Buscar

Psicologia nas organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0574_AV_» PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
	Tipo de Avaliação: AV 
	
	Professor:
	MARCIA CORDEIRO PINHEIRO
	Turma: 9008/AA
	Nota da Prova: 5,5        Nota de Partic.: 1,7        Data: 20/08/2014 09:20:23 
	�
	 1a Questão (Ref.: 201305264683)
	sem. N/A: Psicologia Organizacional
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	A Psicologia Organizacional tem sido uma referência no desenvolvimento das equipes de trabalho dentro das organizações modernas. Desenvolva a seguir, quais as ações que os psicólogos organizacionais podem desenvolver para que essas equipes de trabalho possam potencializar seu desenvolvimento.
	
	
Resposta: Treinamento dos colaboladores, incentivo a planos de carrerira, cuidar da saúde dos colaboradores dentro da organização, incentivar o trabalho em equipe, incentivar bons relacionamentos entre os gestores e colaboradores, respeitar e incentivar as contribuições dos colaboradores 
	
Gabarito: O aluno poderá citar as seguintes ações: - atividades em grupo em relação as relações interpessoais - reuniões de feedback de modo a diluir os problemas do dia a dia do trabalho - promover treinamentos de sensibilização que favoreçam a interação grupal - treinamentos que possam melhor desenvolver as habilidades e competências desejadas por suas organizações.
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201305265910)
	sem. N/A: Entrevistas
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Alguns fatores podem fazer com que as entrevistas não sejam consideradas um bom parâmetro no momento de uma seleção. Quais são esses fatores?
	
	
Resposta: Se o entrevistador não tiver num bom dia, se ele não tiver conhecimento e habilidades tecnicas para avaliar o candidato, pré- julgamento pela aparecia , se ele não souber distinguir as aptidões e características da personalidades do entrevistado. 
	
Gabarito: Selecionador despreparado; avaliador sujeito a avaliações subjetivas; distorções perceptivas; escolha de métodos equivocados que não avaliam satisfatoriamente 
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201305275601)
	sem. N/A: O desenvolvimento historico da Psicologia
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O estudo do comportamento esteve indistinto da Filosofia por quase 2000 anos, até que a Psicologia ganhasse sua autonomia com a criação de laboratórios de pesquisa. Na Antiguidade, tal como afirma Bergamini (2005) estudar a conduta humana limitava-se ao estudo:
	
	
	Das pessoas antissociais;
	
	Das pessoas percebidas como atípicas;
	
	Das pessoas percebidas como padrão;
	
	Das pessoas em conformidade social;
	
	Das pessoas que demonstravam liderança.
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201305044543)
	2a sem.: Psicologia Organizacional
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Gabriel conseguiu seu primeiro emprego como auxiliar administrativo na Seguradora Grandes Amigos, mas não se sente entusiasmado com suas tarefas. Comumente se atrasa, falta e não cumpre suas obrigações. Assim mesmo, a gerente de Gabriel mantém os elogios e prêmios, em uma tentativa de mudar o seu comportamento, mas o que está conseguindo é o descontentamento de sua equipe. A atitude dessa gerente está adequada para obter o melhor para a organização? 
	
	
	Sim, pois ela conseguirá ao longo do tempo adquirir a confiança do funcionário e mudar seu comportamento. 
	
	Sim, pois a atitude da gerente acabará por influenciar os outros funcionários a ter uma atitude mais compreensiva em relação a ele
	
	Não, pois o reforço dado ao comportamento errado aumenta a probabilidade de esse comportamento ocorrer em situações semelhantes
	
	Não, pois ela deveria incentivá-lo a estudar assuntos que de fato lhe interessem, mesmo não sendo relacionados ao trabalho atual. 
	
