Buscar

RELATÓRIO III MASSA ESPECÍFICA DO ÓLEO

Prévia do material em texto

MASSA ESPECÍFICA DO ÓLEO
Alunos (as): Társila Cassemiro Castro de Sousa (201602713537)
Caio Barbosa Sierra Magalhães (201402507721)
João Pedro Corrêa de Resende (201701177692)
Robson Rodrigues Paixão (201201430569)
Rejane Chaboudet (201502213508)
Marlúcio Dias (201702422887)
Turma: 3032
Introdução
O presente relatório, apresenta os conceitos relacionados à Hidrostática, que é o estudo das forças exercidas em fluidos que se encontram em estado de equilíbrio (de onde se inclui o termo estática). No conceito de Hidrostática, foram incluídas suas divisões, que se fundamentam em seu estudo, tais como fluidos, pressão, pressão hidrostática (princípio de Stevin), pressão manométrica, densidade de um fluido, princípio de Pascal, princípio de Arquimedes e empuxo.
Objetivo
O experimento realizado teve como intuito trazer o conhecimento prático de como determinar a massa específica dos líquidos utilizados e o empuxo.
Teoria
A hidrostática é a área da física em que se estudam as forças exercidas em fluidos em repouso. O nome hidrostática remete ao primeiro fluido que conhecemos, que é vital para a sobrevivência e equilíbrio da natureza: a água. Posteriormente, esse tipo de estudo passou a aplicar-se em outros fluidos.
Fluídos
São líquidos ou gases que possuem a capacidade de escoar. 
Arquimedes (287 a.C – 212 a.C) foi o primeiro físico a observar e estudar sobre esse fenômeno. Posteriormente, outros físicos como Blaise Pascal (1623 – 1662) e Evangelista Torricelli (1608 – 1647) observaram tal fenômeno e contribuíram para o enriquecimento resultante dos seus estudos.
Pressão
Pode ser definida como a relação entre uma força aplicada perpendicularmente sobre um corpo e sua superfície atuante. A expressão que melhor pode defini-la é a seguinte:
Onde “P” representa a pressão, “F” a força aplicada e “A” a área onde a força é aplicada.
Densidade
Também denominada massa específica de um corpo é a relação da massa deste corpo e seu respectivo volume. Corpos que possuem grande quantidade de massa em pequenas quantidades de volumes apresentam grandes densidades. Já os corpos que possuem pequena quantidade de massa em grandes quantidades de volumes, apresentam pequenas densidades. Em suma, ela mede o grau de concentração da massa do corpo em seu volume. No SI, a unidade adotada como padrão para densidade é 1kg/1m^3. A expressão que melhor representa a densidade é:
Onde “μ” é a densidade (ou massa específica), “m” é a massa do corpo e “v” o volume do corpo.
O conceito de densidade pode ser ilustrado através da figura a seguir (figura A), comparando três corpos de diferentes densidades:
 
Figura A – três corpos (A, B e C) com três densidades distintas.
Material Utilizado 
- Régua 30 cm
- Tubo de plástico incolor em formato “U”
- Painel Hidrostático EQ033 (CIDEPE)
- Tripé Universal (CIDEPE)
- Água
- Óleo de soja
Procedimento Prático
O tubo em “U” foi preenchido com água, após foram adicionados alguns ml de óleo de soja, a altura das pontas do tubo em “U” então variou, dando origem as duas aturas distintas em cada ponta do tubo, pois água e óleo são substâncias diferentes e não se misturam devido ao fato da água ser uma substância polar e o óleo apolar, e nesse estudo, polar dissolve polar, e apolar dissolve apolar.
Foi verificado a altura de cada elemento a partir do ponto de interface de água e óleo, conforme figura B.
Figura B – Experimento
Após a medição da altura de cada elemento, aplicamos os valores nas fórmulas, para assim acharmos a massa específica do óleo.
Conclusão 
Com a realização do experimento, verificamos que água e óleo são substâncias distintas e não se misturam devido a propriedade polar e apolar dos materiais. Pudemos também calcular a massa específica do óleo que em teoria é 890kg/m³
Os valores obtidos no experimento:
Po = Pa
Po + ρo g ho = Pa + ρa g ha 
o g ho = ρa g ha
ρo = 
ρo = 865,73 kg/m³
Bibliografia
https://lusoacademia.wordpress.com/2015/08/10/pressao-absoluta-e-pressao-manometrica/
http://www.infoescola.com/hidrostatica/principio-de-stevin/
http://manualdaquimica.uol.com.br/quimica-geral/densidade.htm
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/EstaticaeHidrostatica/pressao.php
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/fluidos.htm

Mais conteúdos dessa disciplina