Buscar

Globalização e Desenvolvimento Econômico

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO - TG
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Aluno:
Roberto Franco de Freitas Jorge
RA: 1432617
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
POLO: SANTOS - BOQUEIRÃO
 
2016
 
Trabalho em grupo - TG
Esse trabalho tem por objetivo ler o artigo cientifico: A questão do desenvolvimento à luz da globalização da economia capitalista de Francisco Luiz Corsi. (Corsi, 2002)
Ler a manchete da previdente Dilma Rousseff, na coluna semanal "Conversa com a presidenta", onde afirma: “Crescimento em 2013 será mais robusto. ” (Agencia Estado, 2013)
Analisar duas charges disponibilizadas no AVA UNIP.
Depois que você leu o texto de Fernando Luiz Corsi, a manchete do jornal e as duas charges, responda:
 
Do ponto de vista do estudo da economia, de quais assuntos tratam os textos e cada charge?
Os textos e as charges nos mostram alguns dos efeitos da estagnação econômica vivida por países periféricos e não desenvolvidos, decorrentes de uma crise social e econômica, que começou na década de 70, e que apesar de algumas tentativas de reestruração da sociedade capitalista, se prolonga até os dias de hoje.
Essa crise sócio econômica se agrava com as estratégias políticas neoliberais que acabam sufocando a economia dos países periféricos.
Algumas das principais consequências e efeitos mostrados nos textos e nas charges são: a criação de uma sociedade de consumo, desigualdade social a nível mundial e países periféricos endividados e estagnados economicamente.
 
Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges? Justifique sua resposta. 
Há relação de causa-efeito entre a mensagem dos textos e as charges. Pois os textos abordam alguns efeitos da globalização:
- Positivos: expansão comercial, maior acesso à informação e à comercialização de bens por boa parte da sociedade mundial.
 - Negativos: criação de uma sociedade de consumo, desigualdade social a nível mundial e países periféricos endividados e estagnados economicamente.
Enquanto as charges apresentam algumas consequências disso, como a exclusão social e a situação de miséria vivida por parcela considerável da humanidade, mostrando que o crescimento econômico muitas vezes não gera o desenvolvimento.
Há como mapear as quatro esferas da globalização correlacionando os estudos de globalização com as duas charges? Justifique e aponte as principais características. 
Produtiva: Incentivos à produção industrial de bens de consumo duráveis. No cenário mundial, países periféricos tem sua mão de obra, barata, e recursos naturais explorados.
Econômica: Segue conceitos capitalistas neoliberais, que impõe entre outra desregulamentação de leis trabalhistas, pouca intervenção do estado, o que ocasiona falta de investimentos em projetos sociais que dão origem a gerações, seguidas, de miseráveis, sem perspectivas para o futuro.
Tecnológicas: falta de educação, conhecimento e acesso as novas tecnologias, é a causa de muitos desempregados que vivem à margem da sociedade globalizada.
Comercial: Voltado para os que tem condições de adquirir bens duráveis, com maior margem de lucro e para exportação. No cenário mundial a competitividade industrial de países periféricos é dificultada pela frágil economia e pela sua condição de submissão em relação aos países centrais.
A primeira charge trata da globalização comercial e produtiva; enquanto a segunda, especificamente da tecnológica.
De que forma as relações internacionais auxiliam/atrapalham a solução dos casos apontados pelas charges? 
As relações internacionais, em um mundo cada vez mais globalizado, permitem que grandes multinacionais dos países mais ricos e desenvolvidos se implantem em países mais pobres da periferia com uma tecnologia avançada para obter grandes lucros com a mão de obra barata e exploração dos recursos naturais. Porem a alta tecnologia adotada por essas empresas exige maior especialização da mão de obra. Isso exclui boa parte da população mais pobre desses países que não tem o nível de instrução exigido para entrar no mercado de trabalho e acabam ficando às margens da sociedade.
Essa é uma das principais causas da desigualdade social no mundo, principalmente nos países de periferia, e isso acaba se agravando ainda mais por falta de investimento do governo em políticas de inclusão social, fazendo com que sua população deixe de ser beneficiada em detrimento da globalização.
Quais os motivos desfilados no texto de Francisco Luiz Corsi para afirmar necessidade de revisão nos aspectos do desenvolvimento? 
Situação de estagnação da economia: que envolve todos os envolvidos no processo de globalização, tanto os países centrais quanto os de periferia. Segundo o autor, as causas estão em um sistema mal estruturado.
Crise Social: causada pela exclusão social e desigualdades sociais, fruto da centralização das riquezas nos países centrais.
Criação de uma sociedade de consumo, onde se explora indiscriminadamente os recursos naturais, principalmente nos países de periferia.
A retomada do desenvolvimento em um novo patamar, que requer crescimento econômico, justiça social e preservação da natureza, implicaria rupturas com o capitalismo.

Continue navegando