Apol Prática Profissional
11 pág.

Apol Prática Profissional

Pré-visualização3 páginas
Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada e Literatura Juvenil
Questão 1/10 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada
\u201ca cronologia não apenas avança no tempo, mas revela determinada concentração nos últimos vinte anos, quando foi lançada muito mais da metade de toda a produção em versos para crianças, no Brasil. Pode-se arriscar uma afirmação: depois de 1980, descobriu-se a poesia para crianças.\u201d
 
(ZILBERMAN, Regina.  Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005, p. 129.)
 
Pode-se perceber pela afirmação de Zilberman, que embora tenha se intensificado a produção da poesia infantil ainda na década de 60, é somente vinte anos depois que ela irá se solidificar, tanto em poetas que trabalham especificamente para o público infantil, o que garante uma profusão maior de obras, como também vai se criando, estilística e tematicamente uma identidade para essa poesia. Diante desta constatação e levando em consideração o conteúdo do livro texto, quais são as características da poesia dos anos 80 em diante?
 
I. Predomínio do universo e da perspectiva infantil e infantojuvenil.
II.Vozes adultas ainda assumem o papel de eu-lírico, como forma de estabelecer o diálogo entre o adulto e a criança de forma lúdica.
III. A linha temática do poema biografia resgata para o leitor da contemporaneidade a vida e a obra de poetas consagrados, tais como: Vinícius de Moraes e Cecília Meireles.
IV. Exploração mais intensa dos aspectos visuais de influência concretista e neoconcretista.
V. Continuidade da valorização do lúdico avalizada pela liberdade de criação e experimentação.
 
Em relação às afirmativas, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	As afirmativas II, III e IV apenas.
	
	C
	As afirmativas II, IV e V apenas.
	
	D
	As afirmativas I, IV e V apenas.
Você acertou!
as afirmativas incorretas não procedem, pois a poesia contemporânea busca diminuir a distância entre o leitor e o texto, promovendo uma identificação e, por esse motivo, evita a voz adulta como eu-lírico, assim como não foi desenvolvida essa linha temática do poema-biografia sobre a vida de grandes poetas, o que de certa forma retomaria a vertente didático-pedagógica. Livro-base p. 121 e 122.
	
	E
	As afirmativas III, IV e V apenas.
Questão 2/10 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada
\u201cAinda no projeto de incorporação do cotidiano infantil, ganha espaço e relevo a recuperação de modinhas infantis, canções de ninar e brincadeiras de roda que, submetidas ao processo de colagem ou enumeração, caros à poesia moderna, estabelecem com o destinatário infantil a cumplicidade de linguagem e de repertório cultural\u201d.
 
(LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira - Histórias & histórias. São Paulo: Ática, 2003, p. 150).
 
No trecho acima pode-se perceber que textos da cultura popular são incorporados ou servem de inspiração para a poesia contemporânea, em função de méritos como a aproximação do universo do leitor porque já faz parte de sua bagagem cultural. Que outros motivadores, levando-se em consideração o livro-base da disciplina, fazem com que a poesia de origem popular atraia particularmente o leitor?
Nota: 10.0
	
	A
	os jogos linguísticos que investem numa ludicidade sonora da linguagem e o descompromisso com assuntos considerados sérios e imposição de valores.
Você acertou!
menos do que a questão temática ou facilidade do texto, o que faz com  a poesia de cunho popular chame a atenção do leitor é a perspectiva sonora. Não há uma temática estipulada para tais poemas, até porque muitas vezes o sentido fica em segundo plano, sendo o texto um artifício para jogos linguísticos, como por exemplo, os trava-línguas e as parlendas. Livro-base p.118.
	
	B
	por serem textos fáceis que não exigem interpretação ou qualquer dificuldade de leitura.
	
	C
	por serem de origem popular, muitos textos já são memorizados pelo leitor, dispensando o trabalho com a leitura.
	
