Buscar

Resumo Geriatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENVELHECIMENTO: Processo dinâmico e progressivo em que há perda da capacidade de adaptação do ser ao meio em que vive, deixando aberta a uma incidência maior de processos patológicos em que levam a morte. VELHICE: Última fase do ciclo da vida, com as idades aumentadas (psicológica, funcional, psicol, etc)
 Senescência: mudanças que ocorrem em um organismo, mudando as suas funções e aumentando a taxa de mortalidade em função do tempo. Senilidade é seu estágio final, da vida.
As mudanças relacionadas com a idade devem ser: deletérias, progressivas, intrínsecas, universais e de senilidade.
Teorias do envelhecimento estocásticas: envelhecimento devido ao acumulo de danos moleculares que ocorrem ao ACASO. Perda de função das células, e chegaria a um ponto em que todas perderiam ela. sistêmicas: abordagem genética. Agressão às células e isso levaria elas a sofrerem mutações em alguns genes. Fatores intrínsecos: genes, radicais livres, imunidade, ligações cruzadas (colégeno). Fatores extrínsecos: radiação, altitude (hipóxia), temperatura, poluição (pulmonar), alimentação, emocional.
GERONTOLOGIA: estuda o envelhecimento em seu aspecto biológicos, social, psíquico e legal. 
GERIATRIA: estuda os aspectos preventivos e curativos relacionados a saúde.
Idade cronológica: idade do indivíduo em aspectos legais. Idade biológica: ligada à id funcional. Idade funcional: ligada à capacidade adaptativa. Idade psicológica: percepção, memória, aprendizagem. Idade social: desenvolvimento de papéis esperados para pessoas da sua idade.
Idoso ativo: mantém atividades, controle ativo de atividades, independência, boa adaptação. Idoso frágil: idade cronológica avançada, com limitação de AVD, precisam de monitoramento, doenças crônicas. Idoso dependente: precisa de cuidador, ajuda para sobreviver. 
INSTITUCIOALIZAÇÃO: para reestabelecer problemas de saúde, que não possuem cuidados em casa... Não deixar ocorrer o afastamento da família, internação deve ser a última opção... 
POSTURA E MARCHA NO IDOSO: postura é o alinhamento das partes do corpo entre si. Envolve reflexos miotáticos, vestibulares, oculares e psicológicos. 
No idoso ocorrem alterações e lesões nos músculos, ligamentos, articulações, e nos mecanismos de controle neuronal. Também no esqueleto axial. Ocorrem lentamente e não melhoram facilmente. Alterações indicam que há compensação neuromuscular e pode haver dores.
 Paciente acamado: cuidado com áreas de compressão e com tríceps sural, flexores do quadril/joelho e de abdutores/adutores de quadril.
Tratamento: imobilização, calor, frio, estimulação elétrica, exercícios para adm, coordenação, equilíbrio, ganho de força... Mais avançado: passadas laterais, rotações, passadas para trás, transporte de objetos
SÍNDROME DO IMOBILISMO: todos os órgãos e aparelhos podem se sensibilizar de forma grave por conta da própria imobilidade, deteriorando-se. maior: déficit cognitivo médio a grave e múltiplas contraturas. menor: úlceras, disfagia, afasia, incontinência.
OSTEOPOROSE: Doença caracterizada por perda de massa óssea e pela deterioração da arquitetura óssea, aumentando a possibilidade de fraturas. Osso poroso. Afeta mulheres no processo de menopausa.
Estágios: - osteopenia: baixa massa óssea. Início. –osteoporose: redução mais acentuada da massa óssea. 
–osteoporose grave: baixa massa óssea e com história de fratura. Fraturas mais comuns: vértebras, quadril e punho. Ocorrem tbm devido a diminuição de suprimento sanguíneo. 
Massa óssea termina a consolidação nos 20 anos, após os 30 tem perda gradativa de 0,5% ao ano.
Causas: genética, menopausa, retirada de ovários (hormonal), baixa ingestão de Ca, uso de corticoides e de álcool, fumo, etc.
Prevenção: prática de esportes, reposição hormonal, alimentação, controle de diabetes, evitar fumo e álcool.
Tratamento: ingestão de Ca e vit.D. Reposição hormonal. Aumento de força, ADM, resistência e equilíbrio aeróbicos com uso de carga. Para histórico de fraturas a carga é contra-indicada. Alongamento, treino de marcha, retorno às AVD’s pós-cirúrgico.
PATOLOGIAS E SÍNDROMES EM GERIATRIA
ARTROSE: Doença degenerativa que acomete as articulações. Começa pela cartilagem art, e chega até o osso subcondral. Surgem osteófitos. 
1ª: afeta várias articulações simultaneamente. Afeta + mulheres na pós-menopausa.
2ª: resultado de traumatismos, microtraumas, sobrecarga, frouxidão ligamentar, anomalias congênitas.
RIZARTROSE DO POLEGAR E MÃO ARTRÓTICA: é a artrose da art do punho e metacárpica. 1ª e 2ª.
tratamento: diminuição de dor (eletro, termoterapia por condução, e então termo de alta frequência), manter mobilidade e fortalecer musculatura, uso de órtese, exerc ativos com pouca carga (max 2kg), passivos leves p/ não fazer manobras bruscas, alternar exerc com curtos períodos de repouso p/evitar inflamação. Controlar inflamação, manter qualidade de vida. P.O: mobilização passiva de art adjacente, diminuir inflamação, aumentar força e manter mobilidade.
COXARTROSE: artrose de quadril. 
tratamento: alívio da dor com termo e eletro, aumentar adm, mobilização ativo-assistidas e passivas suaves, fortalecimento com resistência manual e pc sentado, FNP, correção da marcha (principalm glúteo méd- com marcha lateral). 
 P.O imediato: evitar complicação vasc e resp. 
 P.O 1mês: mobilização ativo-assistida em tripla-flexão (quadril, joelho e ombro) até 90º. 
 P.O 6 semanas: marcha com muleta, mobilização ativa, fort quadríceps e tríceps. P.O após 6 sem: sem muleta. 
 P.O 3 meses: marcha livre, fort quadríceps e glúteos. NÃO FAZER FLEXÃO, ADUÇÃO E ROT INTERNA DE QUADRIL.
GONARTROSE: JOELHO: tratamento para dor e inflamação: calor local, OC, interferencial, bandagens, adm, mobilização passivas e assistidas, fortalecimento de quadríceps e IQT (isométricos e isotônicos) FNP.
Prevenir deformidades com alongamentos suaves. 
ARTRITE REUMATÓIDE: doença auto-imune que acomete articulações, fazendo inflamação e hipertrofia, destrói cartilagem e osso. Evolui para luxação, rigidez e anquilose. Afeta também sistemas vascular, cardíaco, renal, oftalmológico, hematológico.
tratamento: diminuir dor, inflamação, edema. Prevenir rigidez, atrofia e deformidades. Qualidade de vida.
Sessões curtas, não sobrecarregar art, não ultrapassar arco doloroso, resistência pequena.

Continue navegando