Buscar

AULA PSIQUIATRIA VONTADE CELIA

Prévia do material em texto

AULA CM 2 PSIQ – VONTADE 21/03 	DRA CELIA
VONTADE (VOLIÇÃO) - Processo psíquico de escolha de uma entre várias possibilidades de ação.
É uma atividade consciente e que direciona a ação, é elaborada a partir dos impulsos, influenciada por fatores intelectuais, afetivos e socioculturais.
Ato volitivo/voluntário – Pode ser traduzido pelas expressões "eu quero" ou "eu não quero“ 
Há possibilidade de escolha, reflexão e decisão, é intencional, consciente e tem uma finalidade – eu faço uma escolha, posso refletir sobre ela, tomo uma decisão que é intencional, consciente e que tem uma finalidade. 
Fases do processo volitivo – acontece sem que nos percebemos.
1 – Intenção ou propósito: é tendência para ação e tem a Influência de impulsos, desejos e temores inconsciente 
2 – Deliberação: Ponderação consciente, Consideração das implicações da escolha
3 – Decisão: Opção por uma alternativa de ação
4 – Execução: Atitudes necessárias para consumar a decisão parte psicomotora, onde a pessoa faz os movimentos e coloca em pratica sua escolha.
Ato automático = repetição do ato volitivo; não existe nesse as fases anteriores, de tanto repetir certos atos, as fases não são realizadas. Cumpre as mesmas funções. Ex: dirigir – ao aprender a dirigir é voluntário, com repetição do cotidiano se torna automático; e cumpre sempre a mesma função que é chegar a algum lugar.
ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS DA VONTADE – Hiperbulia e Hipobulia/abulia.
HIPERBULIA: Aumento ou exacerbação da energia volitiva (força de vontade, fanatismo, tirania). Nem sempre é patológica; e algumas pessoas são naturalmente assim; ex: pessoas amputadas com muleta e que praticam esportes = FORÇA DE VONTADE;
Podem existir pessoas com hiperbulia que não são necessariamente doentes, mas cometem atos socialmente condenáveis, como no FANATISMO E NA TIRANIA – elas impõem suas vontades sem considerar o todo, temos como exemplo brigas de torcidas, partidos políticos de direita e de esquerda e etc.
Patologicamente, a hiperbulia aparece em quadros de MANIA (elevação de humor, energia).
HIPOBULIA/ABULIA: Diminuição/abolição da energia volitiva - sensação de indisposição, fraqueza, falta de energia, perda da iniciativa e da espontaneidade, indecisão, dificuldade de transformar as decisões em ações.
O quadro patológico mais frequente da hipobulia é a depressão; e também em psicóticos crônicos (esquizofrênicos).
** Não devesse achar que as pessoas têm alteração, cada pessoa tem uma intensidade de volição, existe uma faixa normal de vontade; tem que sair da normalidade para se dizer que é patológico.
ALTERAÇÕES QUALITATIVAS DA VONTADE: Atos impulsivos e Atos compulsivos – SABER A DIFERENCA ENTRE OS 2.
- ATOS IMPULSIVOS: Abole as fases de intenção, deliberação e decisão, geralmente egossintônico, o indivíduo não percebe como inadequado, não tenta evitar ou adiar, não é contrário aos valores morais e desejos, geralmente associado a impulsos patológicos e o indivíduo tende a desconsiderar os desejos e necessidades dos outros (desejo ou integridade).
**Mal a idéia vem, ela é executada sem se pensar e deliberar sobre ela, no momento em que o ato é realizado o indivíduo não sofre, está de acordo com o que ele quer fazer (egossintônico) e com os valores morais e desejos dele no momento; Ex de ato impulsivo: pessoas explosivas no transito, que por ex bate em uma mulher gravida e nem vê;
- ATOS COMPULSIVOS: Egodistônicos (o ato causa sofrimento na pessoa quando ela o pratica), percebidos como indesejáveis, contrários aos valores morais e anseios, há tentativa de resistir ou adiar o ato compulsivo, sensação de alívio ao realizar o ato compulsivo, seguido de desconforto subjetivo e pela urgência em realizar o ato e é frequentemente associado a ideias obsessivas.
Ex: lavar as mãos mesmo percebendo que estão limpas e feridas por lavar muito; a pessoa lava a mão, se sente aliviada, mas daqui a um tempo volta o desejo de lavar, e o ato se repete.
3) TIPOS DE IMPULSOS E COMPULSÕES PATOLÓGICAS: Agressivas, relacionados à ingestão de substâncias ou alimentos, relacionados ao desejo e comportamento sexual (parafilias) e outros impulsos e compulsões
- AGRESSIVAS: AUTOMUTILAÇÃO, FRANGOFILIA, PIROMANIA, IMPULSO E O ATO SUICIDA.
AUTOMUTILAÇÃO: Ato impulso seguido de comportamento de autolesão voluntária, o indivíduo provoca escoriações na pele e mucosas, perfurações no corpo, tricotilomania, auto-enucleação, autoamputação; relacionado a Transtorno da personalidade borderline (automutilação para sentir prazer), TOC, deficiência mental (comum), psicoses (faz para atender aos delírios e alucinações).
Em algumas pessoas a repetição é muito grande e pode se tornar COMPULSIVO.
Acontece muito em adolescente deprimidas, mas que não tem intenção de tirar a vida.