	D
	a presença recorrente de animais, tema que chama muito a atenção do leitor infantil.
	
	E
	os poemas, com bastante frequência, utilizam como tema objetos, utensílios domésticos, ações domésticas rotineiras, o que atrai a atenção do leitor, pois esses temas estão inseridos na sua rotina, promovendo uma identificação.
Questão 3/10 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada
Uma das vertentes que se desenvolveu amplamente na literatura infantojuvenil no decorrer dos anos 70, foi a do mistério policial. Coelho a descreve com essas características: \u201cNarrativa cujo eixo de efabulação é um mistério, um enigma ou um problema estranho a ser desvendado. A maior parte está na linha detetivesca do romance policial\u201d.
 
(COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil-teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000, p. 160).
 
Esse gênero foi consagrado pela Editora Ática, com a famosa Série Vagalume, que teve seu início em 1972. Alguns autores e obras ficaram consagradas nesse gênero. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, ligando autores e obras.
 
(1) Edy Lima
(2) João Carlos Marinho
(3) Kleber Boelter
(4) Stela Carr
 
(  ) Peter Bullet: um caso complicado
(  ) O enigma do autódromo de interlagos
(  ) A vaca voadora
(  ) O incrível roubo da loteca
(  ) O gênio do crime
(  ) O caso do sabotador de Angra
 
Assinale a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	4, 1, 1, 2, 4, 3
	
	B
	3, 4, 1, 4, 2, 4
Você acertou!
Edy Lima é autor da obra A vaca voadora. João Carlos Marinho é autor da obra O gênio do crime. Kleber Boelter é autor da obra Peter Bullet: um caso complicado. Stela Carr é autora das obras: O enigma do autódromo de interlagos, O incrível roubo da loteca e O caso do sabotador de Angra. Livro-base p. 105.
	
	C
	1, 2, 2, 4, 3, 3
	
	D
	2, 3, 2, 1, 4, 1
	
	E
	3, 3, 1, 4, 2, 1
Questão 4/10 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada
O grande desenvolvimento que a literatura infantil e infanto-juvenil no Brasil teve a partir da década de 60, se intensificando na década de 70, desencadeou uma variada abordagem temática, que vai do realismo e suas críticas sociais, até a retomada crítica dos contos fantásticos e maravilhosos.
 
Dentre essa diversidade de abordagens está a vertente intimista, cujas características são:
 
I. Privilegia a interioridade e a subjetividade das personagens.
II.Uma das principais representantes da vertente temática do intimismo é a escritora Odette de Barros Mott.
III. Personagens-narradoras são utilizadas com frequência para dar vazão a seus sentimentos e possibilitar um aprofundamento em torno de seus conflitos e da questão identitária.
IV.Na estrutura narrativa, o foco narrativo ou ponto de vista ganham destaque.
V.Obras como A rosa dos ventos e Coisa de menino são representantes dessa vertente.
 
Em relação às afirmativas, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I, II  apenas.
	
	B
	As afirmativas II e III apenas.
	
	C
	As afirmativas II, IV e V apenas.
	
	D
	As afirmativas I, II e V apenas.
	
	E
	As afirmativas I, III e IV apenas.
Você acertou!
a alternativa II é incorreta porque a autora Odette Barros Mott é representante da temática urbana, com abordagens críticas e realistas da cidade. As obras A rosa dos ventos e Coisa de menino são representantes da temática urbana. Livro-base p. 104 e 105.
Questão 5/10 - Prática Profissional: Literatura Brasileira Aplicada
Em função de um desenvolvimento histórico que se deu ao longo do século XX, o texto poético infantil brasileiro conta com a tradição de um sistema literário que se desenvolve paralelamente, na literatura direcionada ao público adulto. Essa tradição serve como referência para que os poetas desenvolvam sua obra, seja por aproximação ou por negação, como é o caso da poesia didático-pedagógica à qual se opõe a poesia contemporânea.
 
Pensando-se