Buscar

AVALIANDO DE BROMATO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201503491675)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A escolha do melhor método para a análise de alimentos é um passo muito importante, pois o alimento é, geralmente, uma amostra muito complexa, em que os vários componentes da matriz podem estar interferindo entre si. Por isso, em muitos casos, um determinado método pode ser apropriado para um tipo de alimento e não fornecer bons resultados para outro. Dos fatores abaixo qual NÃO influencia na escolha do método.
		
	 
	Composição química da amostra.
	 
	Recursos disponíveis.
	 
	Exatidão requerida.
	 
	Propriedades organolépticas da amostra como cor.
	 
	Quantidade relativa do componente desejado.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503829414)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Um azeite nacional tem sido comercializado por um supermercado como, um azeite importado de alto valor. O fornecedor desse produto envasou o azeite nacional, em garrafas de azeite de uma marca espanhola, que só é comercializada em importadoras. Sobre esse tipo de fraude, marque a opção correta.
		
	 
	Fraude por sofisticação.
	 
	Fraude por falsificação.
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	Fraude por alteração.
	
	Fraude por adulteração
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503732448)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O Ministério da Agricultura e Abastecimento, por meio do Serviço de Inspeção Federal (SIF) de Bauru, apreendeu 7.530 quilos de frango estocados em câmaras frias do antigo abatedouro Santa Fé. A operação, que contou com apoio das Polícias Federal e Civil, foi deflagrada por volta do meio-dia. Os servidores federais encontraram carne em estado de decomposição, suposta fraude nos selos do SIF impressos nas embalagens e possível injeção de água- artifício usado para que a ave fique mais pesada. De acordo com seus conhecimentos em Bromatologia o alimento em questão pode ser classificado em:
		
	
	Alimento falsificado e contaminado
	 
	Alimento adulterado e falsificado
	
	Alimento enrequecido e adulterado
	
	Alimento contaminado e alterado
	 
	Alimento alterado e adulterado
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503829427)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os alimentos impróprios para o consumo são os alimentos que sofreram algum tipo de alteração em suas características genuínas, podendo ser estas modificações químicas, físicas ou biológicas ou que tiveram contato com substância contaminante. Essas modificações muitas vezes são prejudiciais à saúde e não atendem às especificações legais. Sobre alimentos adulterados, marque a opção INCORRETA
		
	
	Por substituição no produto, de um ou mais de seus constituintes;
	
	Por subtração de constituintes dos alimentos;
	
	Por substituição de alimento original, por outro elaborado artificialmente;
	 
	Por substituição da matéria-prima anunciada na embalagem, por outra parecida, porém de maior valor e qualidade nutricional;
	 
	Por subtração e adição de constituintes, simultaneamente;
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503829415)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Amostragem é o conjunto de operações com os quais se obtém, do material em estudo, uma porção relativamente pequena, de tamanho apropriado para o trabalho no laboratório, mas que ao mesmo tempo represente corretamente todo o conjunto da amostra. Sobre a amostragem em alimentos sólidos, marque a opção correta.
		
	 
	A amostragem deve ser realizada após triturar o alimento.
	 
	Nenhuma das respostas acima.
	
	O alimento deve ser umedecido e em seguida realizada a técnica de amostragem.
	
	A amostragem deve ser realizada no alimento na forma original.
	
	Não há necessidade de aplicar a técnica de amostragem nesse tipo de alimento.
		
	a Questão (Ref.: 201503820007)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Com relação à composição centesimal de alimentos, julgue as assertivas abaixo:
		
	 
	A composição química dos produtos de origem vegetal é bastante estável entre as espécies.
	 
	A composição química de um alimento é descrita em termos de percentagem de hidratos de carbono, protídeos, lipídeos, fibra, umidade e cinzas.
	 
	A composição química de um alimento não pode ser relacionada ao seu valor nutritivo
	 
	A composição química do alimento é um fator capaz de definir a natureza e a intensidade do crescimento da sua microbiota
	 
	A água ocorre nos alimentos em três diferentes maneiras: água ligada, água adsorvida e água livre.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503752248)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a umidade nos alimentos é correto afirmar que:
I. Não existe nenhum método para determinação de umidade que seja ao mesmo tempo exato, preciso e prático.
II. A secagem a partir do micro-ondas é considerada a metodologia mais utilizada para verificação do teor de umidade.
III. A velocidade de evaporação da água em alimentos, pelo método da estufa é menor em cadinhos de alumínio do que de vidro e porcelana, além de ser também menor em cadinhos rasos.
IV. Temperatura de secagem; umidade relativa e movimentação do ar dentro da estufa e o tamanho das partículas são alguns dos fatores que influenciam na exatidão dos resultados da análise do teor de umidade pelo método da estufa.
São corretas as afirmações contidas em:
		
