Buscar

Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Vocês deverão responder às questões abaixo e enviá-las através do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail euclides@unigran.br//josimar.crespan@unigran.br
RESPONDA AS DUAS QUESTÕES ABAIXO. Valor desta atividade 2,5 pontos.
QUESTÃO 05. (Referente a aula 5).
Como a noção de cadeias produtivas e de suprimentos pode ser utilizada para melhorar o desempenho de uma empresa? (valor de 1,25 pontos).
As cadeias produtivas são definidas como o conjunto de atividades, nas diversas etapas de processamento ou montagem, que transformam matérias-primas básicas em produtos finais. Essas cadeias representam várias ou mais etapas de um processo que visa assegurar que os produtos, bens ou serviços, cheguem até o consumidor e por um preço justo, formado pela livre concorrência num sistema produtivo interdependente.
A cadeia produtiva trabalha como se fosse uma corrente em que todos os elos desta corrente precisam estar fortes, para que a mesma não se quebre, não adianta uma parte produzir seus produtos ou insumos com qualidade e a outra deixar algo a desejar, fazendo com que o resultado final não seja satisfatório.
A cadeia de suprimentos nada mais é do que o fluxo de bens e serviços através de canais de fortalecimento, visando atender a programação da empresa.
O foco deve ser a satisfação dos consumidores finais e para tanto devemos considerar que a gestão de rede de suprimentos, deve incluir todos os estágios desde materiais até informações.
QUESTÃO 06. (Referente a aula 6).
Just in time é uma filosofia de apoio à produção, criadas pela Toyota (Sistema Toyota de Produção. Destaque os fundamentos básicos do sistema JIT. (valor de 1,25 pontos).
Existem três ideias básicas sobre as quais se desenvolve o sistema JIT: a primeira é a otimização e integração do processo como um todo, tudo aquilo que não agrega valor ao produto precisa ser eliminado. O JIT visa reduzir ou eliminar funções e sistemas não necessários ao processo de manufatura, tais como retrabalho, inspeção, estoque, etc. A segunda ideia é o Kaisen(melhoria contínua). O JIT estimula o desenvolvimento de melhorias constantes, não apenas dos procedimentos e processos, mas também do homem, na empresa. Esta mentalidade permite o desenvolvimento do potencial humano dentro das organizações, conseguindo o comprometimento de todos. O JIT ajuda no desenvolvimento de uma base de confiança, obtida pela transparência e honestidade das ações. A terceira ideia é entender e responder às necessidades dos clientes. Isto significa atender de forma plena o cliente nos requisitos de qualidade do produto, prazo de entrega, custo, dentre outros. O JITT vê o custo do cliente numa visão maior, assim, a empresa deve assumir a responsabilidade de reduzir o custo total do cliente na aquisição e uso do produto. Logo, os fornecedores devem estar comprometidos com os requisitos igualmente, já que a empresa fabricante é cliente de seus fornecedores. Clientes e fornecedores formam, então, uma cadeia produtiva com benefícios mútuos.

Continue navegando