Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (40444) -Comunicação e Linguagem (AD099)
 Prova: 
QUESTÃO:
1. Já é sabido que a organização do pensamento, das ideias e a comunicação se processam pelas vias da linguagem. A seu turno, o ato comunicativo se dá por meio de recursos oferecidos pela linguagem, entre estes as palavras. Estas se caracterizam por formas e características diversas, estudadas estas por um ramo da gramática denominado morfologia, a qual se ocupa dos diferentes vocábulos utilizados no dia a dia dos seres humanos, inclusive separando-os nas diferentes classes gramaticais: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Um dos aspectos de que se ocupa a morfologia é a flexão dessas palavras, dentro das suas respectivas classes, particularidade esta que as faz classificar-se em variáveis e invariáveis. Explique e exemplifique as classes de palavras variáveis e invariáveis dentro da língua portuguesa.
RESPOSTA ESPERADA:
Na língua portuguesa, há palavras definidas como variáveis, as quais podem passar por alterações no que diz respeito à sua forma, tomando-se por base o seu gênero, o número, o grau, o tempo, o modo, a pessoa. São variáveis: substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome e verbo. Ao mesmo tempo, há classes de palavras que não passam por flexões, a exemplo do advérbio, da preposição, da conjunção e da interjeição. Estas palavras não variam em momento algum, sendo por isso consideradas invariáveis.
QUESTÃO:
2. Sabemos que existem algumas particularidades entre a língua falada e a língua escrita. Enquanto a língua falada se vale de expressão fisionômica e tom de voz, a língua escrita é mais rígida. Sendo assim, elenque três características da língua escrita.
RESPOSTA ESPERADA:
A língua escrita requer mais formalidade e planejamento.
Ela representa um estágio posterior de uma língua.
A língua escrita adquire maior importância nas teorias gramaticais.
Na língua escrita, há uma maior preocupação com a coerência da mensagem.
Na língua escrita, o texto torna-se coeso através do uso de conectivos.

Outros materiais