	
	I e II, apenas
	
	II e III, apenas
	 
	I e IV, apenas
	
	II e IV, apenas
	
	I e III, apenas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503319438)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Durante a determinação do teor de umidade, em uma amostra de alimentos, um farmacêutico colocou 5,0g da amostra em uma estufa com circulação e renovação de ar obtendo os seguintes resultados:
	Béquer vazio
	18,05350g
	Béquer + amostra hidratada
	28,05350g
	Béquer + amostra desidratada
	26,10050g
 
 
De posse destes resultados calcule a porcentagem de água contida na amostra
		
	 
	41,08%
	 
	39,06 %
	
	50,20%
	
	38,65%
	
	37,69%
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503775143)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ácidos orgânicos estão presentes nos alimentos em concentrações variáveis. Influenciam no sabor, na cor, na estabilidade e na manutenção da qualidade. A acidez pode se originar nos alimentos em decorrência de várias situações. Sobre este assunto, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A acidez não tem relação alguma com a deterioração de óleos e gorduras.
	
	Os ácidos succínico e tartárico também estão presentes nas frutas cítricas.
	
	Bactérias deteriorantes não produzem ácidos orgânicos.
	
	Os ácidos não podem ser adicionados durante o processamento.
	 
	A proporção relativa de ácidos orgânicos presentes em frutas e vegetais varia com o grau de maturação e as condições de crescimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503265844)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Para fins de rotulagem nutricional, a energia alimentar é expressa em kilocalorias (kcal) e kilojoules (kJ). Para o cálculo do valor energético, em calorias, são utilizados, respectivamente, os seguintes fatores para lipídios, proteína e carboidrato:
		
	
	4-9-9
	
	4-4-9
	
	9-9-4
	
	4-9-4
	 
	9-4-4
		
	
	1a Questão (Ref.: 201503824715)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Usando os seus conhecimentos sobre os ácidos graxos trans, analise as afirmativas a seguir e ssinale a alternativa correta.
I - Os ácidos graxos trans são sintetizados durante o processo de hidrogenação dos óleos vegetais na produção de margarinas.
II - A gordura trans provoca elevação da colesterolemia e aumento do LDL-Colesterol.
III - A gordura trans reduz a concentração plasmática do HDL.
IV - Quanto mais mole for a consistência da margarina, maior será o teor de ácidos graxos trans.
		
	 
	I, II e III estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	I, II e IV estãocorretas.
	 
	Somente II e III estão corretas.
	
	Somente I e II estão corretas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503468312)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A rotulagem nutricional de alimentos é norteada por diferentes legislações, estabelecidas através de Resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), neste contexto, avalie das assertivas abaixo, qual é a INCORRETA:
		
	
	O percentual de valores diários (%VD) do valor energético que consta na rotulagem nutricional, é um número em percentual que indica quanto o produto em questão apresenta de energia em relação a uma dieta de 2000 Kcal.
	 
	A Resolução RDC 26/2015, estabelece que os alimentos que contenham alergênicos, deverão apresentar no rótulo estas informações, a partir de julho de 2016.
	
	O único micronutriente de rotulagem obrigatória é o sódio, sendo considerada a sua IDR para fins de cálculo de VD, um total de 2400 mg.
	
	Entre os alimentos dispensados da rotulagem nutricional obrigatória estabelecida na RDC 360/2003 ANVISA, estão as águas minerais, os chás e as bebidas alcoólicas.
	 
	É obrigatório que apareça na tabela de informação nutricional, a quantidade de gordura total, gordura saturada e colesterol, com seus respectivos valores diários (VD).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503824712)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A bebida não-alcoólica é reconhecida como uma bebida com graduação alcoólica até meio por cento em volume (0,5%), a 20ºC, e álcool etílico potável, podendo ser uma bebida não fermentada e não alcoólica e fermentada não alcoólica (MAPA, 2010). Com base nessa definição, em relação aos métodos analíticos de bebidas podemos afirmar que:
		
	 
	A análise do café inclui as determinações de umidade por Karl Fisher, cinzas, cinzas insolúveis em ácido clorídrico, extrato etéreo, extrato aquoso e cafeína.
	
	A análise do chá não inclui determinações, do extrato aquoso , cafeína e óleos essenciais .
	
	A determinação de quinina será sempre utilizada para preparados sólidos para refrescos, xaropes, repositores hidroeletrolíticos.
	 
	Os métodos cromatográficos baseados na absorção característica da cafeína a 274 nm são os menos recomendáveis para a rotina
	
	A determinação de acidulantes, conservantes e edulcorantes são essenciais para o perfil glicídico e calórico do produto final
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503491775)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Na análise dos alimentos a redução da amostra é de fundamental importância e de acordo com as características do alimento essa redução segue protocolos diferentes. Para alimentos como emulsões como as amostras devem ser preparadas?
		
