Buscar

Psicofisiologia Av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0151_AV2_201307320759 » PSICOFISIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	DANIELE PEDROSA MONTEIRO
	Turma: 
	Nota da Prova:  Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.:        Data: 
	
	 1a Questão (Ref.: 201307582618)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A maior parte dos contraceptivos orais atua inibindo a secreção de dois hormônios hipofisários, o que impede a oocitação (ovulação) e, desta forma, visa impedir o desenvolvimento de uma gravidez indesejada. Assinale a alternativa que cita corretamente esses dois hormônios:
		
	
	GH e TSH
	
	Estrogênio e progesterona.
	
	ACTH e ADH
	
	Prolactina e ocitocina.
	 
	FSH e LH
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307391931)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia com atenção a seguinte definição: relacionado com a capacidade de armazenar, por tempo variável (de segundos a anos), aqueles aspectos importantes que foram selecionados. Podemos afirmar que ela explica qual dos termos abaixo?
		
	 
	Consolidação
	
	Seleção
	
	Evocação
	
	Aquisição
	 
	Retenção
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307391669)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo. Come se chamam essas reservas?
		
	
	Anabolismo e catabolismo
	 
	Glicogênio e triglicerídeos
	
	Glicogênio e ácidos graxos
	
	Ácidos graxos e corpos cetônicos
	
	Corpos cetônicos e triglicerídeos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307586208)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Não é por causa da internet ou da vida moderna: mesmo na natureza há mais informações ao nosso redor do que conseguimos assimilar. Na prática, nosso comportamento é guiado a cada instante por uma coisa só: um alvo só, sobre o qual os esforços de processamento cognitivo se concentram. Esse alvo da vez é o foco da atenção, e a atenção é o processo que permite que tudo o que diz respeito a esse alvo seja detectado e processado mais rapidamente e com mais fidelidade, às custas do processamento de tudo o que está ao redor. Como resultado, a atenção facilita o processamento do que está em seu foco, enquanto reduz o processamento dos distratores (ou seja, de tudo o que não está no foco da atenção). Com base no processo da atenção é correto destacar que:
		
	
	Nossa atenção é selecionada por nossa ponte, que pode pré-programar o sistema para procurar alvos que atendam nossos desejos.
	 
	Nossa atenção é selecionada por nosso cérebro, que pode pré-programar o sistema para procurar alvos que atendam nossos desejos.
	
	Nossa atenção é selecionada por nosso bulbo, que pode pré-programar o sistema para procurar alvos que atendam nossos desejos.
	
	Nossa atenção é selecionada por nosso cerebelo, que pode pré-programar o sistema para procurar alvos que atendam nossos desejos.
	
	Nossa atenção é selecionada por nosso mesencéfalo, que pode pré-programar o sistema para procurar alvos que atendam nossos desejos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307580198)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando seus estudos sobre os neurormônios e hormônios, hipotalâmicos e hipofisários, analise as opções abaixo e assinale aquela em que só encontramos neurormônios hipotalâmicos listados:
		
	
	TSH e GH
	
	Glucagon e insulina.
	
	ACTH e Prolactina.
	
	FSH e LH
	 
	Ocitocina e ADH.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307428721)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na face medial de cada hemisfério cerebral, observa-se um anel cortical contínuo, filogeneticamente antigo, que foi denonimado por Broca de lobo límbico. Sendo posteriormente pesquisado por J. Papez foi descoberta a íntima associação do lobo límbico com os mecanismos da emoção. Papez propôs que um conjunto de estruturas, hoje conhecidas como circuito de papez, participariam não só do processo subjetivo da emoção mas também de suas expressões. Identifique as estruturas que compõem o circuito de Papez:
		
	
	bulbo, ponte, mesencéfalo, cerebelo e ventrículos laterais
	
	hipotálamo, epitálamo, córtex cerebral e cerebelar.
	 
	corpo caloso, núcleos subcorticais, córtex pré frontal e córtex ocipital
	
	medula espinhal, bulbo, ponte, mesencéfalo, cerebelo
	 
	giro do cíngulo, giro parahipocampal, hipocampo, tálamo e hipotálamo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307925185)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sabemos que as desordens de pensamento e afeto levam a perda da lógica de fluxo de pensamento, pobreza da fala, labilidade emocional, alienação do mundo e da própria doença. Em pacientes com transtornos mentais a habilidade de pensar pode ficar gravemente comprometida. Considerando seus estudos sobre as bases biológicas dos transtornos mentais é correto afirmar que:
		
	
	As alucinações são definidas como uma sensação de perseguição, de superioridade em relação às outras pessoas ou mesmo de que seus pensamentos estão sendo controlados por forças exteriores ao corpo.
	
