Buscar

Didática e Planejamento provs

Prévia do material em texto

Didática e Planejamento
A história da Didática aponta as crises educacionais e uma imagem que constitui um marco dito revolucionário e doutrinário no campo da própria educação. O século XVII tem como referência a obra clássica Didactica Magna, de Comenius. A respeito dessa obra, avalie as seguintes assertivas:
I.O documento apresentou ideias conservadoras como as da nobreza e do clero, com o princípio do pensamento empírico.
II.Na obra Didactica Magna, criticava-se o método de ensino utilizado pelas escolas da Igreja.
III.Comenius fundamentou o trabalho de sua obra na escolástica.
IV.A obra de Comenius apresentou ideias inovadoras para a prática educacional.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. I, II, III e IV.
c. II, III e IV.
d. II e IV.
e. I e III.
Questão 2
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Sabe-se que a função do profissional da educação é de mediador intelectual do saber elaborado no comprometimento com a produção do conhecimento e com a construção de uma sociedade dita intelectualizada. Tal prática conduz à análise de alguns elementos que fundamentam a trajetória de cada profissional que faz parte do processo educativo, no sentido de compreender as contradições existentes em nossa sociedade. Assim, percebe-se que a contemporaneidade, vivenciada pela sociedade brasileira, exige dos professores:
Escolha uma:
a. Práticas educativas com inovações pedagógicas e científicas e atuação na escola pública pelo cumprimento do seu verdadeiro papel social.
b. Avaliação constante de sua prática, com base apenas na própria prática.
c. Práticas educativas com inovações pedagógicas e cientificas e uma atuação do docente na escola pública que a faça não cumprir seu verdadeiro papel social.
d. Avaliação constante de sua prática pedagógica, a partir da reflexão do trabalho dos outros.
e. Práticas educativas que desvinculem a escola pública de seu verdadeiro papel social.
Questão 3
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Comenius (1592 - 1670) dedicou-se ao estudo de como ensinar, baseando-se na investigação da relação professor/aluno. Tinha, também, uma preocupação com os problemas educacionais de seu tempo. Para o estudioso a Didática é, ao mesmo tempo, processo e tratado, é tanto o ato como a arte de ensinar. Sobre a importância da Didática para Comenius, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Na educação, a didática torna-se relevante para que não haja uma instrução verdadeira, ou seja, uma instrução para a formação completa do sujeito.
b. Na educação, a didática é importante para que o professor faça uso de um método que estimule os alunos, sabendo preparar e atrair seu estudante.
c. A didática é importante para que se ensine superficialmente os alunos.
d. Na educação, a didática é importante para ensinar aos alunos de forma solida, mas sem ter a preocupação de ensinar aos educandos e a todos envolvidos na dinâmica educacional de modo prazeroso e criativo.
e. Na educação, a didática é importante, pois não se deve ensinar de forma prazerosa e criativa a todos os envolvidos no processo.
Questão 4
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A disciplina Didática tem um papel importante na vida cotidiana dos cursos de formação de professores em geral. Geralmente, quando algo dá errado em sala de aula, ouve-se a fatídica expressão: “a culpa é do professor, ele não tem didática”.
(SILVA, Rodrigo Barbosa e. Didática e planejamento. Curitiba: Fel, 2010)
Assim, percebe-se que a Didática é mediadora entre o polo teórico (pedagogia) e o polo prático (educação) da atividade educativa. Com base nessas reflexões, pode-se dizer que a Didática orienta para:
Escolha uma:
a. Apenas como ensinar e para que ensinar.
b. O que não deve nunca ser dito aos alunos em sala de aula.
c. As melhores formas de fazer com que os alunos sejam passivos no processo de ensino e aprendizagem.
d. Como não ensinar e por que não ensinar.
e. Como ensinar, o que ensinar, quando ensinar e para que ensinar.
