Buscar

Formação da Idade Moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703726307)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A ideia de modernidade foi adotada pela historiografia pois queria dar ao período a ideia de:
		
	
	atraso
	
	tecnológico
	 
	vanguarda
	
	científico
	
	medo
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703717836)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Dentre os fatores que são importantes para pensarmos a formação da Idade Moderna, podemos apontar:
		
	
	O renascimento urbano e fortalecimento do feudalismo
	
	A descentralização administrativa e fortalecimento do poder dos reis
	
	O fortalecimento do poder dos reis e seus ministros
	 
	O renascimento urbano e desenvolvimento da burguesia
	
	A mudança do eixo econômico da cidade para o campo e fortalecimento do poder dos reis
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201703726320)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O historiador Norbert Elias, em sua obra A sociedade de Corte, busca compreender a sociedade do antigo regime na instância que, para ele, constitui o melhor objeto de análise, a corte. Para Elias, é a partir da Corte, símbolo máximo do poder político e social, que esta sociedade se organiza.     ¿...a corte real do Ancien Regime sempre acumulou duas funções: a de instância máxima de estruturação da grande família real e a de órgão central da administração do Estado como um todo, ou seja, a função de governo¿ (ELIAS, 2001, p. 27). ELIAS, Norbet. A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 27. Partindo esta visão veja as afirmações: A) Nessa interpretação, a corte funciona como o coração do Antigo Regime. Isso encontra explicação, em certa medida, pelo papel do Rei. B) Em uma sociedade com pouca mobilidade social, esta só é possível através dos favores reais. C) É o rei que concede terras e títulos de nobreza. D) Cabe lembrar que nesta realidade o rei pode se afirmar através de favores financeiros e não somente através da concessão de posses materiais, como acontecia na Idade Média. Estão corretas:
		
	
	Somente a e b.
	
	Somente a, c e d.
	
	Somente a e c.
	 
	a, b, c e d.
	
	Somente b, c e d.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704162660)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analisando a sociedade moderna, segundo o historiador português Vitorino Magalhães Godinho em sua obra "A estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa". Onde se extraiu: Na sociedade do antigo regime, o mais visível é a divisão em estados ou ordens: clero, nobreza, braço popular. É uma divisão jurídica, por um lado, e é, por outro, uma divisão de valores e comportamentos. As pessoas estão distribuídas por categorias, que se distinguem pelo nome, pela forma de tratamento, pelo traje e pelas penas a que estão sujeitas. Podemos entender com esse trecho do livro que:
		
	
	Podemos entender que não existe mobilidade social e o maior valor que a sociedade possui é o valor monetário, tendo dinheiro, o homem determina sua vida.
	
	Isso quer dizer que não existe muita mobilidade social, mas acaba existindo pela possibilidade de chegar à elite e aos altos cargos e até mesmo a direção do Estado alguns burgueses que ficaram muito ricos e substituíam os reis.
	
	Nessa época, podemos entender que há uma grande mobilidade social, pois o que realmente importa é o valor do homem, não o nascimento do mesmo.
	 
	Isso quer dizer que, embora exista uma ascensão econômica por parte daqueles que se dedicam ao comércio, a estrutura baseada em estados permanece, ainda que não seja, a rigor, tão estanque como a medieval. O que devemos entender é que a pertença a uma classe social determina toda a vida do indivíduo.
	
	Essa divisão não existiu, ela realmente foi criada e desenvolvida por historiadores que não conseguiam entender como alguém poderia nascer camponês e chegar ao posto de rei. Então eles criaram uma divisão na sociedade como um modelo ideal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201703574843)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os séculos XIV e XV oferecem uma série de novas propostas em um mundo em que as instituições, sem dúvida estão sendo repensadas, Humanistas, universidades, o comércio, os novos monarcas, convivem com fomes e guerras, e uma peste que parecia ter mais apetite do que qualquer outra, até então. Estas transformações vão gerir conflitos dentro da instituição eclesiástica, gerando formas de pensamento divergentes e conflitantes. Sobre a organização econômica dos Estados Modernos frente as transformações políticas e culturais dos séculos XIV e XV:
		
	
	Temos uma mistura de modo de produção asiático e modo de produção capitalista com o lento e gradual abandono do modo de produção medieval em todo o Ocidente europeu.
	
	A modernidade é a época da burguesia, domina o mundo, passando a ter mais poderes inclusive que a nobreza laica e se sobrepondo à todas as outras instituições.
	
	O mundo mergulha em um intenso processo pré-capitalista, passando as cidades a serem os centros absolutos de poder e as grandes trocas a principal prática de transformação social
	
	O mundo moderno ainda mantém práticas feudais em todas as suas práticas, tendo excessões não teorizadas nas cidades italianas.
	 
	O Mercantilismo começa a ser teorizado e levado como prática.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201703717834)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O crescimento dos burgos, uma espécie de local de comércio que se desenvolvia fora das muralhas dos feudos e que surgiram para facilitar o processo de trocas e de aquisição de produtos, ocorreu principalmente devido ao:
		
	
	Fortalecimento do feudalismo
	 
	Desenvolvimento das cidades
	
	Processo de invasões bárbaras
	
	Início da servidão
	
	Consolidação do absolutismo
	
	
	7a Questão (Ref.:201703717872)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na estrutura conhecida como Antigo Regime, o poder no Estado era:
		
	
	Descentralizado e múltiplo
	 
	Centralizado e unitarista
	
	Bipartido e sectarista
	
	Centralizado e múltiplo
	
	Múltiplo e descentralizado
	
	
	8a Questão (Ref.:201703726301)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os interesses mercantis logo irão se aliar aos desejos da nobreza, e a aliança rei-burguesia irá inaugurar uma nova era na política, à medida que centraliza o estado nas mãos de um único soberano. Pensando sobre este quadro, precisamos pensar em algo que será vital para entender este sistema. Qual o conceito de Estado?
		
	 
	Estado tem inúmeras definições e estas se alteram não somente de acordo com o tempo histórico estudado, mas também de acordo com os saberes disciplinares.
	
	Estado é um conceito que não se aplica a modernidade, uma vez que só existe no século XIX.
	
	Estado é o espaço em que todos falam a mesma língua, tem os mesmo costumes, e seguem a mesma lidernaça política.
	
	Estado é um conceito frágil, incapaz de ser utilizado quando estudamos História, sendo melhor empregado em Sociologia.
	
	Estado será a ideia de um domínio centralizado na mão de um único rei e com o comando absoluto de todos os espaços de seu domínio.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201703575099)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O Ranascimento é assim reconhecido pois traz de volta a intelectualidade noções desenvolvidas no:
		
	
	mundo árabe
	
	mundo egício
	 
	mundo grego
	
	mundo helenístico
	
	mundo bizantino
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201703560410)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Como movimento de cultura, ele se esforçava para conseguir a transformação da sociedade por intermédio da modificação das tendências subjetivas do homem; ou, em outras palavras, tendia para o esclarecimento e a educação das classes dirigentes, de acordo com princípios éticos e filosóficos, a fim de que estas classes, compostas que fossem de varões sábios e prudentes, pudessem reformar as instituições em bases equitativas e justas". O texto em questão refere-se ao:
		
	
	Absolutismo
	
	IluminismoHumanismo
	
	Antropocentrismo
	
	Teocentrismo

Continue navegando