	A partir do esclarecimento dos processos mentais normais fica mais fácil compreender uma série de desordens mentais. Dai a eficiência observada no tratamento e cura das desordens mentais do pensamento.
	
	Na esquizofrenia são comuns as alucinações e os delírios. Atualmente, com os conhecimentos da neurobiologia desta patologia, o tratamento dos sintomas é muito eficaz e a cura ocorre na maior parte dos casos.
	
	Nos delírios a pessoa passa a se relacionar de modo diverso com o meio exterior. Independente de sua vontade imagens mentais são produzidas espontaneamente e comumente elas escutam vozes comentando seus atos.
	 
	Esses problemas, como a perda da lógica de fluxo do pensamento, são observados em psicoses, que podem ser classificadas em linhas gerais em orgânicas (passível de identificação) ou idiopáticas (causa indefinida).
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307526488)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Os atos promovidos pelas nossas motivações são definidos por Lent, 2004 como comportamentos motivados. Ofereça exemplos de comportamentos motivados complexos.
		
	
Resposta: Comportamentos motivacionais complexos é a nossa capacidade de querer crescer em algo exemplo de motivação complexa é a nosa vontade de querer estudar, aprender a dirigir, aprender uma nova língua e entre outras coisas.
	
Gabarito: Os comportamentos motivados complexos se relacionam com os impulsos subjetivos: estudar, trabalhar etc.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307387709)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Macaco Tião trabalha em um circo e é muito inteligente. Aprendeu a fazer números engraçados e sabe distinguir letras de números. Ele se comunica com seu treinador por linguagem de sinais. Todos no circo adoram Tião e acham ele muito esperto. Seu treinador afirma que os animais desse porte possuem as mesmas habilidades de pensamento que o ser humano. A) Conteste a afirmativa do treinador de Tião, conceituando os objetos mentais humanos. B) Defina onde é representado o substrato anatômico das funções superiores como o pensamento e a linguagem
		
	
Resposta: Tião por mais que seja um primata e possua o cérebro até a camada do córtex, ele não possui pensamentos, são insitintos que o que faz aprender. E é através do estímulo resposta. Linguagem todos nos possuímos. Nós humanos podemos pensar e dá signiicado a alguma coisa que nos beneficiou ou que nos fez aprender. Pensamento não possui uma área específica no cérebro, é algo abstrato, porém linguagem fica localizada na área de Wernick.
	
Gabarito: A) Contesto a afirmativa do treinador de Tião, pois os animais não possuem as mesmas habilidades de pensamento que o ser humano. Nossos objetos mentais necessitam da ativação de extensas áreas cerebrais: as informações básicas são armazenadas em áreas primáriasdo cérebro. B) O substrato anatômico das funções superiores (como o pensamento e a linguagem) é representado pelo córtex associativo, formado pelo córtex pré-frontal, pelo córtex límbico e pelo córtex parietotemporoccipital de nosso cérebro. Essas áreas possuem tamanho máximo na espécie humana, sendo significativamente menor até mesmo em primatas, que são animais com uma configuração genética bem semelhante à de nossa espécie.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307397934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as três colocações a seguir sobre a hiperalgesia: a) Um limiar reduzido para a dor. b) Intensidade aumentada do estímulo doloroso e c) Dor espontânea. Podemos afirmar que a opção que representa elementos capazes de induzir a hiperalgesia é:
		
	
	Apenas b).
	
	Apenas a).
	 
	a), b) e c).
	
	Apenas c).
	
	Apenas a) e c)

Outros materiais