Questão 5
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O elemento principal é a organização racional dos meios para ensinar: professor e alunos passam a ser executores de um processo cuja concepção, planejamento, coordenação e controle ficam a cargo de especialistas supostamente habilitados, neutros, objetivos e imparciais. A função da escola é a formação de indivíduos eficientes para aumento da produtividade - é o “aprender a fazer”. Esse conceito se refere a:
Escolha uma:
a. Pedagogia Libertadora.
b. Pedagogia Tradicional.
c. Pedagogia do oprimido.
d. Pedagogia Nova ou escolanovismo.
e. Pedagogia Tecnicista.
Questão 6
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A interdisciplinaridade na educação vem sendo estudada pelos educadores desde a década de 1970. Todavia a mudança provocada pela prática da interdisciplinaridade causa, como toda ação a que não se está habituado, uma sobrecarga de trabalho e certo medo de errar, ocasionado pelo risco de que a mudança metodológica de ensino não dê certo, o que gera resistências. De uma forma ou de outra, percebemos que os educadores vêm tentando internalizar conhecimentos a seus alunos de forma global. Com isso, a escola busca uma maneira de desfragmentar seus conteúdos, unindo-os em um só tema. O objetivo é levar conhecimento para seus alunos de forma globalizada. Analise cada ponto apresentado abaixo, referente à prática interdisciplinar e assinale a alternativa correta com relação a esta temática.
Escolha uma:
a. A prática interdisciplinar consiste em trabalho cooperativo e conjunto entre as disciplinas, porém sem definição de qual delas se está estudando, não uma organização fixa nem horários ou sequências de aulas pré-determinados pela escola.
b. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na visão comum do trabalho cooperativo pelos participantes de uma equipe.
c. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na adoção de um único método de trabalho por várias disciplinas.
d. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na vivência do espírito de parceria, de integração entre teoria e prática, conteúdo e realidade, objetividade e subjetividade, ensino e avaliação.
e. A prática interdisciplinar, no contexto da sala de aula, implica na justaposição de conteúdos com o objetivo de integrar as funções da cultura geral.
Questão 7
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O educador é alguém que criará condições favoráveis ao aprendizado. Essa abordagem nos leva a refletir sobre nosso verdadeiro papel enquanto professores (as). Para compreendermos tal questão, necessitamos ter clareza de que o conhecimento é um dos aspectos mais importantes para que possamos exercer esse papel com qualidade. Obviamente, para ensinar precisamos sempre aprender. Entendendo esses aspectos, sabemos que para que o processo de ensino e aprendizagem não se torne apenas transmissão de conteúdos, é necessário:
Escolha uma:
a. Compreender a neutralidade de todo processo didático.
b. Não basear o nosso processo didático na compreensão da realidade, ou seja, não vendo o aluno como um sujeito ativo nas ações, mas perceber que a sala de aula não é neutra.
c. Fundamentar nosso processo didático na compreensão da realidade, ou seja, percebendo o aluno enquanto sujeito ativo nas ações.
d. Que tenhamos clareza de que a sala de aula é neutra, portanto, não somos formadores de opinião e devemos continuar apenas transmitindo os conteúdos.
e. Basear nosso processo didático no entendimento do aluno como receptor de conhecimentos, ou seja, passivo nas ações.
Questão 8
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Segundo Paulo Freire (2004), não existe grupo sem a coordenação de uma autoridade. Toda autoridade coordena a liberdade. A liberdade é social,não é individual, e é, por isso, que em todo ato educativo, é importante a mediação de um educador. Na sistematização proposta pelo autor, as intencionalidades do processo de aprendizagem são marcadas por diferentes concepções educativas, tais como: concepção autoritária, espontaneísta e democrática. Diante das intencionalidades apresentadas por Paulo Freire, analise as alternativas que seguem e assinale aquela que melhor apresenta o conceito referente à concepção autoritária.
