Buscar

O Uso do Açúcar na Conservação dos Alimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O Uso do Açúcar na Conservação dos Alimentos
Ilis Nogueira
O tipo de conservação
 A conservação de alimentos por adição de solutos baseia-se no controle da humidade, embora, neste método não haja remoção de água ao contrário da conservação por controle de humidade. 
 Quando se adiciona um soluto ao alimento a água livre é retida no alimento pelo soluto, tornando a água indisponível para a sua utilização por microrganismos e em reações químicas.
 Os solutos mais utilizado são o açúcar e o sal. No dia-a-dia utilizamos este tipo de conservação, mas nem sempre sabemos os princípios físico-químicos presentes nos métodos. A melhor maneira de conservar a fruta é cozê-la com muito açúcar.
 “Os açúcares e produtos ricos em açúcares, estão pouco sujeitos a alterações microbianas quando se preparam, condicionam e armazenam adequadamente. 
 Devido ao seu conteúdo de açúcar têm atividade de água muito baixa e, por outro lado têm pH relativamente baixo.
Em que o açúcar é utilizado?
 O açúcar, por exemplo, é muito utilizado na conservação de frutos. Os doces, marmeladas e compotas que se consomem bem como algumas frutas são conservadas numa calda de açúcar, por exemplo, as denominadas ameixas de Elvas.
 Nos xaropes, diversos tipos de balas açucaradas, as frutas confeitadas, as pastas de frutas, assim como os doces, marmeladas de frutas... 
 Na produção de geleias caseiras utilizamos a adição de açúcar, além do caráter conservativo, este método é, também, forma de produção de outro alimento, que, muitas vezes, se torna o meio de ganhar dinheiro para muitas pessoas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando