Buscar

QUESTÕES 26,27,28,29,30 PROVA FINAL DE MARKETING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

26-As pesquisas de mercado são fundamentais para que as organizações possam compreender a fundo as necessidades dos seus consumidores, bem como os pontos fortes e fracos de seu negócio. Para que possam colocar em prática uma pesquisa, as organizações necessitam estabelecer inúmeros critérios que contribuem para fazer a pergunta certa, no momento certo, para a pessoa certa. Sobre os tipos de entrevistas, classifique V ou F:
( V ) As entrevistas com grupos focais acontecem em grupo, sempre com um tema pré-definido.
( V ) As entrevistas estruturadas ocorrem mediante questionário totalmente estruturado.
( V ) Na entrevista em profundidade, o pesquisador questiona o consumidor sobre determinado tema.
27-Compreender o que se busca saber em uma pesquisa é o primeiro passo para o sucesso de uma pesquisa. Afinal, para que se obtenha a resposta de um problema, é preciso saber fazer a pergunta certa sobre este problema. Por isso, estruturar uma pesquisa também é um trabalho estratégico, envolvendo diversas ações que, se tomadas de maneira adequada, fornecem dados preciosos para as tomadas de decisões dos negócios. Sobre a pesquisa, classifique V ou F:
( F ) Na pesquisa exploratória, os estudos são baseados em uma compreensão prévia da natureza do problema de pesquisa.
( F ) A pesquisa descritiva é conduzida para esclarecer a natureza de um contexto desconhecido.
( V ) Na pesquisa causal, os pesquisadores têm uma expectativa sobre a relação a ser explicada, como a previsão da influência do preço, da embalagem, da propaganda etc. sobre as vendas.
28-O sistema de franquias é compreendido como um sistema que busca o lucro coletivo de vários atores de negócios, que atuam em diversas regiões, oferecendo produtos ou serviços padronizados. Este modelo de negócios apresenta inúmeras vantagens. Sobre essas vantagens, classifique V ou F:
( V ) Menor risco de falência.
( F ) Limitações quanto à escolha de produtos e fornecedores.
( F ) Inibe o surgimento de inovações.
( V ) Compartilhamento de competências.
29-O sistema de Informação de Marketing – SIM – é um conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir as informações, contribuindo para as tomadas de decisões da organização. Para que este sistema seja efetivo, alguns componentes são necessários. Sobre esse sistema, classifique V ou F:
( V ) O Sistema de Inteligência de Marketing é composto por um conjunto de procedimentos e fontes, usados por administradores para a obtenção de informações diárias.
( V ) O Sistema de Pesquisa de Marketing é um componente do SIM, permitindo a coleta e a análise de dados que contribuem para a tomada de decisão.
( F ) O SIM independe de sistemas computadorizados para organização dos dados.
30-Para um profissional de marketing atuar no mercado é fundamental que ele conheça diferentes modelos de negócios e como atuam. Franquias, por exemplo, são modelos de negócios em alta, que possibilitam a expansão de empresas existentes. Sobre as franquias, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Franchising, termo utilizado para denominar o negócio de franquias, trata-se de um acordo contratual entre duas companhias legalmente independentes em que o franqueador concede ao franqueado o direito de vender o produto do franqueador.
( ) O sistema de franquias é entendido como um modelo que visa ao lucro individual, buscando atender aos objetivos e metas de uma única empresa.
( ) Franqueador é indivíduo, pessoa física ou pequeno empresário que deseja iniciar um negócio, visando minimizar os riscos de fracasso, dessa forma, licencia a marca/produto ou serviço a partir de um modelo já homologado.
( ) Franqueada é a empresa fabricante do produto/serviço ou proprietário da marca, que visa expandir seus pontos de venda, rapidamente, fazendo uso de capital de terceiros.

Outros materiais