	Sim, pois, se ela premiasse o comportamento indesejado, Gabriel acabaria por entender seus erros e mudaria o seu comportamento
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201305279657)
	sem. N/A: DIFERANÇAS INDIVIDUAIS E PROCESSOS DECISÓRIOS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As percepções sociais são passíveis de sentidos diferentes pelas diversas pessoas no mesmo contexto. O que significa valorização para uma, não necessariamente tem o mesmo sentido para outras. Estamos falando de individualidade. Autoestima, empatia, emoção, perdão, alegria. São elementos desta relação. O bem estar do colaborador no dia-a-dia em seu trabalho exige dele equilíbrio. Neste caso, qual dos elementos elencados é o responsável por este equilíbrio? Assinale a Única opção correta.
	
	
	Empatia
	
	Perdão
	
	Autoestima
	
	Emoção
	
	Alegria
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201305195342)
	4a sem.: Ferud e suas contribuições
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Freud, ao longo de toda a sua vida, garimpou e aperfeiçoou o conhecimento do indivíduo analisando seu comportamento. Os seus estudos e escritos continuam sendo referência fundamental . Marque a resposta que indica a principal referência de Freud. 
	
	
	Grafologia
	
	Psicanálise 
	
	Psicologia 
	
	Neurologia 
	
	Psiquiatria
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201305264886)
	sem. N/A: Selecionar e Treinar nos Ambientes Corporativos
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Deparatamento de Seleção de uma indústria têxtil, encarregado de selecionar novos motoristas de empilhadeira, resolveu avaliar a habilidade dos candidatos na direção de tais veículos. Qual técnica de seleção deverá ser utilizada?
	
	
	Entrevista.
	
	Teste de Simulação de Desempenho.
	
	Teste de Personalidade.
	
	Testes Escritos.
	
	Dinâmica de Grupo.
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201305041221)
	6a sem.: Sensações e percepções na seleção
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	(Instituto Geral de Perícias – IGP/SC – Concurso Público 2008, adapt.) Um grande desafio organizacional da atualidade consiste em administrar a diversidade da força de trabalho de uma forma que se respeite as perspectivas e contribuições individuais, promovendo um senso geral de visão e identidade com a organização. A diversidade da força de trabalho pode ser compreendida como a presença de características humanas individuais que tornam uma pessoa diferente da outra. Observe as assertivas abaixo: I. A administração da diversidade deve considerar as diferenças demográficas, de aptidão/habilidade e as características de personalidade. II. A personalidade é um atributo individual importante que envolve o perfil geral ou a combinação de características que capta a natureza única de uma pessoa, como ela age e reage em relação às outras. III. Na política de diversidade, a prática de cotas é considerada preconceituosa. IV. Em alguns casos, a diversidade precisa ser estimulada através de ações afirmativas, ou as chamadas cotas. Neste contexto, é correto afirmar que: 
	
	
	As assertivas I, II, e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
	
	As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201305264965)
	sem. N/A: A Aprendizagem nas Organizações de Trabalho
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As organizações fazem grandes investimentos em treinamento para seus funcionários, objetivando manter sempre atualizadas suas habilidades e competências. Em relação ao treinamento, podemos dizer que: 1- O treinamento informal é estruturado e planejado com antecedência. 2- Um tipo de treinamento no trabalho é o rodízio de tarefas. 3- As organizações costumam investir muito pouco no treinamento formal fora do trabalho. 4- O compartilhamento de informações entre funcionários de uma organização é um exemplo de treinamento formal. 5- Um tipo de treinamento formal fora do trabalho são as palestras ao vivo.
	
	
	As afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
	
	As afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
	
	As afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
	
	As afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
	
	Asafirmativas 2 e 5 são verdadeiras.
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201305257683)
	sem. N/A: Administração e comportamento organizacional
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O campo de estudo que tem como foco os níveis de conduta individual, de grupo e de estrutura, denomina-se comportamento:
	
	
	Disfuncional
	
	Postural
	
	Organizacional
	
	Territorial
	
	Oficial

Outros materiais