Buscar

Semiologia pediátrica

Prévia do material em texto

Semiologia da pediátrica
Recém-nascido: 0 a 28 dias.
Lactente: 29 à 1 ano e 11 meses.
Pré-escolar: 2 anos até 6 anos e 11 meses.
Escolar: 7 anos à 9 anos e 11 meses.
Adolescente: 10 à 20 anos (10 a 13 pubescência; 14 a 16 puberdade e; 18 a 20 pós-puberdade).
Anamnese
Identificação: nome, idade, cor, sexo, naturalidade e nacionalidade, endereço, procedência e telefone, profissão e educação.
Queixa principal
História da doença atual
História patológica pregressa: referir todas as doenças e internações que a criança teve.
História da gestação, parto e nascimento: a idade que a mãe tinha durante a gestação. Número de gestações, paridade, natimortos, partos prematuros. Se o parto foi feito médico ou parteira, se foi rápido ou demorado (partos muito rápidos ou demorados favorecem asfixia e hemorragias. Se a mãe contraiu alguma doença durante a gestação. Saber o Apgar da criança ao nascer. Verificar anormalidades nos primeiros dias de vida.
Histórico alimentar: saber até quando foi alimentado exclusivamente por leita materno, o início do complemento, quais alimentos foram introduzidos e como foram preparados. Se a criança for maior, saber a quantidade de proteína e o número de refeições. 
História do desenvolvimento: Verificar o sono da criança, quando começou a engatinhar, andar, falar, quando começou a ir no banheiro sozinho (quando parou de usar fralda- começou a controlar os esfíncteres). Adaptação social, emoções e sua relação com família/amigos.
História das vacinações: verificar as vacinas recebidas, reação ao BCG.
História familiar: indagar sobre a existência de determinadas doenças como miopia, hipertensão arterial, diabetes, asma, doenças mentais, anemia falciforme ou outra hemoglobinopatia, arteriosclerose, hipercolesterolemia, AIDS, hepatite B e outras.
História social: registrar condições da habitação, se é área urbana ou rural, possui coleta de lixo, água encanada, quantos cômodos e quantos habitantes, mora perto de fábricas (poluição ambiental). Nível de escolaridade dos pais, se a criança frequenta a escola, se os pais são casados, se alguém da casa fuma, bebe álcool ou usa substâncias químicas.

Continue navegando