Buscar

CENTRO UNIVERSITÁRIO (1)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
Edmilson Paiva Albuquerque Junior, 1396643, 2016
ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO
FUNDAMENTAL: PESQUISA DO CONTEXTO ESCOLAR OBSERVAÇÃO 
ITAITUBA-PA
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER
Edmilson Paiva Albuquerque Junior, RU1396643, TURMA: Maio,2016
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio Supervisionado – Ensino fundamental: pesquisa do contexto escolar e observação apresentado ao curso de Licenciatura em História do Centro Universitário Internacional UNINTER.
ITAITUBA
2018
SUMÁRIO
Introdução .................................................................................................................................1
Desenvolvimento – O Estágio como ferramenta de conhecimento de realidades e contextos: abordagem da prática do ensino-aprendizagem na Escola Municipal Antônio Gonzaga Barros.........................................................................................................................2
Identificação da Escola/Instituição Estagiada......................................................................2.1
Concepção Pedagógica da Escola/Instituição..........................................................................3
Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado............................4
Caracterização estrutural......................................................................................................4.1
Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada.....................4.2
Caracterização da turma estagiada.......................................................................................4.3
Perfil do professor observado durante o estágio supervisionado........................................4.4
Descrição e análise das aulas observadas/ministradas.........................................................4.5
Descrição das atividades de avaliação ministradas/observadas..........................................4.6
Considerações Finais.................................................................................................................5
Referencias Biblioograficas......................................................................................................5
Anexos........................................................................................................................................5
Introdução
O estágio supervisionado e o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio e o eixo central na formação do professor, pois e através dele que o professional conhece os aspectos indispensáveis para sua formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este e momento da formação em que 
 o graduados podem vivenciar experiências conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação se torna a mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
Este presente relatório visa demonstrar os objetivos expor e analisar as atividades desenvolvidas durante o Estágio supervisionado: pesquisa do contexto escolar e observação: no ensino fundamental series finais. Este relatório foi suma importância total pois não tenho experiência no ensino fundamental. Nessa premissa, o trabalho desenvolvido no colégio foi composto da descrição da observação da pratica vivenciadas no período de observação das aulas, que se norteou nos principais científicos e metodológicos da educação no ensino de história.
O relatório que segue resulta das visitas realizadas a escola municipal Antônio Gonzaga Barros localizado na cidade de Itaituba-pa objetivo foi oportunizar ao aluno a analisar da realidade dos campos de atuação, reconhecendo os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional nas series finais do ensino fundamental.
No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observação que permitiram a construção do relatório. As conclusões que ora apresentamos se constituem das análises críticas e construtivas das vivencias de aprendizagens da ação pedagógica nas salas de ensino fundamental. 
 
 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA
O estágio supervisionado: ensino fundamental-pesquisa do contexto escolar e observação de aulas foi realizado na Escola EMEF Antônio Gonzaga Barros situado a rua Riomar tapajós Virgulino,851 no bairro bom remédio cep-68180-430 na cidade de Itaituba-pa o contato com a escola pode ser realizado através do telefone(93)35186305 e do e-mail agbitbb@hotmail.com.
A escola oferta atendimento no ensino fundamental I e II e educação de jovens adultos(EJA).no período matutino, vespertino e noturno.
A instituição atende um total de 1470 alunos no ensino fundamental I e II e educação de jovens adultos (EJA), sendo 500 alunos series iniciais e 568 series finais e 400 do EJA
O estágio foi realizado entre os turnos vespertino e noturno sendo observas várias turmas estagiadas doa modalidade (educação de jovens adultos)
Concepção Pedagógica da Escola/Instituição
O estágio supervisionado: ensino fundamental- pesquisa do contexto escolar e observação: foi realizado na escola Antônio Gonzaga Barros.
“Sonhamos com uma escola pública capaz, que se vá construindo aos poucos de criatividade. Uma escola democrática em se vá construindo aos poucos em que se pratique uma pedagogia da pergunta, em que se ensine e aprenda com seriedade, mas que a seriedade jamais vire sisudez.
