Buscar

PROVA ELETRONICA 4 1



Continue navegando


Prévia do material em texto

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA
	 
	
		1.
		.Na Grécia tínhamos um conceito de cidadão moldado em exercícios e meditações, sendo um corpo glorificado e de interesse de estado. Não se tratava apenas de narcisismo, uma paixão desmedida por si mesmo. O corpo era instrumento de combate, tinham a natureza como obstáculo, novas conquistas, sendo a vida um dom a ser mantido. De acordo com Platão o espírito ou a alma eram intelectivos (racional) e superiores, já o corpo era irracional, sensível e inferior. Mostrava que era de suma importância fazer exercícios físicos, acreditando que a fraqueza física era um empecilho a vida superior do espirito. (GALLO, 1997) .Segundo ele, o corpo era dividido em 3 partes:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	A imaginação pertence a cabeça, a atenção aos olhos e a força aos braços
	
	
	 A ideia pertencente a cabeça, a força nas mãos e o desejo no peito
	
	
	A razão pertence a cabeça, a vontade ao peito e o desejo ao baixo-ventre.
	
	
	A ideia pertence a cabeça, a força ao peito e a vontade nos membros inferiores
	
	
	O conhecimento na cabeça, a razão no peito e a força no baixo-ventre
Livro cap. 1 pag 13
E no plantão a professora disse que está certa
	
		2.
		1.( ENADE 2011)Avalie as seguintes asserções. Na atualidade, recomenda-se ao professor de educação física problematizar a hegemonia do esporte na escola como único conteúdo da Educação Física, no intuito de reconfigurar essa tradição bastante cristalizada e valorizar outras manifestações corporais. Observa-se que as décadas de 1960 a 1980 foram decisivas nesse processo de esportivização, pois a situação política mundial (Guerra Fria) propiciou as condições para o engendramento de políticas governamentais vinculadas ao sistema esportivo, então já fortemente estruturado em escala mundial. A cultura da Educação Física passa a ser a cultura esportiva, sendo introduzido nas escolas o cultivo do esporte fortemente influenciado pelo modelo olímpico. PORQUE O esporte, no início do século XX, no Brasil, passou a ser considerado um indicador de modernização e crescimento das cidades (e das nações) e uma prática cultural, tendo assim, presença marcante na vida nacional. Esses elementos fizeram com que fosse mais contemplado na Educação Física e, portanto, na escola. À medida que o esporte foi se afirmando como grande fenômeno social, principalmente relacionado aos aspectos políticos e econômicos, ele se tornou manifestação hegemônica na própria escola e passou a ser entendido como o conteúdo mais emblemático da Educação Física, sendo mais valorizado em relação às outras manifestações da cultura corporal. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda é uma justificativa da primeira.
	
	
	 Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições falsas.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	
	 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa da primeira
Site ebooks.pucrs.br enade comentado http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0420-0.pdf Questão 16
	
		3.
		
Disponível em http://www.cinecompipoca.com.br/tempos-modernos-1936/(15/02/17)
Observando a imagem acima:
Um verdadeiro clássico, um épico da história do cinema. Chaplin nos conduz nesse longa, a uma reflexão sobre a forma com que o ser humano é tratado no período pós revolução, onde a produção e os lucros, são mais importantes que o indivíduo. Nesse contexto o corpo era considerado:
 
		Quest.: 3
	
	
	
	
	O corpo era valorizado para a força de trabalho, apesar do lucro ser primordial nesse período traduzindo o verdadeiro valor social que era a força muscular
	
	
	Os movimentos repetitivos aprimoravam a musculatura e facilitava o trabalho em grande escala. Assim o trabalho repetitivo e pensante era o essencial nesse período
	
	
	 Havia aqui uma preocupação de restringir os movimentos corporais, resultante de uma disciplina corpórea. Tínhamos uma perspectiva de ganho econômico através dos corpos dos trabalhadores, promovendo o esgotamento máximo da força do trabalhador, um modelo que reproduza trabalhadores sem nenhuma resistência político social.
	
	
	Havia aqui a preocupação de produção, sem restringir os movimentos corporais, utilizando a capacidade do trabalhador ao máximo e fortalecendo seu corpo
	
	
	Nesse período o importante era o trabalhador reflexivo de suas capacidades e empenhado em praticar esportes para melhorar seu desempenho
	 
E no plantão a professora disse que está certa
Passeidireto.com
	  CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	 
	
		4.
		 
"A linguagem é nossa via de acesso ao mundo e ao pensamento, ela nos envolve e nos habita, assim como a envolvemos e a habitamos. Ter experiência da linguagem é ter uma experiência espantosa: emitimos e ouvimos sons, escrevemos e lemos letras, mas, sem que saibamos como, experimentamos e compreendemos sentidos, significados, significações, emoções, desejos, idéias. [...]."
CHAUÍ, M. A linguagem. In:. Convite à filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 155
O texto acima apresenta uma concepção de Linguagem. Assinale a alternativa que corresponde a essa concepção de Linguagem:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Sistema de transmissão de informações cuja função primordial  é  a de estabelecer comunicação, independe dos significados atribuídos às palavras para que a comunicação se efetive.
	
	
	Capacidade inata e universal, que faz parte da herança genética do ser humano e permite a ele reconhecer e produzir um número infinito de sentenças gramaticais atribuindo-lhes, respectivamente, uma interpretação semântica e uma interpretação fonológica.
	
