Buscar

Resumo DTM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo DTM
A ATM participa do sistema estomatognático, é considerada uma articulação complexa, por ser bilateral e interdependente. Dependem de movimentos fundamentais como abertura, fechamento, propulsão e lateralidade da mandíbula. Portanto, o acometimento de um dos lados acaba alterando o funcionamento do outro invariavelmente, e qualquer alteração nessa estrutura pode resultar em DTM, elevando o surgimento de quadros clínicos.
Sintomas que envolvem a ATM: Zumbido, entupimento e dores de ouvido, dor de cabeça, ruídos articulares, secura da boca, sensação de queimação na língua e garganta.
A DTM é caracterizada por: dor, ruídos articulares e funções desviantes ou limitadas da mandíbula. É considerada um subgrupo de desordens musculares e é a principal causa de dor da região orofacial não relacionada a dentição.
É o dentista que da o diagnóstico de DTM.
Fatores etiológicos da DTM: alterações de oclusões, trauma complexo craniofacial e estresse emocional. Hábitos deletérios são importantes também, como, ranger e apertar os dentes.
Principais sintomas que levam as pessoas a procurar tratamento: sensibilidade e dor nos músculos da mastigação e ATM, dificuldades de movimentação da mandíbula, cansaço e dor para mastigar e/ou falar, ruídos articulares, dor irradiada para cabeça, ouvido, pescoço e nuca, além de sintomas auditivos, como, zumbido e plenitude auricular.
O objetivo do fono é complementar outros tratamentos de DTM, visando adequar á função dos músculos e da movimentação da mandíbula durante a fala, mastigação, deglutição e postura habitual da boca e mandíbula. O objetivo da terapia é reduzir a do e mudança dos hábitos deletérios, como apertar os dentes ou musculatura da boca, roer unhas, morder objetos, pressionar a língua contra os dentes, entre outros.
As alterações de mobilidade mandibular podem afetar tanto abertura e fechamento bucais, quanto movimentos de lateralidade e protrusão da mandíbula. A promoção de relaxamento da musculatura fácil e cervical, bem como a melhora circulatória decorrente são indicados como tratamento. Terapias manuais, como alongamento muscular e massagens, podem reduzir a dor e auxiliar no restabelecimento da função muscular. 
O sistema estomatognático está desorganizado por causa das alterações de DTM, dessa forma não realiza de forma eficiente as demandas funcionais como, morder, mastigar, deglutir, falar e manter-se em postura normal. Na reabilitação de DTM é necessário a inclusão de terapia voltada a neuromusculatura, para diminuir a dor, da hiperatividade muscular, recuperar a funcionalidade, reequilibrando as funções estomatognáticas de acordo com as possibilidades oclusais.

Outros materiais