Uma escola em que, ao se ensinarem necessariamente os conteúdos, se ensine a pensar certo” (Freire, p.24)
As modificações surgidas na escola sociedade moderna impõem a escola mudanças nas abordagens: política, econômica, social e cultural, propiciando um novo compromisso ético com a comunidade com o conhecimento. Ético com a comunidade e com o conhecimento. Assim escola passa a redefinir sua proposta de trabalho, sua estrutura, assegurando o acesso aos estudos e a permanência dos alunos na escola, proporcionando-lhes aprendizagens continuas tanto em conceitos como em atitudes e ações
A escola deve ser espaço social responsáveis pela apropriação do saber universal, bem como a socialização desse saber elaborado as camadas populares.
A luta pela democratização, pela escola de qualidade, por uma educação pública gratuita e universal, continuam sendo a palavra de ordem numa perspectiva progressista de educação, fundamentados numa concepção histórica-critica.
Precisamos ter clareza que gestão democrática e uma questão de postura, que se aprende no cotidiano da escola, no coletivo, isso não quer dizer que todos têm que estar no mesmo lugar pensando aa mesma coisa, mas coletivo e um grupo de pessoas que comunga da mesma ideia e que procura buscar para a discussões.
“...a participação democrática não se dá espontaneamente, sendo antes um processo histórico de construção coletiva coloca-se a necessidade de se preverem mecanismos institucionais que não apenas viabilizem, mas também incentivem praticas participativas dentro do colégio público. Isso parece tanto mais necessário quando mais consideramos nossa sociedade, com tradição de autoritarismo, de poder altamente concentrado e de exclusão da divergência nas discussões e decisões” (Paro, 2003, p.46) 
Uma escola democrática deve ter na sua organização órgãos constitutivas e atuantes que são: conselho escolar, apmf, grêmios estudantis e ongs.
Nesta perspectiva concebemos por colégio o espaço da formação da consciência política do aluno para atuar e transformar a realidade, problematizando as relações sociais dos homens, visandoa transformação social.
Dessa forma, acreditamos que e papel escola promover a interação entre os saberes populares e os científicos permeados pela vivencia e experiência escolar, ressignificando-os e dotando-os de sentido, possibilitando a aquisição do conhecimento por, meio de aprendizagens significativa.
A função escola e uma instituição social com objetivos dos alunos, por meio das aprendizagens dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos atitudes, e valores) que, aliais deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo capacidades de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. Eis o grande desafio da escola, fazer do ambiente escolar um meio que favoreça o aprendizado, onde a escola deixe de ser apenas um ponto de encontro com saber com descobertas de forma prazerosa e funcional, conforme Libaneo (2005, p.117)
“Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade e aquela mediante a qual a escola promove, para todos, os domínios dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos”
Não se concebe mais uma escola, alheia as questões sociais, modernidade e a tecnologia, mas sim uma escola que deve repensar sua função social e histórica , fortalecendo os principais da igualdade da liberdade do reconhecimento do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas ,buscando garantir a qualidade do processo de ensino aprendizagens confrontando os saberes trazidos pelo aluno com saber elaborado, na perspectiva da apropriação de uma concepção cientifica e filosófica da realidade social, mediada pelo professor.
A escola tem que desenvolver uma postura transdisciplinar que seja capaz de dialogar dialeticamente sobre as questões em torno do contexto social da sua comunidade buscando a superação da fragmentação do trabalho pedagógico que valorize a pratica social do aluno trabalhando com as diferenças, construindo um espaço democrático.
Pelo fato da escola ser a instituição social que, por sua natureza e especificidade trabalha diretamente com o conhecimento e com o ser humano, que deve se dar o constante o processo de discussão e reelaboração de suas ações, para não só acompanhar os processos evolutivos da sociedade, mas para propor as mudanças necessárias.
4- Descrição e Análise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado
Se tratando de uma escola com muitos recursos, e níveis de desenvolvimento variados, quando, quando cheguei me assustei e fiquei nervoso natural essa reação , na primeira semana meu professor de estagio José filho, me questionou sobre minhas certezas referente a licenciatura de de história a alertou sobre as dificuldades e barreiras no qual eu possivelmente iria enfrentar dessa forma nos primeiros dias do estágio foi a minha apresentação aos alunos das turmas do estágio , quando se estar em ambiente novo. Adaptação e pouco demorada se tratando do primeiro estágio supervisionado do ensino fundamental, tudo ainda e novo ambientes escolares, à docência, o convívio em turma os colegas de profissão. Passando essa fase de adaptação pude conhecer vários alunos, cada espaço escolar e cada necessidades e desafios que os professores enfrentavam non dia a dia escolar. Consegui ver todo o processo de ensino de perto todas as fases de aprendizado e todo o reconhecimento que possível adquirir ao optar pela docência, e aprendizagem se poso obter atuando em escolas como Antônio Gonzaga Barros que detém de alunos que necessitam uma boa base escolar para progredir na vida. E friso que ao terminar o estágio informei com clareza para meu tutor da escola meus objetivos e estímulos nos quais nos faz continuar na caminhada para concluir meu curso de licenciatura em história. 
