Buscar

IDENTIFICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS PELA REAÇÃO DE NINIDRINA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA PRÁTICA 02 
Alunos:
Patrícia Lima
Nathália Pagliasse
Rhaiane Gonçalves 
Tais Moreira
Vanessa Nunes	
IDENTIFICAÇÃO DE AMINOÁCIDOS PELA REAÇÃO DE NINIDRINA
Introdução
 Os aminoácidos são produtos das proteínas, cujas propriedades organolépticas são ser incolor e na maioria das vezes apresenta sabor adocicado, estes também são sólidos, com solubilidade variável em água, apresentam atividade óptica em água por possuírem carbono assimétrico. Estas moléculas são formadas pelo grupo amina e um grupo carboxila e uma cadeia lateral que é especifica para cada aminoácido.   Os aminoácidos são os são moléculas anfóteros, podendo se comportar como ácido ou base, liberando H+ ou OH-.  Estas moléculas apresentam ponto isoelétrico pH, este termo refere-se ao fato de apresentarem a mesma quantia de cargas elétricas negativas e positivas. O pH é especifico para cada aminoácido, sendo assim uma maneira de identificação. Para que em uma solução possa-se identificar os aminoácidos presentes, é necessário que se altere o pH do meio, a cada aminoácido precipitado sabe-se que o pH deste foi atingido.
 O Reação de ninidrina é um teste geral para aminoácidos, podendo ser usado de uma forma qualitativa, em geral para detectar a presença de aminoácidos em meios de suporte para cromatografia ou eletroforese (ver Eletroforese de Aminoácidos), ou de uma forma quantitativa (por exemplo, para dosear aminoácidos após separação cromatográfica de hidrolisados proteicos, na determinação da composição em aminoácidos de proteínas). A reação dos aminoácidos com a ninidrina origina um composto de cor roxa ou púrpura para todos eles, com exceção do derivado prolina, que dá origem a um composto de cor amarela e a Ovalbumina que dá origem a um composto incolor contendo um anel de Heller.
Matérias e reagentes
  Tubos de ensaio; 
  Pipetas volumétricas; 
  Suporte de tubos de ensaio; 
  Alanina
  Prolina
  Lisina
  Ovalbumina
  Ninidrina
Procedimentos experimento
  Colocou-se com o auxílio de uma pipeta foi usado 3 ml das seguintes substancias alanina, prolina, lisina e ovalbumina em tubos de ensaio. 
  Adicionou-se 0,5ml do Reagente de Ninidrina em cada tubo de ensaio.
  Observou- se as alterações e anotaram-se os resultados.
Resultados e Discussões
 Onde a ninidrina que é um composto heterocíclico reagiu com as seguintes soluções alanina e lisina produziu uma cor roxa identificado aminoácidos de cadeia lateral. Já a prolina produziu uma coloração amarela que ocorreu por ela não apresentar aminas livres e com a Ovalbumina se dá origem a um composto incolor contendo um anel de Heller.
Conclusão
 Por meio desta pratica, pode ser realizados procedimentos de identificação de aminoácidos em geral e específicos. Possibilitando ao aluno a familiarização com técnicas utilizados nos mais variados tipo de pesquisas clinica.  Os aminoácidos fundamentais para a composição das proteínas apresentam características estruturais diferentes e diferem uns dos outros pelo radical, mas mesmo assim existem técnicas simples, capazes de identificar e reconhecer um aminoácido.

Outros materiais