Buscar

trabalho inclucao infatil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INCLUSAO NA ESCOLA UM GRANDE DESAFIO
A partir da leitura da Lei de Inclusão, elaboração do roteiro, e da observação em uma escola pública, analisei algumas questões pertinentes, que levaram a pensar a Educação em linhas mais especificas e detalhadas tanto na forma de aprender como no ato de ensinar.
Diante dessa questão, como futura professora, faço uma reflexão acerca do conhecimento especifico na área de inclusão para ensinar com propriedade os alunos portadores de deficiência, pois, precisam de uma atenção especial para desenvolver as suas capacidades.
Se a lei impõe que se tenham recursos que proponha inclusão e bem estar para portadores de deficiência especiais, as escolas devem ser cuidadosamente planejadas com conceitos e atividades que os alunos possam se sentir felizes por participarem, conviver e brincar com os demais.
Porem pôde-se constatar pela observação na instituição que os recursos são precários ou insuficientes, e não há projetos para melhorias estruturais e tecnológicas, não há professores com formação adequada pela dificuldade da capacitação e deslocamento.
Como na escola, tem somente estrutura física e verba para se ter algumas salas de aulas tem entre 35 a 40 alunos , que um único professor tem que passar seus conhecimento, como iria dar atenção especial a um aluno que necessita de explicações diferenciadas e muito mais dialogo .
 Os professores tem que ter muito amor e paciência , e principalmente criatividade para inserir eles junto aos conteúdos ,mas e toda uma sala em pró , constituída de respeito e cooperação para se ter continuidade a educação escolar.
Diante disso elas sempre são enviadas a instituição APAE, mesmo que na lei consta que se deve receber e atender as necessidades delas, na escola em que analisei, a pouco tempo havia uma criança com deficiência que ficou somente alguns meses, pois não havia material de aprendizagem e equipamento que oferece-se a aprendizagens e bem estar. 
Muitos alunos que são enviadas a APAE , que não conseguem se adaptar são mandados a manicômios, pois ate os pais não conseguem controla-los , ai venho a refletir, como em uma escola publicas se manteria alunos assim ,que precisam de medicação, de médicos e enfermeiros disponíveis 24h.
Como pode entrar em vigor uma Lei de Inclusão Social, sem antes adequar a formação de professores a estrutura escolar? Cabe ressaltar que não se pode haver a pratica, sem preparo, nem materiais, como garantir a esses alunos de inclusão, aprendizagem e a inserção ao mercado de trabalho.
Precisam ser adotadas medidas para que as pessoas com deficiências possam ser motivadas a usufruir de esportes e culturas tendo acesso ainda às atividades como (dança, música, literatura, teatro e artes plásticas), utilizando ao máximo suas qualidades criativas, artísticas e intelectuais em prol de si mesmas e da comunidade escolar. 
Queremos um futuro que todos possam participar e revelar as capacidades para se conhecerem e amar-se do jeitinho que são para isso precisa-se oportunidades e investimento escolar, mais alfabetização, e capacitação para se haver inclusão e benefícios aos deficientes físicos e mentais.

Outros materiais