Buscar

LINDB art. 7-19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Direito Civil (LINDB)
A Lei de Introdução ao Código Civil é bastante abrangente e materialmente pouco densa, passando, muitas vezes, despercebida pelos estudos dos acadêmicos dos cursos de Direito das Instituições de Ensino Superior do Brasil. 
Decreto-Lei nº 4.567, de 4 de setembro de 1942
Art. 7º – 19 º – Aplicação da lei no espaço: 
• É aplicável a norma estrangeira no território brasileiro, desde que haja disposição legal positivada, pois a lei do país em que for domiciliada a pessoa determina as regras sobre o começo e o fim da personalidade, o nome, a capacidade e os direitos de família.
• Casamentos no Brasil serão regidos pela lei brasileira. Brasileiros que desejam se casar com estrangeiros, só poderão fazê-lo em consulado brasileiro. As questões patrimoniais obedecerão às leis onde os cônjuges estiverem domiciliados, se estiverem domiciliados em países diferentes, será regido pela lei do lugar onde tiveram o primeiro domicilio conjugal. O divorcio realizado no estrangeiro terá o prazo legal de um ano para ser reconhecido no Brasil
• Será considerada domiciliada a pessoa sem domicilio, em sua residência habitual, temporária ou naquele local onde facilmente seja encontrada.
• A qualificação dos bens e relações referentes a eles obedecem à lei do país onde se encontram. Assim como as obrigações. A sucessão de bens de estrangeiros será regulada pela lei brasileira em benefício de seus herdeiros brasileiros.
•As pessoas jurídicas de direito privado obedecem à lei do Estado onde foram criadas. Para terem filiais no Brasil, devem passar pela aprovação do governo brasileiro.
•As autoridades brasileiras são competentes para julgar o réu domiciliado no Brasil, mesmo sendo estrangeiro. Quando for necessário aplicar a lei estrangeira, será observada somente a lei estrangeira. Lembrando que as leis estrangeiras não terão eficácia no Brasil se de alguma forma ofender o país em sua soberania, ordem ou bons costumes.
•As autoridades consulares brasileiras têm competência para celebrar para brasileiros o casamento e os mais atos de Registro Civil e de tabelionato, inclusive o registro de nascimento e de óbito dos filhos de brasileira ou brasileiro nascido no país da sede do Consulado. Os atos celebrados pelos cônsules brasileiros apenas serão válidos desde que cumpram todos os requisitos legais. Se a autoridade consular negar a celebração de algum ato previsto no artigo 18, poderá ser pedido novamente dentro do prazo de noventa dias.
Aluno: Klebson Brendo de Lima Cardoso
RA: N200AD1
Turma: DR2CD34
Manaus, 06 de outubro de 2017

Outros materiais