Buscar

habeas corpus liberatório semana 8

Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO...
 NOME, nacionalidade, estado civil, advogado, inscrito na OAB sob o número, com endereço profissional na Rua..., com procuração em anexo, vem perante o Egrégio Tribunal com fundamento no artigo 5º, LXVIII da CRFB/88 e artigo 647 do CPP, impetrar
HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR
em favor de MICHAEL DA SILVA, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do RG número, inscrito no CPF sob o número, residente e domiciliado na Rua..., contra ato ilegal praticado pelo juízo da 22ª Vara Criminal da Capital pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
I - DOS FATOS
II - DO PEDIDO DE LIMINAR
A prisão em flagrante ora questionada não observou a presença do periculum libertatis, sendo a manutenção de sua custódia revestidade de caráter de ilegalidade, não sendo verificado nenhum dos pressupostos da prisão cautelar, previstos no artigo 312 do CPP. Logo, se faz necessário, a revogação da referida prisão preventiva.
III - DO DIREITO
Conforme se pode verificar, o ilustre juízo fundamentou sua decisão baseado na gravidade em abstrato do crime objeto do auto de prisão em flagrante. Porém, a opinião do julgador sobre a gravidade em abstrato não constitui motivação idônea a ensejar a prisão cautelar, conforme dispõe a Súmula 718 do STF.
Vale ressaltar que não se revela a necessidade da custódia cautelar como conveniência da instrução criminal para efetiva prestação jurisdicional. Ressalte-se, ainda, que não fundamenta a garantia da ordem pública, da ordem econômica ou da aplicação da lei penal, devendo-se considerar, ainda, que o paciente apresenta bons antecedentes e primariedade.
Por possuir bons antecedentes, a pena base será, provavelmente, computada no mínimo legal. Uma vez que o crime não fora praticado com violência ou grave ameaça, caberá a substituição da pena restritiva de liberdade por pena restritiva de direitos. Portanto, a manutenção da prisão cautelar fere o princípio da homogeneidade das prisões.
IV - DO PEDIDO
Diante do exposto, requer o acolhimento do pedido de liminar da liberdade provisória e, no mérito, a concessão do habeas corpus com espedição do respectivo alvará de soltura.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local e Data
Advogado/OAB
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local e data.
Advogado/OAB

Continue navegando