Buscar

PROVA I FLEX DE MARKETING - 25/04/2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação I - Objetiva - Flex
Marketing - 25/04/2018
1-A empresa TK, localizada em um grande centro, possui em seu mix de produtos de diversas cores para ternos masculinos de alto padrão. Considerando a necessidade de analisar as variáveis do marketing a empresa colocou em prática o modelo dos (4 As: análise, ativação, adaptação e avaliação). Ao utilizar este modelo, é possível estudar questões fundamentais das estratégias de propaganda para serem colocadas em prática de acordo com seu público-alvo. Este tipo de estratégia está inserido em qual etapa do modelo?
( ) Adaptação.
( ) Análise.
( X ) Ativação.
( ) Avaliação.
2-Para que seja possível definir estratégias de crescimento de um produto ou serviço, as organizações necessitam compreender, antes de tudo, em qual estágio seu produto ou serviço se encontra. Afinal, ele está bem ou mal no mercado? Para auxiliar nesta identificação, os profissionais de marketing podem utilizar a ferramenta Matriz BCG. Sobre as classificações existentes nessa matriz, analise as sentenças a seguir:
I- Em "Oportunidade", o produto ainda está com um mercado em baixa, mas com alta taxa de crescimento. CORRETA
II- Em "Geradora de Caixa", o produto já é bem-sucedido, porém não é certo que gere receitas positivas para a organização. ERRADA
III- Em "Estrelas", o produto é o carro forte da empresa, gerando lucro devido ao número de vendas e tempo no mercado. ERRADA
IV- Em "Abacaxis", o produto está com baixa participação de mercado, baixo crescimento e gera pouco lucro ou prejuízo para a organização. CORRETA
3-Uma das funções do marketing é estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes, possibilitando o alcance da lealdade do consumidor com seus produtos ou serviços. Para isso, é fundamental conhecer o mercado em que se pretende atuar. Sobre mercado, no contexto do marketing, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Mercado é representado por um grupo de consumidores potenciais que possuem desejos específicos ou uma necessidade.
( ) O tamanho de um mercado independe da quantidade de pessoas interessadas na troca dos produtos ou serviços.
( ) O conceito principal de mercado para uma organização é definido pelo local onde os produtos e serviços são vendidos.
( ) A definição de um mercado por uma organização, geralmente, é específica, focando em negócios pequenos e locais.
4-A análise SWOT é uma ferramenta importante para que os gestores das mais diversas áreas da organização obtenham uma visão crítica dos ambientes tanto internos como externos, auxiliando no cumprimento da missão da empresa. Sobre essa análise, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Crescimento de mercados específicos pode ser considerado uma oportunidade.
( ) Os pontos fortes e fracos representam as questões externas que não são de controle da empresa.
( ) As oportunidades e as ameaças representam questões internas que são de controle da empresa.
( ) Linha de produtos fraca pode ser considerada uma ameaça.
5-As empresas necessitam definir estratégias de marketing para conseguir alcançar determinados objetivos, com o aumento de participação no mercado, aumento de vendas, aumento de conhecimento da marca etc. Sobre as estratégias de marketing, classifique V ou F:
( V ) Como um dos objetivos, é possível citar a busca pela satisfação do consumidor.
( F ) Os maiores esforços das estratégias de marketing são dirigidos para campanhas publicitárias.
( V ) As estratégias são definidas de acordo com o monitoramento do mercado, identificando necessidades e desejos dos consumidores.
6-Os benefícios entregues pelos produtos são diferentes de acordo com o valor que se é dado pelo consumidor. Um consumidor de Starbucks por exemplo, não busca somente o café que está bebendo, mas outros atributos que a marca oferece. Esses atributos categorizam os produtos em níveis diferentes. Sobre essas classificações, classifique V ou F:
( F ) Produto ampliado é representando por produtos únicos, ou seja, que tenham um diferencial aos demais concorrentes.
( F ) Produto básico existe quando os consumidores recebem algo a mais do que aos benefícios iniciais.
( F ) Produto diferencial representa o mínimo que o consumidor espera de uma oferta.
7-O processo de compra de um produto depende de várias etapas específicas, que representam momentos em que o consumidor passa ou passará até após a realização da compra. Sobre esse processo, classifique V ou F:
( V ) A primeira etapa é a necessidade, que representa a identificação de uma necessidade de um produto ou serviço para resolver um problema existente.
( V ) A informação é a segunda etapa, em que o consumidor busca informações sobre o produto ou serviço desejado.
( V ) A avaliação é a terceira etapa, em que o consumidor avalia todas as informações obtidas sobre os produtos ou serviços necessários.
( F ) A decisão é a quarta e última etapa, em que o consumidor efetua a compra com base nas informações avaliadas.
8-Quando a economia está aquém do mercado, muitos problemas ocorrem, possivelmente afetando o crescimento das organizações. As empresas devem estar preparadas para se adaptar às mudanças geradas tanto pelas forças externas como pelas forças internas. O macroambiente e o microambiente apresentam muitos sinais para que as organizações efetuem imediatamente mudanças para que não ocorram quebras e falências. Considerando o ambiente de marketing, classifique V ou F:
( F ) Macroambiente são forças às empresas que afetam sua capacidade de atender seus consumidores.
( V ) São exemplos de microambiente: públicos, concorrentes e clientes.
( F ) Microambiente são as forças externas maiores que afetam o macroambiente.
( V ) São exemplos de macroambiente: fatores econômicos, fatores socioculturais e fatores demográficos.
9-Definir as estratégias de marketing é fundamental para atender os objetivos estratégicos, como “Gerar lucros de 10% nos próximos 12 meses” e ‘Conseguir 20% de participação no mercado até 2010”. Assim, é definida uma série de ações que possam gerar resultados positivos. Sobre as estratégicas de marketing, analise as sentenças a seguir:
I-Uma estratégia der sucesso realizada por uma organização certamente dará certo para outra organização, independente de a personalidade ou produto serem diferentes. ERRADA
II-Estratégias de marketing podem envolver todos os colaboradores de uma organização, independente do nível hierárquico. CORRETA
III-A informação é fundamental para a definição de estratégias de marketing em um organização. CORRETA
10-Tão importante quanto saber definir estratégias é saber identificar o objetivo de determinado negócio. Se uma empresa conhece bem seus problemas e seus objetivos, saberá definir as melhores estratégias para resolver seu problema. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) "Atrair novos consumidores dos seus concorrentes" pode ser considerada uma estratégia de penetração de mercado.
( V ) "Buscar outros canais de distribuição além dos seus mercados atuais" pode ser considerada uma estratégia de desenvolvimento de mercado.
( V ) "Criar novos portfólios, diversificando os produtos" pode ser considerada uma estratégia de desenvolvimento do produto.

Outros materiais