Buscar

AD2 Teoria das Finanças Públicas Atividade 13

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – POLO UNIVERSITÁRIO DE PARACAMBI INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
Avaliação a Distância Período – 2017/1 ° Semestre
Atividade 13- Redação.
Ao longo do semestre, pode-se observar como funcionava a organização do Estado, desde seus primórdios até os dias atuais. As mudanças que ocorreram, as que deve ocorrer ainda, como o estado deve agir, mesmo que isso não ocorrar. Ou seja, a disciplina Teoria das Finanças Pública, teve o objetivo de nos apresentar a teoria de como funciona as área finaceira do setor público, para que assim, possa ver o que está sendo feito de maneira correta ou não, e se for o caso corrigir, para que todo o processo financeiro ocorrar de maneira eficiente. 
Logo em seu ínicio pode-se ver como funcionava e o que deu errado nas Teorias de Gramsci, Karl Marx, Keynes, Schumpter, Adam Smith, Weber e outros. E assim, pode se perceber que o Estado deveria intervir na economia, pois sem a intervenção do Estado, sempre que houvesse uma nova Teoria, ela poderia funcionar por um tempo, no entanto, depois passaria a obter alguns problemas. Então, a partir das Teorias desses filósofos, viu a necessidade o Estado intervir na economia e como uma boa educação pode mudar um futuro de um lugar. Pois é a através da educação, que aprende se o que é certo e o que é errado, como ocorrer cada coisa, como deve se agir sobre algo, e assim, aprender a lutar pelo interresse de todos. 
Dessa forma, iniciou se o processo de como essa intervenção deveria ser feita, para que não houvesse, uma crise na economia do Estado. Sendo assim, foi adotado várias metas, planos e Leis; pode se citar a Lei de Responsabilidade Fiscal por exemplo, que tinha a função de controlar o gasto do governo. Viu se também as funções que o Estado exerce, que são as funções distributivas, alocativa e estabilizadora. Portanto, pode se aprender suas definições e como devem ser aplicadas, podendo assim, nos torna capaz se estiver sendo feita de maneira errada. 
Para que essas Leis e funções sejam utilizadas, os gastos públicos devem ser autorizados pelo Poder Legislativo, através de um ato administrativo que é o Orçamento Público, seja do País, do Estado, ou do Munícipio, tudo que será realizado deve constar no orçamento público, para que dessa forma, problemas como o déficit e endividamento público seja, menos corrente. Sendo assim, o orçamento público, é dividido em três etapas que é, o PPA, a LDO e a LOA, para que dessa forma, os projetos de governo ocorra de acordo com a verba disponível de cada governo. Portanto, a importância do controle dos gastos públicos é essencial para manter o orçamento do governo. Foi abordado também sobre, assuntos atuais como a Reforma na Previdência, por exemplo. Para que dessa forma, possamos ficar atualizados sobre tudo que está ocorrendo no nosso futuro âmbito de trabalho. 
Portanto, pode se concluir, que a disciplina Teoria das Finanças Públicas é essencial, para a formação de um bom gestor público, pois ela nos deixa ciente de tudo que ocorreu para forma o sistema financeiro que temos hoje em dia, e tudo o que deve ser feito para torna cada vez mais eficiente, esse setor do governo. Sendo assim, foi apresentado tantos conceitos antigos como atuais, funções que devemos ver se estão sendo realizadas corretamente; para que assim, possamos ser capaz tanto de ver um erro ou agir corretamente, dependendo da área que vamos atuar. E nos torna, eficientes para trabalhar em qualquer órgão do setor público. 
Referências Bibliográficas:
SANSON. João Rogério. Teoria das Finanças Públicas. Estado e Economia; Os Setores Público e Privado; Tributo; Despesa; e Déficit Público e Dívida Pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC. UAB, 2011. 
Disponível em:< http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/81138/mod_resource/content/1/Material%20did%C3%A1tico%20do%20curso.pdf> Acesso em: 17 Mai. 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando