A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
pedagogia sociointeralista

Pré-visualização | Página 1 de 4

Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia a frase a seguir e complete as lacunas de acordo com a teoria vygotskyana estudada.
Vygotsky preocupou-se em estudar, em profundidade, o desenvolvimento das ____________, que envolvem ________ e que se caracterizam pela sua ________________e ___________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
 Funções psicológicas superiores/ o controle consciente do comportamento/ intencionalidade/ liberdade em relação ao aqui e ao agora.
	Respostas:
	a.
 Funções psicológicas complexas/ a ação do inconsciente sobre o comportamento/ impulsividade/ ênfase nos elementos atuais da realidade.
	
	b.
 Funções psicológicas superiores/ o controle consciente do comportamento/ intencionalidade/ liberdade em relação ao aqui e ao agora.
	
	c. 
 Funções psicológicas superiores/ o controle inconsciente do comportamento/ liberdade em relação ao presente. 
	
	d.
 Funções  psicológicas  superiores/ o controle mediado do comportamento/ objetividade/ liberdade em relação ao aqui e ao agora.
	
	e.
 Funções psicológicas mediadoras/ o controle consciente e inconsciente do comportamento/ intencionalidade/ liberdade em relação ao aqui e ao agora.
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: Vygotsky preocupou-se em estudar, em profundidade, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, que envolvem o controle consciente do comportamento e que se caracterizam pela sua intencionalidade e liberdade em relação ao aqui e ao agora.
Nesta frase, temos a base das ideias de Lev Vygotsky sobre o desenvolvimento psicológico humano, para este autor, as funções psicológicas superiores permitem ao homem agir com intencionalidade e ser livre para escolher e tomar decisões de maneira autônoma.
	
	
	
Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia a frase e responda a questão:
“As funções psicológicas especificamente humanas se originam nas relações do indivíduo e seu contexto cultural e social”.
 
A partir desta afirmação de Vygotsky, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
 A cultura é um sistema preexistente e imutável ao qual o indivíduo se submete.
	Respostas:
	a. 
 A cultura é um sistema que já está pronto quando o indivíduo nasce.
	
	b. 
 A cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa.
	
	c. 
 A cultura preexiste ao sujeito, mas ele, ao internalizá-la, age ativamente sobre a mesma.
	
	d. 
 A cultura é um sistema preexistente e imutável ao qual o indivíduo se submete.
	
	e. 
 A relação homem/mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: Está correto afirmar que a cultura é um sistema que já está pronto quando o sujeito nasce, tornando-se parte de sua natureza quando em relação com a ela. Dessa forma, embora a cultura já exista antes do sujeito nascer, quando entram em contato, ela passa a interferir em seu desenvolvimento psicológico. Portanto, a relação homem-mundo é mediada por sistemas simbólicos criados pela cultura na qual está inserido. Mas, da mesma forma, a cultura, embora preexistente, não é imutável, pois ao agir em seu meio, o homem pode transformá-la.
	
	
	
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia a situação abaixo e responda a questão:
Peter, de cinco anos, junto com a sua mãe costuma montar quebra-cabeças. Peter faz quase todo o trabalho; sua mãe, às vezes, encontra uma peça de que Peter necessita ou determina a posição correta de uma peça. Quando Peter tenta montar o mesmo quebra-cabeça sozinho, raramente consegue completá-lo.
 
Assinale a alternativa correta. O excerto acima exemplifica o conceito de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 Zona de desenvolvimento proximal.
 
	Respostas:
	a. 
 Inteligência prática.
	
	b. 
 Inteligência simbólica.
	
	c. 
 Nível de desenvolvimento real.
	
	d. 
 Pensamento sincrético.
	
	e. 
 Zona de desenvolvimento proximal.
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: A mãe de Peter, ao ajudá-lo, atua como mediadora na zona de desenvolvimento proximal do filho, possibilitando que o conhecimento de montar quebra-cabeças deixe de ser um conhecimento em nível de desenvolvimento potencial e passe a ser um conhecimento em nível de desenvolvimento real, ou seja, um conhecimento que é internalizado e, portanto, realizado pelo menino, sozinho e com autonomia.
	
	
	
Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia a situação e a seguir responda a questão:
Carlos tem 25 anos e frequenta a classe de Educação de Jovens e Adultos. Sua professora, Márcia, tem se preocupado com o seu rendimento escolar e pediu ajuda à psicóloga da Secretaria Municipal de Educação. Ela afirma que o aluno não faz as atividades como os demais alunos, que não sabe como lidar com esta situação, pois não sabe como ajudá-lo.
 
Em relação aos conceitos vygotskyanos, pode-se afirmar que:
I. A Profa. Márcia não deve incentivar Carlos com relação aos estudos, afinal, sua época de aprendizagem passou e o melhor é que ele se dedique ao trabalho.
II. A Profa. Márcia deve impedir os trabalhos em grupo, porque isso só irá incentivá-lo a copiar os colegas e essa dependência não é favorável ao conhecimento.
III. A Profa. Márcia deve propor atividades grupais, uma vez que isso irá auxiliar o desenvolvimento psicológico de Carlos.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
 III está correta.
 
	Respostas:
	a. 
 I, II, III estão corretas.
	
	b. 
 I e II estão corretas.
	
	c. 
 I e III estão corretas.
	
	d. 
 II e III estão corretas.
	
	e. 
 III está correta.
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: Em uma perspectiva vygotskyana, a Profa. Márcia deve propor atividades grupais, uma vez que isso irá auxiliar o desenvolvimento psicológico de Carlos, nessa teoria, o outro tem um papel fundamental no desenvolvimento psicológico. Tanto a Profa. como os colegas são os mediadores que atuando na ZDP de Carlos e irão favorecer a internalização dos conhecimentos que estão em nível potencial para nível real e, com isso, desenvolver as funções psicológicas superiores.
	
	
	
Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Leia a situação e responda a questão:
Uma criança de três anos está em seu quarto e quer pegar um brinquedo que está em uma prateleira, que ela não alcança. Então, começa a dizer: “Vou pegar uma banqueta, colocar embaixo da prateleira e subir para poder pegar meu brinquedo”.
Essa situação pode ser explica por Vygotsky como:
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
 Linguagem egocêntrica utilizada pela criança como ferramenta do pensamento, própria dessa etapa do desenvolvimento da linguagem.
 
	Respostas:
	a.
 Comportamento delirante da criança, de falar consigo mesma, devendo ser encaminhada a uma orientação psicológica.
	
	b. 
 Discurso socializado que a criança, por imitação, está reproduzindo a fim de internalizar a linguagem dos pais.
	
	c.
 Linguagem egocêntrica que a criança utiliza para minimizar a ansiedade que sente toda vez que se encontra em uma situação nova.
	
	d. 
 Discurso interiorizado da linguagem, próprio da criança nessa fase do desenvolvimento psicológico.
	
	e.
 Linguagem egocêntrica utilizada pela criança como ferramenta do pensamento, própria dessa etapa do desenvolvimento da linguagem.
 
	Feedback da resposta:
	Comentário: A criança está utilizando uma linguagem egocêntrica, não há intenção de se comunicar, mas fala em voz alta, consigo mesma, para poder pensar. Mais tarde irá utilizar o discurso internalizado (ou interior), a linguagem continua como ferramenta

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.