Buscar

Relatório Física-MICROMETRO

Prévia do material em texto

PRÉ LABORATÓRIO
FÍSICA EXPERIMENTAL PARA ENGENHARIA PRÁTICA 3 – PÊNDULO SIMPLES
 
 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – CAMPUS RUSSAS 
Prof.Dr.: Anderson Magno Chaves Cunha Aluna: Lauany July Cassimiro Lima Nascimento 
Curso: Engenharia Civil Matrícula: 427832
PÊNDULOS E SUA IMPORTÂNCIA
O pêndulo é um 
 PARTES DO MICRÔMETRO
As partes do paquímetro são:
Arco	6. Tambor Graduado
Batente	7. Catraca
Faces de Medição	 8. Escala Fixa
Encosto Móvel	 9. Trava
Bainha	 10. Isolamento Térmico
	
 MEDIDAS COM O MICRÔMETRO
Como usar o Micrômetro?
Por ser uma ferramenta de bastante precisão é necessário ter cautela e tomar alguns cuidados antes de utilizá-la pois alguns erros indesejáveis são causados pela falta de cuidado e de atenção, por exemplo:  manter as pontas das hastes móveis limpas, tomar cuidado quando estiver medindo a peça, aproximar a haste móvel suavemente, evitar aproximar rápido e com pancadas, além de mensurar incorretamente, caso alguns desses procedimentos não esteja sendo feito corretamente ocasionará um possível desgaste do equipamento e uma possível falta de exatidão nas medidas. Desse modo, para utilizar o micrômetro inicialmente coloca-se o objeto entre o pistão e o suporte, em seguida gira-se o controle do pistão até que ele encoste no objeto, gira-se um pouco mais até ouvir três cliques. Logo em seguida, verifica-se o pistão e o suporte estão tocando o objeto uniformemente e acionar a trava do dedal enquanto o objeto está dentro. Para finalizar é só remover o objeto do micrômetro.
Como fazer leitura no Micrômetro?
O processo de leitura desse instrumento se dá tanto por milímetros como por polegadas. A mais utilizada é a leitura em milímetros, por esse motivo a mesma será explicada a seguir através de ilustrações. 
 Os traços abaixo da linha horizontal valem 0,5mm e aqueles que estão acima valem 1mm, “bainha” é como é chamado o lugar onde estão estes traços.
 
Percebe-se que o tambor ultrapassou 16mm da bainha e também o traço que existe entre o 16mm e 17mm, que vale 0,5. Desse modo tem-se 16,5mm. O próximo passo é só somar a medida do tambor + a medida da bainha. Nota-se que o traço do tambor que está ajustado com a linha horizontal é o 32, que vale 0,32mm. Portanto a medida é dada por: 16,5mm (da bainha) + 0,32mm (tambor) = 16,82mm.
Para deixar o entendimento ainda mais claro, observa-se na imagem ao lado, a medida da bainha somada a medida do tambor, que se resulta em: 13,00mm (bainha) + 0,50mm (bainha) + 0,41mm (tambor) = 13,91mm.
UTILIZAÇÃO DO MICRÔMETRO
Utilizado para medir dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça.
O instrumento tem diversas utilidades e aplicações usuais, bem como:
Medição de objetos comuns pequenos: anel;
Medição de materiais flexíveis;
Medição de fundos ou perfis;
Medição de parafusos, pregos, tubos, porcas, etc;
Medição de dentes de engrenagens.
Medições: externas, de profundidade, altura, etc.
Medição interna: Dois contatos simples e com hastes longas, e três contatos;
Medição de rosca: Micrômetro especial e comum três arames;
Curiosidades: 
É interessante a versatilidade de um instrumento como o micrômetro, pois o mesmo é utilizado em diversas áreas e com aplicações especificas. Em perícias por exemplo, é usado para medir, em ensaio não destrutivo, a espessura da camada de tinta existente sobre uma superfície.
TIPOS DE MICRÔMETROS
Existem vários tipos de micrômetros para diferentes aplicações, dentre eles estão:
Micrômetro Externo (convencional);
Micrômetro Interno (De haste, dois e três contatos.);
Micrômetros de Aplicações Específicas: Profundidade, altura, arco profundo, cilindros, braile, engrenagens, perfis, tubos, com batente em V, rosca (com apalpadores intercambiáveis e com arames calibradores.).
Micrômetro de Profundidade: Conforme a profundidade a ser medida, utilizam-se hastes de extensão, que são fornecidas juntamente com o micrômetro;
Digital eletrônico: Utilizado para leitura rápida, livre de erros de paralaxe, próprio para uso em controle estatístico de processos;
Com Arco Profundo: Ideal para medições de espessuras de bordas ou de partes salientes das peças;
Contador mecânico: É para uso comum, porém sua leitura pode ser efetuada no tambor ou no contador mecânico. Facilita a leitura independentemente da posição de observação (erro de paralaxe).
Com Discos nas Hastes: É empregado para medir dentes de engrenagens, seu disco aumenta a área de contato possibilitando a medição de papel, cartolina, couro, etc.
 
Referências Bibliográficas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Micr%C3%B3metro_(instrumento) Acessado em 29/03/2018
https://www.industriahoje.com.br/o-que-e-um-micrometro Acessado em 29/03/2018 
http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2011/08/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-micrometro/ Acessado em 29/03/2018
http://www.peritos.eng.br/ferramentas/micrometro/ Acessado em 01/04/2018 
http://www.stefanelli.eng.br/micrometro-milimetro-centesimal-leitura-uso/ Acessado em 02/04/2018

Continue navegando