Buscar

Resenha Alinhamento estratégico COM BSC e GPD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha Crítica.
Alinhamento estratégico COM BSC e GPD
 Do autor Mauricio Fiorese
O artigo de base para esta resenha tem como referência o texto: Fiorese, Mauricio. Alinhamento Estratégico com BSC e GPD, JExperts Tecnologia Ltda, Florianópolis- SC- Brasil, indicado pelo professor.
Esta resenha tem como finalidade apresentar crítica contextualizada das informações descritas no artigo para a disciplina de estratégia empresarial.
O texto descreve sobre o BSC Balanced Scorecard que é uma ferramenta utilizada para melhoria da gestão estratégica das empresas, além disso o autor faz uma conexão com outra ferramenta o Gerenciamento pelas diretrizes GPD que também auxilia na estratégia da organização. 
Utilizando-se de autores de renome no assunto o artigo possui quatorze páginas dividas em 6 capítulos onde descreve conceitos relevantes para o leitor.
A descrição do artigo fala sobre conceitos de planejamento estratégico utilizando-se de indicadores que irão possibilitar melhor gerenciamento das empresas, apresenta metodologia que integram entre si para proporcionar melhor alinhamento de ideias.
Conforme o autor, estratégia está relacionada em como a empresa vai alcançar seus objetivos e para isso é apresentado o conceito dos 5 p’s, sendo estratégia de plano, estratégia padrão, estratégia como posição, estratégia de perspectiva, e de estratagema, ainda conceitua BSC como sistema que controla e permite a organização a utilizar-se de desdobramentos de estratégia para planejamento. 
Em relação aos indicadores que o BSC proporciona é descrito no texto a forma como é medido e controlado com objetivo demonstrado pelas perspectivas da ferramenta que são: financeiras, de cliente, interna, de aprendizagem e crescimento. Descritas as perspectivas segue abordagem em três etapas.
O autor cita características da escola de gestão como atuação global, proatividade, incentivo, controle pelo BSC, organizada em unidades de negócio (UENs), ênfase em alianças, sustentabilidade e aprendizagem contínua; Como base para a gestão estratégica sugere a definição do negócio, assim como missão, visão, valores, analise dos ambientes externos e internos, formulação de estratégia competitiva e definição da cadeia de valor, implantação e controle.
O autor utiliza a ferramenta PDCA juntamente com o GRT que é o gerenciamento da rotina do trabalho para verificar e ressaltar responsabilidades de cada um na organização, este ainda afirma que com a implantação do sistema BSC é possível obter de forma clara o senso estratégico do negócio, melhor foco, desenvolver lideranças capacitadas com organização e educação.
O Gerenciamento por diretrizes é demonstrado no artigo como ferramenta que possibilita analise das caraterísticas e problemas organizacionais. Ainda descreve passos sugeridos por Campos (2004) para a rotina diária de uma empresa.
Posteriormente o autor continua com o desdobramento dessas diretrizes bem como esclarece a execução das mesmas através de métodos que dão bons resultados. 
Assim sendo o BSC e o Gerenciamento por diretrizes auxiliam gestores na implementação estratégicas das organizações cada um com suas peculiaridades mas ao mesmo tempo interagindo entre si e possibilitando maneiras diferentes na compreensão das abordagens descritas a seguir: abordagem de arquitetura do sistema de gestão, estratégia pelo sistema de gestão, alinhamento do sistema de gestão com a rotina, processo de desdobramento, abordagem quanto aos stakeholders, abordagem quanto aos processos internos, papel da gerencia e aprendizado organizacional. 
O autor conclui que uma experiencia estratégica apenas não é garantia de vantagem competitiva para as organizações, e sugere a utilização do BSC e o Gerenciamento pelas diretrizes utilizados em conjunto para melhores resultados na busca por indicadores de desempenho, sendo que o conjunto dessas ferramentas proporciona pontos de melhor tradução e comunicação, alinhamento estratégico, foco e acompanhamento dos resultados. 
O artigo é importante e descreve de forma fácil para compreensão e entendimento sempre citando autores que garantem a seriedade e veracidade do artigo, além de credibilidade as informações contribuem para o crescimento do conhecimento acadêmico do aluno. 
O autor aborda o tema de forma que qualquer pessoa consiga ler e compreender pois deixa claro o conceito das ferramentas abordadas, proporcionando assim mais informação e conhecimento daquilo visto em sala de aula ou mesmo no nosso local de trabalho, afim de aprendermos uma melhor tomada de decisão.
Para o acadêmico de administração o texto proporcionou expansão dos conhecimentos adquiridos na disciplina estudada de estratégia empresarial, trazendo benefícios a todos com conceitos expostos de forma clara e objetiva que facilitam aprendizado e entendimento das ferramentas objeto do estudo.
O autor Maurico Fiorese é formado em ciências da computação e possui mestrado na mesma área pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Como graduando do curso de administração da Faculdade UNA-Betim ressalto o conhecimento agregado pela leitura do texto cuja abordagem proporciona ampliação dos conhecimentos acadêmicos de forma diversificada pedagogicamente falando, com ênfase para as estratégias administrativas utilizadas pois busca-se enquanto formando ocupar cargos estratégicos senão a próprio negócio, o que justifica a importância deste artigo para o acadêmico. 
Referencia: 
Site Escavador disponível em
<https://www.escavador.com/sobre/2039609/mauricio-fiorese> Acesso em 23/06/17.

Outros materiais