	
	As amostras devem ser raladas e depois pode ser utilizado o quarteamento
	
	Devem ser picadas em liquidificador ou bag mixer, misturadas e as alíquotas retiradas para análise.
	 
	Devem ser cortadas ao meio, no sentido longitudinal e transversal, de modo a repartir em quatro partes.
	 
	As amostras devem ser cuidadosamente aquecidas a 35 ºC em frasco com tampa e depois agitado para homogeneização. A partir daí são retiradas alíquotas necessárias para análise.
	
	A amostra deve ser picada ou moída e misturada; e depois, se necessário, passar pelo quarteamento, para somente depois ser tomada a alíquota suficiente para a análise. A estocagem deve ser sob refrigeração.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503356432)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A análise de alimentos é muito importante, pois serve para conhecimento de novos alimentos, análise de controle e também pode contribuir com a Vigilância Sanitária na detecção de fraudes. A partir dessa afirmação, é CORRETO afirmar sobre a análise de cinzas:
		
	
	A determinação de cinzas é realizada em estufa a 100 ºC por 3 a 4h, até peso constante.
	
	A determinação de cinzas é realizada pelo método de refratometria.
	 
	Para a determinação de cinzas utiliza-se dentre os materias, o forno mufla e o dessecador.
	
	A determinação de cinzas é realizada em forno mufla, em temperatura de 350ºC
	 
	A determinação de cinzas é feita pelo método de Fehling
		
	1a Questão (Ref.: 201503458195)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A análise de proteínas pelo método de Kjedal é o método mais utilizado em bromatologia, diante disso, assinale a resposta abaixo sobre o processo na determinação de proteínas.
		
	
	Digestão (alimento submetido a alta temperatura), Destilação (amônia é liberada do sal amoniacal) e Titulação (determinação da concentração de C)
	 
	Digestão (alimento submetido a alta temperatura), Destilação (amônia é liberada do sal amoniacal) e Titulação (determinação da concentração de N)
	
	Digestão (alimento submetido a baixa temperatura), Destilação (amônia é liberada do sal amoniacal) e Titulação (determinação da concentração de N)
	 
	Digestão (alimento submetido a baixa temperatura), Destilação (ácido sulfúrico é liberada do sal amoniacal) e Titulação (determinação da concentração de C)
	
	Digestão (alimento submetido a alta temperatura), Destilação (borato é liberada do sal amoniacal) e Titulação (determinação da concentração de C)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502762165)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No método de titulométrico para determinação de iodo no sal, encontrou-se o limite de detecção igual a 2,5 mg, ou seja, a menor quantidade de iodo quantificada pelo método. Logo, uma amostra com resultado não detectado, significa que pode ter a quantidade menor que 2,5 mg. Este procedimento recebe o nome de:
		
	
	II - Exatidão, que é a concordância entre o valor medido e o real.
	 
	III - Sensibilidade, que é a menor quantidade do analito que se consegue medir sem erro
	
	IV ¿ Exatidão, que é a menor quantidade do analito que se consegue medir sem erro
	
	V ¿ Exatidão e Sensibilidade
	
	I ¿ Especificidade, que mede o analito de interesse e não os interferentes presentes.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503265844)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para fins de rotulagem nutricional, a energia alimentar é expressa em kilocalorias (kcal) e kilojoules (kJ). Para o cálculo do valor energético, em calorias, são utilizados, respectivamente, os seguintes fatores para lipídios, proteína e carboidrato:
		
	
	4-9-9
	 
	9-4-4
	
	9-9-4
	
	4-9-4
	 
	4-4-9
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503691937)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A determinação da composição centesimal de um alimento está relacionada com as seguintes análises:
		
	 
	umidade, RMF, proteína, lipídio e glicídio
	
	acidez, umidade, pH e atividade de água
	 
	vitaminas, proteína, lipídio e glicídio
	
	umidade, vitaminas e minerais
	
	proteína, lipídio e glicídio
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503714538)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A análise de alimentos, em particular a composição centesimal, é muito importante, pois serve para conhecimento de novos alimentos, análise de controle e também pode contribuir com a Vigilância Sanitária na detecção de fraudes. A partir dessa afirmação, é correto afirmar:
		
	
	O solvente utilizado na extração de lipídeos deve apresentar característica polar.
	 
	A determinação de resíduo mineral fixo (cinzas) é realizada em chapa de aquecimento, para carbonização da matéria orgânica, seguida de incineração em forno mufla, em temperatura de 550oC por até 6h.
	
	A composição centesimal refere-se apenas aos teores de proteína, umidade, glicídios e cinzas.
	
	A determinação de proteína é feita pelo método de Fehling.
	
	A determinação da umidade é realizada em estufa com temperaturas inferiores a 100oC por 3 a 4h, até peso constante.

Continue navegando