Buscar

3ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM GEOGRAFIA EAD ESTÁCIO DE SÁ 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
GEOGRAFIA EAD 
 ESTÁCIO – 2018 
1ª. De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (2008), o estudo do desenvolvimento humano seria uma condição para tentar responder o porquê das condutas do bebê, da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e dos idosos, pois é um processo contínuo e ininterrupto em que os aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam. Marque a alternativa abaixo referente, as duas principais estruturas observadas na psicologia do desenvolvimento.
R= Desenvolvimento Orgânico e Crescimento Cefálico.
	
2ª. São proposições teóricas de Eric Erikson: I) Durante o ciclo vital, cada indivíduo passa por uma série de períodos desenvolvimentais distintos (estágios) no qual há uma tarefa específica a enfrentar; II) Os períodos desenvolvimentais são parcialmente definidos pela sociedade na qual a pessoa cresce; III) Qualquer tarefa desenvolvimental que não é completada com sucesso deixa um resíduo que interfere na tarefa posterior Estão corretas as afirmativas:
R= I, II e III estão corretas.
	
	
3ª. Ensinar para Vygotsky significa:
R= Mediar o conhecimento, a partir do potencial da criança.
4ª. Segundo Skinner, o que propicia a aprendizagem dos comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito resultante, no sentido de satisfazer-lhe alguma necessidade, ou seja, a relação que se estabelece entre ação e seu efeito. Essa conceituação diz respeito à (ao):
R= Condicionamento operante.
5ª. Considerando a aprendizagem significativa de Ausubel, a professora de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem usou de algumas estratégias desse autor para planejar a sua aula, a saber:
I) pouco importa se o aluno tenha o interesse por aprender, ele pode apenas memorizar o material de forma arbitrária.
II) que ocorra a conexão ou a vinculação do que o aluno sabe com os conhecimentos novos.
III) que o material a ser aprendido seja potencialmente significativo.
IV) que o professor seja um estimulador e não centralizador do conhecimento.
Considerando as afirmativas acima, quais estão corretas:
R= II, III e IV.
	
6ª. Há muitas formas de aprender. Os cognitivistas concebem a aprendizagem como uma modificação na estrutura cognitiva do aprendiz. Assinale uma importante característica da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel.
R= Quando a concepção acadêmica é ligada à concepção prévia do conhecimento do aluno e há uma reorganização do conhecimento, podemos dizer que a aprendizagem foi significativa.
	
7ª. Todo professor precisa conhecer sobre o TDAH para mediar à aprendizagem de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades acadêmicas e comportamentos inadequados na escola. A seletividade aos estímulos relevantes é condição necessária para a ocorrência da aprendizagem em geral e, em especial, as escolares. Estamos falando de qual processo psicológico?
R= Atenção.
8ª. Segundo Noam Chomsky, o dispositivo de aquisição da linguagem necessita da seguinte condição para ser detonado:
R= Exposição aos dados da língua da criança em seu contexto.
9ª. A creche Lagunas, está em processo de planejamento e formação do seu berçário. Para tanto, vem estudando as características das crianças na faixa etária de 4 a 18 meses de idade para saber quais seriam os melhores elementos para composição desse espaço e dessa proposta pedagógica. Marque uma importante característica do desenvolvimento cognitivo desse bebê.
R= Aquisição da fala.
	
10ª. De acordo com a perspectiva construtivista, o desenvolvimento cognitivo da criança está ligado à interação social e aos afetos, desde o nascimento até a vida adulta. Considerando a afirmação acima, pode-se concluir que
R= O desenvolvimento cognitivo segue junto com o desenvolvimento social e afetivo, em relações de correspondência ou alternância.

Outros materiais