	
	Instrumento de comunicação, cuja principal função é a transmissão de informações. É colocado em relevo o circuito da comunicação: um emissor transmite a um receptor, através de um canal, uma informação colocada em código.
	
	
	Forma ou lugar de ação ou interação. Os interlocutores são sujeitos que ocupam determinados lugares sociais num dado contexto sócio histórico e em diferentes situações comunicativas, não só traduzindo e externando pensamentos e sentimentos, transmitindo informações, mas principalmente atuando uns sobre os outros através da linguagem.
	
	
	O processo de comunicação, que se concretiza independente do contexto sócio histórico, bem como não considera as diferentes experiências e os diferentes usos da Língua.
https://brainly.com.br/tarefa/7623602
	
		5.
		Assinale a opção incorreta acerca dos conceitos de gramática.
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Gramáticas descritivas são concebidas como um conjunto de regras utilizadas pelos falantes na construção real de enunciados. 
	
	
	O conceito de gramática internalizada pressupõe o saber lingüístico que o falante de uma língua desenvolve 
	
	
	Gramáticas reflexivas descrevem o funcionamento da Língua.
	
	
	a gramática reflexiva é um trabalho sobre recursos linguísticos que o aluno ainda não domina, para levá-lo à aquisição de novas habilidades linguísticas, realizando assim um ensino produtivo e não apenas uma descrição.
	
	
	A Gramáticas normativas caracterizam-se por apresentar um conjunto sistemático de normas que determinam o falar e o escrever corretamente. 
https://www.passeidireto.com/arquivo/11045663/lingua-portuguesa---compreensao-e-interpretacao-de-textos---adriano-alves---2014/5
		6.
		  Ferdinand de Saussure (1857-1913) é considerado o pai da linguística moderna. Saussure privilegia o caráter formal e estrutural do fenômeno linguístico, definindoa língua por oposição à fala. Para ele, a língua:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	se constitui a partir de um conjunto de signos que se organizam através de regras estruturadas a partir das relações de uso.
	
	
	se constitui a partir de um conjunto de elementos que se organizam através de regras estruturadas a partir de suas relações internas.
	
	
	se desenvolve em função do contato com o contexto linguístico no qual o sujeito está inserido
	
	
	tem uma possibilidade infinita de combinações e organizações que estão intrinsicamente, relacionadas com a criatividade dos indivíduos.
	
	
	Compreendida como uma unidade autônoma que se constitui enquanto resposta a estímulos dados pelo ambiente.
Aula 2 Slide 7
	 
	  CONTEÚDO. METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DA ARTE
	 
	
		7.
		Segundo Brasil (1998), a arte
		Quest.: 7
	
	
	
	
	é um conhecimento que permite o isolamento das pessoas, mesmo entre as culturas próximas
	
	
	é um conhecimento que permite a aproximação entre indivíduos, mesmo os de culturas distintas
	
	
	é um conhecimento que permite a aproximação entre alguns indivíduos, mesmo os de culturas distintas
	
	
	é um conhecimento que permite a aproximação entre os indivíduos excluídos, marginalizados e discriminados.
	
	
	é um conhecimento que permite o distanciamento entre as pessoas, mesmo entre as culturas próximas
Livro Capitulo 4 Pag 63
	
		8.
		Em 1988, foi apresentada ao Congresso um documento que cita as artes cinco vezes no que se diz respeito à proteção de obras de arte, identidade nacional e liberdade de expressão. Já na seção sobre educação, artigo 206, parágrafo II, o documento determina que ¿o ensino tomará lugar sobre os seguintes princípios [...]. II ¿ liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, arte e saber¿ (p.99). Estamos falando de qual documento?
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Constituição da República Federativa do Brasil
	
	
	Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental
	
	
	Estatuto da Criança e do Adolescente
	
	
	Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
	
	
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN nº 9.394/96
	 
	  PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
	 
	
		9.
		Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas abaixo que explicam o problema da forma como a pesquisa e o discurso do professor-pesquisador tem sido apresentado nos documentos oficiais brasileiros, de acordo com Silva (2010):
( ) o fato de que com frequência há um esvaziamento do sentido original dos conceitos. Um exemplo é o perfil do licenciando em Pedagogia, em que o texto das Diretrizes Curriculares Nacionais prevê que o egresso deverá estar apto a ¿estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação a instâncias competentes¿;
( ) nessa ¿recontextualização¿, o entendimento de prática investigativa pressupõe um processo de produção contínuo dos conhecimentos, e uma certa subordinação dos níveis mais aplicados e próximos da prática aos níveis mais abstratos de produção de conhecimento 
( ) no discurso oficial predomina o docente ¿executor¿ das determinações legais e submetido às instâncias superiores do sistema educacional.
( ) o modo e as circunstâncias em que a noção de pesquisa foi incorporada às Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia atribui a ela um caráter essencial.
		Quest.: 9
	
	
	
	
	V, V, V, F;
	
	
	V, F, V, F;
	
	
	V, V, F, V;
	
	
	V, F, F, V.
	
	
	F, V, V, V;
	
		10.
		Sobre os objetivos do Pibid I - Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério; II - Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica e inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; III- incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Somente II, III;
	
	
	Todas estão incorretas.
	
	
	I, II, III;
	
	
	Somente I, III;
	
	
	Somente I e II;
CAP 1 Pag 10