4.1- Caracterização estrutural
A escola Antônio Gonzaga Barros tem bastante espaço para receber a quantidade de alunos, tem livre acesso a tudo, possui escada de alvenaria, tem várias rampas para pessoas com deficiência físicas e quadra de esporte coberta e fechada, tem parquinho com brinquedos o recreio e na quadra esportiva com grande números de alunos, sempre com funcionários observando a todos.
A escola tem recursos tecnológicos, sala de informática, televisão com dvds, copiadora, retroprojetores impressora, aparelho de som, smartphones e tabletes e filmadora 1 sala de direção, 1 sala para os professores bem ampla com armários numerados para cada professores. Escola conta cozinha bem grande com 3 três funcionários atendendo os alunos uma biblioteca com bastante livros, a escola possui pátio coberto e descoberto e banheiros adequado a alunos com deficiência ou mobilidade social reduzida possui 24 salas e 126 funcionários e um auditório que e sempre usado para eventos da escola. 
4.2- Caracterização dos profissionais que atuam na escola/instituição estagiada
A escola atende 1470 alunos da rede municipal matriculados, possui 502 alunos no ensino fundamental series iniciais e 568 series finais e 400 na educação de jovens adultos.
Nas salas tem professores contratados e concursados e um grande número de estagiário. Sendo 24 salas de ensino fundamental e ensino de educação de jovens adultos e 126 funcionários entre professores pedagogos e vigilância limpeza etc.
Para os cuidados com a limpeza a escola possui 15 funcionários divididos entre os turnos da escola,10 cozinheiras para os cuidados com a alimentação, 4 auxiliares de cozinha, na parte da segurança a escola possui 4 vigias reversando entre os turnos da escola.
Os profissionais que compõem a equipe pedagógica contam com 1 diretora, 1 vice-diretora, 3 supervisores, 6 secretarias, duas para cada turno, todos os profissionais agem para que a escola caminhe da melhor forma possível, solucionado problemas participando dos projetos, e disponível para ajudar e estabelecer um melhor convívio dos alunos.
No período que permaneci na escola durante o intervalo, ocorreu reunião no qual a supervisora informou aos professores sobre as dificuldades e problemas enfrentados por alguns alunos, e orientou os professores como poderia auxiliar no melhor desempenho e bem-estar desses alunos em sala. Percebi uma preocupação significativa equipe da escola em relação aos alunos.
4.3- Caracterização da turma estagiada:
Se tratando de várias turmas do ensino fundamental especificamente ensino de jovens e adultos no total de 4 turmas de ensino, não será possível contabilizar, número exato ou sexos dos mesmos posso descrever como turmas variadas, com alunos de diferentes idades e expectativas maioria adultos sendo pais de família devidos começarem trabalharem cedo ou engravides indesejadas, retornaram estudos maioria de classe baixa com dificuldades para compreender a disciplinas.
O professor de história de e muito dedicado e respeitado por todos se tratando de salas mescladas com alguns alunos interessados e desinteressados com variações imensas de idades, o desenvolvimento em sala de normalmente e muito baixo.
O ensino tradicional afasta o interesse dos alunos, mas ainda e possível ver entusiasmos em relação a temas específicos como (movimento abolicionista, implantação da republica e as revoltas que ocorreram nesse período) professor designou um trabalho a respeito para as turmas da 3 etapas e 4 t etapas. Foi passado um trabalho escrito acerca dos temas, e também, que fosse feito um seminário com caractere obrigatório a utilização de alguma mídia, como Power point, teatro, musica, os alunos fizeram bom trabalho. Grupos com apresentações de fotos slides feitos com cuidado tudo com qualidade que mostra com clareza os interesses dos alunos. A convivência entre alunos e boa todos se respeitam e interagem. 
4.4- Perfil do Professor observado durante o Estágio Supervisionado, descrição das aulas.
