Buscar

Forum A Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Seja bem vindo(a) ao fórum de discussão A, que corresponde às aulas 1 a 5. O objetivo do fórum tem alcance de uma aprendizagem colaborativa. Os temas a serem discutidos deverão ser respondidos a partir da postagem do professor/tutor, criando assim uma sequência na discussão.
Inicie optando por um dos temas que considere ter experiência e conhecimento para contribuir na construção de conceitos e colaborar com o grupo participante. Atenção às intervenções do professor/tutor durante o processo.
Tema 1: J. Bleger teve a contribuição na Psicologia Institucional levando em conta que o Psicólogo deve analisar a Instituição como um todo, seja em qual for a Instituição (Escola, Hospital, entre outras) e o importante é o bem –estar (psico-higiene) das pessoas que lá trabalham.
Vamos imaginar a seguinte situação: Você é o Pedagogo que atua na Direção de uma Instituição de Ensino e vem percebendo que os profissionais que lá trabalham, principalmente os professores, estão se relacionando mal e isso está atrapalhando o bom andamento da Escola e refletindo nos alunos. Você resolve contratar um Consultor -Psicólogo para ajudar na resolução do problema. O Psicólogo faz um diagnóstico inicial e percebe que um dos problemas está na forma como você dirige a escola.
Diante desta situação e ouvindo isso do Psicólogo, como agiria?
Tema 2: O Pedagogo baseado na Psicologia Institucional tem objetivos tais como, entre outros:
•	Trazer para sala de aula trabalho interessante e que tenha sentido para os alunos;
•	Formar o aluno diferente do sistema tradicional sendo agora o aluno o centro;
•	Preparar o aluno para contestar o sistema social;
•	Buscar uma sociedade transformadora.
Partindo dessas questões, que ações você sugere que o Pedagogo possa ter para que esses objetivos sejam atingidos?
Tema 3: Martin – Baró diz que as pessoas incorporam psiquicamente a ideologia social, em forma de atitudes, como um conjunto de crenças sobre o mundo e que uma das Instituições, entre outras que funciona como catalisador é a escola. A autora Coimbra reforça a ideia de que os educadores são instrumentos importantes na transmissão da ideologia social dominante.
Diante disso como a escola poderia não deixar de seguir os valores de uma determinada sociedade, porém ao mesmo tempo formar cidadãos com ideias transformadoras?
Boa noite.
Optei pelo tema 3 para discussão.
Conforme sabido Martin Baró  diz que as pessoas incorporam psiquicamente a ideologia social, em formas de atitudes, como conjunto de crenças sobre o mundo e que uma das Instituições, entre outras que funciona como catalisador é a escola. Reforçando essa ideia Coimbra diz que os educadores são instrumentos importantes na transmissão da ideologia dominante.
Acredito que a função social da educação em nosso país é apenas de formar indivíduos sem capacidade crítica de transformação social. Somos ensinados a ter boas notas, mas na verdade o que deveríamos aprender de fato não nos é passado. Estudamos para ter um bom emprego, para ter a possibilidade de mobilidade social, para consumir... Daí  podemos perceber que a função verdadeira da escola (educação) de formar cidadãos capazes de ir contra a hegemonia dominante, críticos e capazes de transformar ou criar subsídios para a mudança que nos é negada. O estado como instituição cria mecanismos que controlam e cegam alguns de nossos educadores fazendo com que reproduzam essa mesma ideologia.
Para mudar qualquer realidade é necessário tomar partido de um lado, aqui a escola como função de educação e social deveria tomar partido da classe trabalhadora, a qual o instrumento da mudança seria romper com a hegemonia burguesa de educação.
Olá Vanessa, estamos no caminho... Vamos provocar para ficar mais claro!
Precisamos ver na teoria de Martin Baró onde estaríamos apoiadas para buscar as formas de modificar a atitude da escola. Podemos tomar partido de maneira pessoal na escola que temos hoje? Será que formando a capacidade crítica, não atingiríamos esses objetivos? o que temos de orientação em Martin Baró?!
Boa tarde.
Apesar de a Escola ser uma instituição fortemente articulada com o Estado está deveria representar os interesses da classe que necessita do ensino público. Sendo a escola uma instituição fundamental para a formação da cidadania deveria ser caracterizada pela pluralidade ideológica, em conjunto com sindicatos, meios de comunicação, partidos políticos e até da igreja, assim teria o papel fundamental no desenvolvimento do processo social mais amplo e com ideias transformadoras.
Acredito que não podemos tomar partido de maneira pessoal na escola pois existe um planejamento, currículos e programas escolares que deve estar de acordo com as características e necessidades da população atendida.
Para ser capaz de formar indivíduos críticos é necessário que nossos profissionais também o sejam, importante também é assegurar o desenvolvimento das competências lógica, linguística e moral, e essencial que se assegure a permanência das crianças durante os anos básicos escolares, e que os enfrentamentos dos fatores extraescolares depende da superação dos principais problemas socioeconômico que afetam a populaçao.
Reflexão importante Vanessa, mas nos estudos tente articular com o específico da nossa disciplina...
A psicologia institucional ajuda numa leitura mais ampla da realidade. A educação formal acontece numa instituição e isso precisa sempre ser considerado. Os conflitos estão presentes e não se trata de ignorá-los, transforma-los em situação de aprendizagem. O psicólogo institucional tem como objetivo estudar os fenômenos humanos que se dão em relação a estrutura, a dinâmica e os objetivos da instituição. ?
Está fazendo seu avaliando o aprendizado? rs

Outros materiais