade e liberdade. 
	Dessarte, resta salientar, que o princípio do devido processo legal não se esgota com as questões de obediências às formalidades. A sua aplicação deve ser de caráter efetivo e não mero cumprimento de prazos e questões de formalidades, como já foi dito. Não tão somente abarca o princípio do contraditório e ampla defesa, como outros princípios constitucionais que dão o desenrolar processual. 
	Por fim, é importante esclarecer que privação ao devido processo legal, implica em tão somente inconstitucionalidade e ofensa a um direito fundamental.

Outros materiais