Buscar

2016.1 AD 2 Filpol OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
FILOSOFIA POLÍTICA E ESCOLA PÚBLICA
Coordenador: Diogo Bogéa
Semestre: 2016-1
Aluno (a):  Rosa Henrique Rios Matrícula: 13212080434
Polo: Itaguaí
Avaliação a distância – AD2
Material didático de referência: Textos 1, 2, 3 e 4.
Data limite de entrega na plataforma: 03/05/2016
PRIMEIRA QUESTÃO (5 pontos)
A Educação ascende a um papel de destaque no projeto iluminista. Explique essa afirmação com base nos textos da disciplina.
Atentando-me a leitura do conteúdo, compreendi que o iluminismo foi um movimento intelectual em nome da liberdade, igualdade e fraternidade, que afirmava o poder da razão humana em todos os campos: cultural, científico, político e social. O iluminismo difundiu uma postura que procurava libertar a sociedade da escuridão (falta de conhecimento) que a oprimia e se guiar pelas “luzes da razão”. Com isso se caracterizou como o “século das luzes”, uma contribuição ao progresso do sujeito, o direito a educação. A ausência das luzes tem como consequência conflitos e diferenças, portanto, é preciso uma conversão às luzes (conhecimento), e isso só se dá por meio da educação, que entra como mecanismo essencial de emancipação do ser humano. 
 	O iluminismo foi inspiração para a construção da Escola Pública, e com as transformações na sociedade, a educação ganha o sentido de ajudar a integrar o sujeito às novas concepções, pensamentos e valores, incitando a prática reflexiva e auxiliando na formação humana. Isso nos leva a refletir sobre questões como a formação ética do sujeito, a criação da autonomia, a luta por uma educação mais democrática, pela igualdade e exercício pleno da cidadania, por uma participação ativa e consciente dos sujeitos nas questões públicas. Visto que a educação é um ato político, a ela cabe o papel de condutora ao conhecimento, ao esclarecimento para que o sujeito torne- se livre para pensar, falar e agir. Diminuindo assim, sua ignorância e construindo um novo sujeito crítico, reflexivo e participativo, que busca conhecer seus direitos e deveres, para exercer sua cidadania com autonomia. 
SEGUNDA QUESTÃO (5 pontos)
Destaque, nos textos estudados, dois trechos de sua escolha, de textos diferentes . A seguir, disserte sobre a importância destes para suas reflexões a respeito da educação.
Texto 1 : AINDA SOBRE A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: É POSSÍVEL ENSINAR A ÉTICA?
“a formação ética dos futuros cidadãos foi o primeiro, e também foi o mais constante sentido atribuído à ação educativa”
Refletindo acerca do conteúdo estudado, é possível perceber que todas as características atuais podem ser compreendidas em função da trajetória histórica e das influências recebidas ao longo do tempo. Não há como fornecer uma definição acabada do sentido atribuído à ação educativa, ela sempre estará aberta a indagação e ao questionamento porque os contextos são infinitamente variáveis as circunstâncias, e os sujeitos são sempre singulares e indefinidamente capazes de movimento e de mudança. Portanto, o poder de deliberação e a capacidade de criação devem ser instigados na proposta de construir cidadãos autônomos, críticos, reflexivos e participativos. Formadores de opinião, através de uma educação democrática, de essência política para o exercício pleno da cidadania.
Texto 2: EDUCAÇÃO, CIDADANIA, EXCLUSÃO
“Não é por decreto que os homens se transformam em cidadãos: é preciso que tenham interiorizado o valor democrático, que tenham descoberto seu poder criador, a força instituinte do poder criador coletivo.”
A partir desse trecho compreendo que devemos trabalhar nosso potencial criador, construir nosso conhecimento e fazê-lo funcionar, pois a ignorância é o menor caminho para o sujeito ser manipulado. Desde a antiguidade a participação política era o mais importante, e através dos tempos, os governantes foram resumindo as oportunidades do coletivo exercer sua cidadania. Assim ofuscando, reduzindo, formatando e alienando o potencial democrático dos sujeitos transformados em massa de manobra. A educação, desde os ideais iluministas tem sua essência na formação democrática, constituindo o sujeito como ser de razão, de deliberação que aplica seu conhecimento individualmente e socialmente na construção da autonomia e da interação coletiva.
Referência bibliográfica:
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/13720/mod_label/intro/Texto%201%20%28Filopol%29.pdf
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/13723/mod_label/intro/Texto%202%20%28Filopol%29.pdf
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/75168/mod_label/intro/Texto%203%20%28Filopol%29.pdf
http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/75179/mod_label/intro/Texto%204%20%28Filopol%29.pdf
Feedback
	Rendimento
	80,00 / 100,00
	Avaliado em
	segunda, 16 maio 2016, 21:34
	Avaliado por
	Diogo Barros BogÉa
	Comentários de feedback
	1. Não se trata apenas de conhecer direitos e deveres, mas de efetiva participação na construção de um mundo comum.

Outros materiais