FRANGOFILIA: Impulso de destruir os objetos que circundam o indivíduo (roupas, móveis, colchões, etc.), relacionado a psicoses (esquizofrenia e mania), transtornos da personalidade (explosiva, borderline, antissocial, etc.), deficiência mental e dependência química (por alucinações ou abstinência). 
PIROMANIA: Impulso de atear fogo a objetos, prédios, lugares, tem relação com transtornos da personalidade, como o antissocial (psicopata), esses relatam prazer ao realizar o ato.
IMPULSO E O ATO SUICIDA: Desejo de morrer e de desaparecer, sempre que um paciente relata vontade se sumir, desaparecer é importante investigar, tem relação com depressão, dependência de álcool, esquizofrenia, distimias, transtornos da personalidade do tipo borderline, dependente, esquizóide, histriônica e de evitação.
O ato suicida concretizado é classificado como voluntário, pois há um planejamento para tal;
O impulso suicida não é voluntário; 
- RELACIONADOS A INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS OU ALIMENTOS: Dipsomania, Bulimia e potomania.
DIPSOMANIA: Impulso ou compulsão periódica para ingestão de grandes quantidades de álcool.
Binge drinking – O indivíduo nunca bebe, e quando bebe, bebe até passar mal; se arrepende, mas volta a fazer.
BULIMIA: Impulso irresistível de ingerir rapidamente grande quantidade de alimentos, em geral como “ataque à geladeira”, A mulher, geralmente, sente culpa e medo de engordar, induzindo vômitos ou toma laxativos.
POTOMANIA: Compulsão de beber água ou outros líquidos sem que haja sede exagerada, tem relação a Esquizofrenia e tem difícil controle.
- RELACIONADAS AO DESEJO E COMPORTAMENTO SEXUAL: Só são considerados patológicos quando a pessoa só consegue sentir prazer ao praticar determinado ato.
FETICHISMO - Impulso e desejo sexual concentrados em partes da vestimenta ou do corpo da pessoa, o indivíduo só tem prazer realizando esse tipo de ato.
EXIBICIONISMO - Impulso de mostrar os órgãos genitais, não busca contato sexual direto.
VOYEURISMO - Impulso de obter prazer pela observação de pessoa que está tendo relação sexual, está nua ou se despindo.
PEDOFILIA - desejo sexual por crianças ou púberes do sexo oposto.
PEDERASTIA - desejo sexual por crianças ou adolescentes do mesmo sexo.
GERONTOFILIA - desejo sexual por pessoas consideravelmente mais velhas que o indivíduo.
ZOOFILIA OU BESTIALISMO - desejo sexual dirigido a animais.
NECROFILIA OU VAMPIRISMO - desejo sexual dirigido a cadáveres.
COPROFILIA - busca do prazer com o uso de excrementos no ato sexual.
NINFOMANIA - desejo sexual muito aumentado na mulher, presente na mania.
SATIRÍASE - desejo sexual muito aumentado no homem.
- OUTROS
PORIOMANIA OU DROMOMANIA - Impulso de andar a esmo, viajar, “desaparecer de casa”, “ganhar o mundo”, deambulação sem finalidade ou corrida súbita e imotivada (esquizofrenia); relacionada a Esquizofrenia, quadros psicoorgânicos, deficiência mental.
CLEPTOMANIA OU ROUBO PATOLÓGICO - Ato impulsivo ou compulsivo de roubar, precedido de intensa ansiedade que se alivia com o roubo, e depois se sente culpada; não tem ligação com o valor do objeto roubado; ocorre em supermercados, farmácias
JOGO PATOLÓGICO - Compulsãopor jogos de azar, fazer apostas, especular com dinheiro, apesar de prejuízos financeiros e sociais percebidos pelo sujeito.
COMPULSÃO POR COMPRAR (ONIOMANIA) - Necessidade de comprar de forma compulsiva, sem observar a utilidade, sem ter necessidade ou poder utilizar adequadamente tais objetos, seguido de sentimento de culpa e arrependimento.
COMPULSÃO POR INTERNET E VIDEOGAMES - Impulso irresistível de usar o computador, navegar pela web ou jogar, e dificuldade de interromper o uso; parecem ser jovens com baixa autoestima, tímidos e com baixa pró atividade.
NEGATIVISMO - Oposição às solicitações do meio ambiente, resistência automática e obstinada a todos ou quase todos os pedidos da equipe ou da família, pode ser ativo (faz o oposto ao solicitado) ou passivo (não faz nada do que pedido). Significa que ele não quer colaborar.
OBEDIÊNCIA AUTOMÁTICA - Oposto ao negativismo, obedece automaticamente às solicitações das pessoas, indivíduo perde a autonomia e a capacidade de conduzir seus atos volitivos.
4) O EXAME DA VONTADE 
O paciente vem à consulta por iniciativa própria ou é trazido por alguém? 
O tom da voz é alto, baixo ou estridente? 
Fala espontaneamente ou apenas quando solicitado? 
Mostra-se hostil, contrariado, agressivo? 
Parece ter dificuldades em controlar seus impulsos? 
O paciente parece estar pronto a explodir a qualquer momento? 
Observação do comportamento - se demonstra iniciativa, espontaneidade e interesse, e ainda capacidade de tomar decisões
Respostas às solicitações do examinador - grau de cooperação do paciente 
Obediência automática: dar ordens simples que pareceriam inadequadas para a situação de um exame médico.
Impulsividade: perguntar ao paciente e acompanhantes: - Ele (você) responde sem pensar? 
- Interrompe com frequência os outros? 
- Não consegue esperar a sua vez? 
- Tem pavio curto, é explosivo? Descreva suas explosões.

Continue navegando