Buscar

Pessoa jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Pessoa jurídica 
Pessoa jurídica é um entidade formada por indivíduos e reconhecida pelo Estado como detentora de direitos e deveres. O termo pode se referir a empresas, governos, organizações ou qualquer grupo criado com uma finalidade específica.
Ainda que seja formada por uma ou mais pessoas físicas, que são as responsáveis pela entidade criada, a pessoa jurídica (juridical person, em inglês) possui uma personalidade jurídica independente e diferenciada em relação a cada um de seus membros.
Isso significa que a pessoa jurídica é representada enquanto entidade própria perante a Justiça e o Estado, aos quais responde por seus atos. Ou seja, a princípio, a pessoa jurídica e as pessoas físicas que a compõem não se confundem.
Apesar de haver essa diferenciação clara entre a entidade e seus responsáveis, para a Justiça, membros de uma pessoa jurídica também podem ser individualmente responsabilizados por atos da entidade que representam.
Isso acontece, por exemplo, quando se comprova que um delito cometido por uma empresa foi decorrente da decisão de um de seus gestores. Nesse caso, tanto a empresa quanto o gestor podem responder separadamente perante a Justiça.
Tipos de pessoas jurídicas
Segundo o Código Civil, existe mais de uma classificação de pessoa jurídica. Elas diferentes na forma como são constituídas e nas leis às quais respondem.
Pessoa jurídica de direito público interno
Geralmente criadas por lei, são aquelas que representam juridicamente a União, os estados e os municípios, além das autarquias e de todos os outros órgãos que foram a administração pública.
Pessoa jurídica de direito público externo
São os Estados estrangeiros e organismos internacionais como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). As pessoas jurídicas de direito público externo respondem pelas normas do direito internacional, que são reconhecidas pela legislação interna brasileira.
Pessoa jurídica de direito privado
É aquela constituída a partir da iniciativa de seus membros - ao contrário da pessoa física, que adquire esse estatuto a partir do seu nascimento, e da pessoa jurídica de direito público, que é criada por lei.
A pessoa jurídica de direito privado precisa ser formalmente registrada nos órgãos competentes para passar a existir perante a lei. Os registros mais comuns são o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as inscrições municipais e estaduais.
O ato jurídico que representa o trâmite administrativo para a criação de uma pessoa jurídica é chamado de constituição.
As pessoas jurídicas de direito privado podem ser tanto particulares como estatais. O que diferencia é a origem dos recursos usados em sua constituição.
As estatais são as pessoas jurídicas que contam com a participação do poder público, como as sociedades de economia mista e as empresas públicas. Já a outra categoria enquadra as entidades constituídas apenas com recursos particulares.
Segundo a legislação brasileira, existem seis tipos de pessoas jurídicas de direito privado:
Associações
Sociedades
Fundações
Organizações religiosas
Partidos políticos
Empresas individuais de responsabilidade limitada
Qual a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica?
A diferença entre a pessoa física e a pessoa jurídica é que, enquanto o termo pessoa física se refere a um indivíduo concreto, um ser humano, a pessoa jurídica representa um sujeito abstrato, como as empresas, as associações, as administrações públicas, dentre outros.
Saiba mais sobre a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica.
Você também pode ter interesse em pessoa física.
Pessoa jurídica pode receber dano moral? Sim, pode
CONCEITO DE DANO MORAL DA PESSOA JURÍDICA
Como já é de conhecimento comum, o Dano Moral é um abalo a imagem, a honra do indivíduo, ou seja, um ataque a reputação e boa fama da vítima perante seus pares.
O Artigo 186 do código Civil assim diz: “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.
O Artigo 52 do Código Civil diz que “Aplica-se às pessoas jurídicas, no que couber, a proteção dos direitos da personalidade.”
Quanto ao Dano Moral da pessoa jurídica, a Súmula n° 227 do STJ assim diz “A pessoa jurídica pode sofrer dano moral”.
“é a lesão de interesses não patrimoniais de pessoa física ou jurídica, provocada pelo fato lesivo” [2].
A Jurisprudência já aceita com tranquilidade a configuração de Dano Moral à pessoa jurídica.
Ou seja, o Dano Moral à pessoa Jurídica, é um abalo causado à imagem da pessoa jurídica, maculando sua reputação  e seu bom nome, perante a sociedade.
O DANO MORAL OBJETIVO E A PERSONALIDADE JURIDICA
A pessoa Jurídica por óbvio não tem sentimentos próprios e não sofre abalos psicológicos, tal como ocorre com a pessoa física.
O dano moral da Pessoa Jurídica, é uma ofensa a honra objetiva, diretamente ligado a sua imagem perante a sociedade e seus pares.
Como é sabido, as empresas tem por habitualidade investir em marketing e publicidade, e costumeiramente zelam por ter uma imagem positiva perante a sociedade.
Ou seja, o dano moral sofrido pela pessoa jurídica será sempre objetivo, causando um abalo a sua imagem perante a sociedade, gerando, na maioria das vezes, prejuízos financeiros decorrentes.
Sobre este tema, temos diversas decisões que admitem a configuração do Dano Moral a pessoa jurídica, vejamos:
DANOS MORAIS. PESSOA JURÍDICA. HONRA OBJETIVA. Para que o dano moral seja experimentado pela pessoa jurídica é indispensável que sua honra objetiva tenha sido lesada, ou seja, que sua imagem e o seu bom nome tenham sofrido abalo perante a sociedade.”

Outros materiais