Buscar

MEDIDAS E AVALIAÇÃO MOTORA PRONTO

Prévia do material em texto

�
Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física
MEDIDAS E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE MOTORA
FABRICIO HENRIQUE ARRUDA DE CARVALHO
CUIABA
2018
1- Defina capacidade funcional.
R: É a capacidade que um individuo tem de realizar gestos ou tarefas do cotidiano, como sentar, caminhar, pegar um objeto do chão, carregar um objeto de um lugar para outro, entre outras atividades de vida diária.
2-Quais os testes para avaliar a capacidade funcional.
R: Teste de rosca unilateral (HEYWRD, 2013);
-Teste de levantar da cadeira em 30 segundos (HEYWARD, 2013;
3- Escolha cinco procedimentos e/ou necessidades para realizar o teste de rosca unilateral.
R: - O avaliado deve sentar na cadeira com as costas eretas e pés planos no solo;
-Com a mão dominante e pegada neutra, o individuo que esta sendo avaliado deve segurar o halter enquanto seu braço fica suspenso lateralmente ao corpo; 
-A repetição deve ser executada com o avaliado elevando o peso flexionado totalmente o cotovelo;
-O antebraço deve ser mantido supinado.
-Na fase final o avaliado deve retornar o peso a posição inicial estendendo totalmente o cotovelo com o antebraço na posição pronada.
4-Escolha cinco procedimentos e/ou necessidades para realizar o teste de levantar da cadeira em 30 segundos.
R: Colocar a cadeira contra uma parede;
-O avaliado deve sentar ereto na cadeira, com os pés planos no piso, braços cruzados na altura dos punhos e mantidos contra o peito;
-O avaliado deve levantar, ficando na posição ereta;
-Após retornar a posição sentada;
-Deve ser computado o numero de repetições feitas em 30 segundos, sendo este o resultado do teste.
5- Quais os testes que são utilizados para avaliar a agilidade.
R: Teste em T (BAECHLE E EARLE, 2010);
Teste de corrida de vaivém ou de shuttle rum (CHARRO ET AL, 2010);
Teste de corrida sinuosa (CHIARRO ET AL, 2010).
6- Explique como o teste em T (BAECHELLE; EARLE, 2010) deve ser realizado.
R: Para realizar o teste em T o avaliado precisa estar com calçados adequados e o avaliador precisa de um cronometro de mão, um apito, fita métrica, 4 cones e um assistente técnico, além disso, o teste deve ser realizado em um local com superfície estável e não deslizante.
Para aplicar o teste organize os cones em forma de T (sendo que a base do T é representada pela letra A, a parte mediana superior pela letra B, lado esquerdo pela letra C e direita pela letra D), aqueça e alongue o atleta antes, o aquecimento pode ser feito no próprio circuito, em uma intensidade submáxima.
O teste tem inicio no ponto A, após o sinal o atleta corre o mais rápido possível para o ponto B, e encosta na base do cone. A distancia entre esses pontos é de 9,144m. Após tocar o cone do ponto B, o atleta corre de lado para o ponto C e toca o cone com a mão esquerda (esse deslocamento lateral deve ser feito sem cruzar os pés, rápido e olhando para frente), a distancia entre o ponto B e C é de 4,6m. Após tocar o cone C com a mão esquerda, o avaliado se desloca lateralmente o mais rápido possível para tocar o cone D com a mão direita. A distancia em C e D é de aproximadamente 9,2m. Após o atleta encostar a mão esquerda no cone do ponto D, o atleta se desloca lateralmente para o ponto B novamente encostando-se à base do cone com a mão esquerda. A distancia entre o ponto D e o B é de 4,2m. Após encostar a mão esquerda no cone do ponto B, o atleta corre de costas até o ponto A. Chegando ao cone do ponto A, o avaliador para o cronometro e marca o tempo final do teste. Devem-se realizar as duas tentativas e considerar a melhor, o intervalo entre elas deve ser por volta de 3 minutos.
7- Explique como o teste de corrida de vaivém ou de shuttle run (CHARRO ET al., 2010) deve ser realizado.
R: Para realizar o teste vai precisar de dois blocos de madeira (5cm x 5cm x 10cm): 1 cronometro e um espaço livre de obstáculo. O atleta coloca-se em afastamento em ântero-posterior das pernas, com o pé anterior o mais próximo possível da linha de saída. Através da voz de comando, o atleta inicia o teste, o atleta em ação simultâneo, corre a máxima velocidade até os blocos dispostos eqüidistantes da linha de saída a 9,14m de distancia. No mesmo instante da sua largada, deve ser acionado o cronometro. Chegando lá pega um dos blocos e retorna ao ponto de partida depositando esse bloco atrás da linha. Em seguida, sem interromper a corrida, vai à busca do segundo bloco, procedendo da mesma forma. Ao pegar ou deixar o bloco, o atleta terá que cumprir uma regra básica do teste, ou seja, transpor pelo menos um dos pés as linhas que limitam o espaço demarcado. O bloco não deve ser jogado, mais sim colocado ao solo, o cronometro é travado quando o atleta coloca o ultimo bloco no solo e ultrapassa com pelo menos um dos pés a linha final. 
8- Explique como o teste de corrida sinuosa (CHARRO ET al., 2010) deve ser realizado.
R: O avaliado deve correr em um percurso sinuoso, demarcado com cinco estacas, distantes 1,50m entre si, estando o primeiro distante 3m da linha de partida. Ao sinal sonoro do avaliador o cronometro deve ser imediatamente acionado para que avaliado inicie o teste. O avaliado deve fazer o percurso correndo em zigue-zague entre as estacas nos sentidos idas e volta o mais rápido possível, na linha de chegada o cronometro deve ser travado e anotado o tempo do avaliado, o teste deve ser feito duas vezes e o menor tempo do teste realizado será considerado como o resultado do teste. 
Referencia bibliográfica.
JOEL, G. B. Medidas e Avaliação da Atividade Motora. Batatais: Claretiano, 2014.

Continue navegando