O professor observado (José Filho) no estágio tem formação inicial em Licenciatura Plena em História, Bacharel em História, pela Universidade Federal do Pará – UFPA, e, ainda, com pós graduação em história cultura e sociedade. 
O professor tem encaradoo ensino de História como uma ferramenta de formação crítica-reflexiva dos alunos. Mostra-se muito solícito e participativo nas dúvidas e questionamentos dos alunos no cotidiano escolar. Tem uma percepção inclusiva no ensino da História, permitindo aos alunos dialogar e compartilhar suas experiências de vida. Assim, ele desmitifica o ensino, aproximando das realidades vividas pelos alunos.
O professor muito dedicado, mas de 8 anos de experiência na rede municipal e de conhecimentos amplos sempre procurando passar os conteúdos de formas bem dinâmica fugindo da forma tradicional de ensinar história para que alunos prestasse mais atenção, embora uma grande parcela de alunos não se interessava pelos conteúdos ministrados. Iniciava o conteúdo no quadro com tópicos em que os alunos iriam estudar. Ele explicava o assunto o assunto e os alunos ficavam no livro o acompanhado depois fazia um pequeno exercício reclamavam com questões discursivas e os alunos reclamavam não gostava dessa forma eu achei interessante porque os alunos não precisam decorar assuntos teria que estudar. Basicamente as aulas seguiam dessa forma.
O professor trabalha com recursos diversos com livros didáticos referentes a cada ano de ensino, como escola tem bastantes recursos de informática e professores sempre utilizando Datashow com documentários sobre temas históricos para atiçar a imaginação dos alunos.
O professor desenvolver projeto de leitura que acontece aos sábados, os alunos que participam dessa leitura de variados assuntos históricos ganham pontos nas avaliações com isso motivam alunos participarem de projeto que se tornou bastante produtivo na questão do interesse pelo habito da leitura.
4.6- Descrição das atividades de avaliação ministradas/observadas:
O estágio contou com o acompanhamento da semana de avaliações, mas, na sala estagiada foi realizada apenas uma (1) avaliação. 
Essa avaliação foi feita seguindo a prática comum da escola. O professor pede aos alunos de forma gentil que se organizem em filas, ordenando a sala para que o mesmo possa transitar durante a distribuição e acompanhamento aos alunos. Em seguida, o professor faz a leitura das questões em sala, e, segue dando as orientações quanto aos modelos de resposta que os alunos deveram responder. 
A avaliação continha perguntas seguindo a seguinte ordem:
Perguntas descritivas,
Perguntas de múltipla escolha,
Perguntas em coluna (associação)
5. Considerações Finais
Com o estágio supervisionado do ensino fundamental, podemos entender que professor historiador e algo que estudante deve desenvolver na pratica, tornando-se uma opção consciente critica um compromisso político democrático e uma competência profissional qualificada.
E no momento do estágio que estudante tem direito de conhecer a real situação de modo a fazer crescer o interesse pelo campo.
O estágio foi muito enriquecedor como futuro professor de história pois permitiu uma reflexão para construção de uma pratica educativa junto aos jovens e adultos das series finais do ensino fundamental. Além disso, oportunizou a articulação entre a teoria vista em sala de aula e pratica docente cotidianas, levando-nos entender que diante da necessidade de se ter cidadãos mais críticos, reflexivos, conscientes, participativos.
Em geral foi uma possibilidade de refletir sobre a realidade educacional de uma escola municipal destinadas a alunos de classe baixa com problemas reais e lutas diárias. Posso dizer que foi uma afirmação que estou no caminho certo para cumprir meu propósito de fazer a diferença no mundo da educação. 
Referências Bibliográficas:
FREIRE. Paulo. EDUCAÇÃO COMO PRATICA DA LIBERDADE. Rio de janeiro paz e terra,1997
Libaneo, Jose Carlo. TENDÊNCIAS PEDAGOGICAS NA PRATICA COLEGIOR.IN REVISTA DANDE.N.6.P.11-19,1989
Paro, Vitor Henrique. Gestão Democrática, Colégio público. 3ª edição, São Paulo: atica, 2003
PIMENTA, SELMA GARRIDO E LIMA, MARIA SOCORRO. ESTAGIO E DOCENCIA, Edição São Paulo: Cortez,2004
Anexo:

Continue navegando