Escolha uma:
a. Dentro dessa concepção, os alunos decidem tudo: há votações, eleições, discussões e são os alunos que decidem sobre os conteúdos. O educador não assume a sua diretividade, omite-se e deixa o poder vago. Porém, dessa forma, instaura-se a luta pelo poder, pois nenhum grupo vive sem uma autoridade que possa coordenar as suas liberdades.
b. Nessa concepção, não há centralização da intencionalidade. A aprendizagem pauta-se pelo saber e problema do outro e abre espaço de liberdade ao outro.
c. Nessa concepção parte-se do conhecimento prévio do aluno, o educador aprende enquanto ensina, e ensina enquanto aprende, os papéis se confundem e se alternam, durante todo o processo de ensino aprendizagem, não um hierarquia determinada.
d. Nesse modelo, a autoridade do educador é compartilhada. Além da autoridade do educador, formalizada através do discurso, há também a autoridade, o poder e o modelo do aluno, e ainda a autoridade, o poder e o modelo do grupo. Essas três vias se inter-relacionam e comunicam-se o tempo inteiro.
e. Nessa concepção, a intencionalidade é centralizadora. Centraliza-se a aprendizagem somente no que foi planejado e não há busca pela sintonia, não há escuta, não há observação. A aprendizagem não parte do saber do outro, nem do problema do outro e não abre espaço de liberdade ao outro.
Questão 9
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A didática está ligada diretamente ao modo como os professores compreendem o processo de ensinar e aprender. Para que ocorra a ampliação dos conhecimentos, é necessário que o Educador se utilize de algumas práticas provenientes da ação pedagógica. Assinale as alternativas que correspondem a essas ações.
I-Considerar o conhecimento dos alunos, pois podem servir como ponto de partida para que o professor possa, então, planejar as ações de ensino, no sentido de promover o avanço na apropriação de novos conhecimentos.
II-O professor deve trabalhar com conteúdos utilitaristas e imediatistas, de forma a avançar na qualidade do ensino e ajudar o aluno a fazer uma leitura limitada do mundo.
III-Conhecer o universo cultural e social dos seus alunos para que os conhecimentos transmitidos nas escolas não sejam a única possibilidade de interpretar a realidade.
IV-Dar sentido aos conhecimentos apresentados aos alunos através da interdisciplinaridade, promovendo uma maior articulação entre os conteúdos.
V-O educador dialógico deve buscar elementos que possibilitem desenvolver junto aos educandos questões problematizadoras para que estes possam desenvolver uma visão crítica sobre a realidade.
Está CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III, IV e V.
b. Todas as alternativas.
c. II, III, IV e V.
d. I,II,IV e V.
e. Nenhuma das alternativas.
Questão 10
Ainda não respondida
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A didática é um ramo da ciência pedagógica que tem como finalidade ensinar métodos e técnicas que possibilitam a construção da aprendizagem por parte do professor. A didática baseia-se nas teorias pedagógicas para analisar os métodos mais adequados às situações em que são proporcionadas as aprendizagens. De acordo com Libâneo (1990), podemos identificar três fases na história da didática.
I-Uma das fases é considerada por todos como a didática geral, a qual podia ser aplicada a todas as matérias, sem considerar as especificidades individuais de cada conteúdo, ou seja, sem respeitar as particularidades epistemológicas de cada conteúdo.
II-Em uma das fases aparece como contrária à primeira no que se refere às particularidades epistemológicas. Nessa segunda fase histórica da didática, consolidaram-se as metodologias específicas para cada ciência ensinada.
III-E por fim, umas das fases é que traz um pouco das duas anteriores. Caracteriza-se por buscar uma integração da didática geral e das demais metodologias específicas, unificando o que é comum a todas.
IV-Numa das fases não há técnica pedagógica sem uma concepção de homem e de sociedade, como não há concepção de homem e sociedade sem uma competência técnica para realizá-la educacionalmente.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Nenhuma das afirmativas estão corretas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. II e III, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I, II e III.

Continue navegando